Aprenda como aumentar a produtividade nos estudos para concursos


Tudo o que alguém que vai fazer concursos quer é tempo. Tempo para estudar o que deve ser estudado, tempo para se preparar para o grande dia e tempo para poder responder a prova sem nervosismo e com tranquilidade. Mas, nem tudo isso pode ser obtido.

A boa notícia é que apesar do cronograma ser apertado e durante a prova não haver a possibilidade de você parar para meditar, rezar ou apenas fechar os olhos e respirar fundo, você pode sim estudar de uma maneira produtiva, eficiente e que valha a pena. Saiba como.

Desconectar-se do mundo para aumentar a produtividade

Quer saber de algo que drena toda a sua produtividade e capacidade de engajamento? Podemos te fazer uma lista. Os novos smartphones, que estão conectados a tudo ao mesmo tempo e ficam a todo o momento emitindo notificações de redes sociais, de WhatsApp, de e-mail chegando. Enfim, você sempre fica parando o que está fazendo para ver a nova mensagem que chegou no seu celular.

E já que falamos em redes sociais, o que dizer do Facebook? É uma ótima ferramenta social e também de marketing, mas não dá para viver conectado 24 horas por dia, senão você não vai viver. E nem irá poder estudar bem para o concurso e assim o seu sonho de estabilidade financeira só vai ser adiado até um ponto em que não vai dar mais para ser realizado.

Então, a nossa primeira dica é que você se desconecte do mundo enquanto estiver estudando. E saiba que todas as pessoas do mundo que usam a internet pensam que se elas ficarem algumas horinhas sem checar o e-mail, sem acessar seu perfil no Facebook ou sem atender ligações e responder mensagens pelo celular, alguma tragédia vai acontecer. Nada vai acontecer. É o que as pessoas descobrem quando passam algum tempo sem checar nada disso.

Você não precisa desse imediatismo, de ser avisado no mesmo instante que cada coisa acontece. Lembre-se de que a sua mente precisa guardar espaço para o conteúdo que há para ser estudado. Então, dê uma pausa nisso tudo. Coloque o seu celular no modo silencioso e em outro cômodo diferente. Desligue a internet, pegue seus livros e pronto!

E como descobrir os concursos públicos abertos sem ficar a toda hora acessando vários blog e sites especializados? Acesse o buscador da Enter Concursos para descobrir uma lista de concursos públicos com inscrições abertas e utilizar filtros de buscas por cargos, cidades, órgãos públicos e entre outros. Para você ainda ficar mais tranquilo, cadastre-se e receba emails com os novos resultados de sua busca.

E se você tiver que estudar pela internet? Prefira fazer tudo no mundo físico mesmo. Se possível, compre livros para concursos ou imprima o que você achar relevante na internet. É melhor prevenir do que se auto-sabotar.

Cronograma de estudos

Isso é muito importante. Se você tiver um cronograma, com certeza estará com cada horário de estudo programado para ser eficiente. Mas para isso acontecer, você deverá saber montar um cronograma. A maioria das pessoas que fazem concursos deixam seus empregos para poder focar estritamente nos estudos do conteúdo da prova. Então, digamos que você tenha o dia livre.

Se não tiver, tudo bem. Pois a nossa primeira dica neste tópico é: não passe mais de duas horas seguidas estudando. O seu cérebro cansa e a partir desse momento você já não consegue assimilar tudo da mesma maneira que antes. Sempre faça intervalos de meia hora, por exemplo, e depois volte a estudar. Mas sempre respeite o seu corpo. Por falar nisso, não deixe de fazer exercícios físicos, pelo menos aquela corrida de meia hora. Isso vai deixar o seu cérebro mais “limpo” e ativo.

Outra dica ao montar o cronograma é misturar as matérias. Isso vai deixar o estudo mais produtivo, já que você vai abranger uma parte diferente do conteúdo a cada sessão e não deixará a atividade monótona.

Métodos de estudos mais eficientes

Fazer exercícios é primordial. Isso te ajuda a gravar de uma forma mais prática o que foi aprendido. Ainda mais se você estudar de acordo com os métodos impostos pelas bancas examinadoras. Uma dica muito importante é você já fazer os exercícios com o gabarito. Nada de perder tempo com respostas erradas. Se você errar, já sabe que errou e qual a resposta certa. Aqui o objetivo é treinar, acima de tudo.

Defina metas de estudo. Isso vai te deixar motivado quando o cansaço chegar ou quando aquela vontade de checar o seu celular bater.

E para terminar, vale a pena reforçar a ideia de não estudar cada assunto de uma vez só. Misture os conteúdos. Até porque se você completar um e seguir para o outro, provavelmente já terá se esquecido do que estudou daqui a alguns dias. Faça o contrário, mantenha o assunto fresco na sua mente ao separá-lo dentro de seu calendário.

E você, que técnicas costuma utilizar para aumentar a produtividade?Aprenda como Aumentar a Produtividade nos Estudos para Concursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *