Aprenda a Conciliar Trabalho, Família e Estudo! 1


Você já está cansado de ver aqueles artigos na internet te ensinando a ter uma vida equilibrada em época pré-concurso? Nós também. Por isso, resolvemos realmente ajudar alguém com esse assunto, tendo em mente que muitos sofrem com esse grave problema de conciliar tarefas.

Você é um desses? Está encontrando dificuldade em trabalhar, ter tempo para a família e amigos e ainda ter que estudar para passar num concurso público? Para não ser mais uma pessoa que desestabiliza a vida em busca de estabilidade financeira, aprenda a unir todas essas áreas tão importantes de uma forma equilibrada e vantajosa.

COMO LIDAR COM O TRABALHO

O seu trabalho deve ser importante para você se manter, é claro, senão você já teria deixado de lado essa responsabilidade para ter mais tempo livre para se dedicar aos estudos e a sua família. Mas, pelo visto, você não pode fazer isso. Que atitude tomar, então?

Bem, como o seu trabalho toma o seu tempo, algumas considerações devem ser feitas. Por exemplo, tente estudar na hora do almoço. Na verdade, não tente, estude. Esqueça aqueles almoços em grupo. De preferência leve comida de casa e aproveite essa hora livre para se debruçar sobre os estudos em algum lugar tranquilo e conveniente.

Quando chegar em casa, não estude e nem pense em trazer trabalho para casa. O desapego com o seu emprego deve acontecer de forma gradual e a primeira fase é parar de se doar tanto, já que você quer se doar inteiramente para algo que vai te garantir liberdade financeira e pessoal.

Aprenda a Conciliar Trabalho, Família e Estudo

E essa é a dica mais importante deste tópico: seja um empregado regular que faz apenas aquilo que está na tabela, o suficiente para não ser demitido e para não prejudicar ninguém. Chegue na hora, mas vá embora na hora, se você está mesmo obstinado com um concurso público, comece a se desapegar dessa sua responsabilidade, paradoxalmente, de forma responsável.

COMO LIDAR COM A FAMÍLIA

A ideia que muitos passam é que se você trabalha durante a semana, o fim de semana inteiro deve ser para você aproveitar os estudos, sem sair de casa e se divertir. Nada disso, aqui chegamos a um ponto crítico. Você terá que conciliar duas coisas muito importantes que estão na sua mão para decidir.

A nossa dica é a seguinte: quando chegar em casa após o trabalho, não vá estudar, fique com a sua família, jantem juntos, conversem, riam. Se possível, vá comer em algum restaurante legal com eles, faça passeios na praia, vá ao shopping. Isso tudo é bastante divertido e legal.

Agora se pergunte, você fazia tudo isso com regularidade antes de estudar para o concurso? Se não, é uma boa hora para começar. Veja bem, não seja uma daquelas pessoas que esperam algo acontecer para finalmente tomar uma atitude em relação a algum problema.

Se você quer que algo mude, tome a sua atitude agora e veja o que vai acontecer. Quer mais tempo com a sua família? Escolha um bom filme, compre a pipoca, o sorvete e o chocolate e reúna todo mundo na sala para ter um ótimo momento juntos. Vale a pena sair da dieta se o motivo for a união das pessoas.

COMO CONCILIAR TRABALHO, FAMÍLIA E ESTUDOS

Os estudos, é claro, não devem ser esquecidos e nem deixados de lado como os menos importantes, afinal, o seu futuro depende disso. Os seus sonhos dependem disso. Portanto, saiba bem separar os dois.

E como é que você vai fazer isso? Primeiramente, depois que você chegar em casa e tiver o seu momento família após o trabalho, reserve pelo menos uma hora ou meia hora, para você estudar antes de dormir.

Experimente acordar meia hora mais cedo e destine esse tempo aos seus estudos. Como já falamos anteriormente, também aproveite o horário de almoço.

E para não deixar a balança se desequilibrar, destine três dias da semana de trabalho para estudar durante a noite. Nos dois dias restantes você sai com a sua família e faz aquela revisão de 30 a 60 minutos antes de dormir.

No dia de sábado, aja como se fosse expediente de trabalho, sendo na verdade um expediente de estudos. Estude pela manhã, almoce com a sua família e escolha qual dos turnos você vai utilizar para os estudos restantes do dia, o da tarde ou o da noite. Deixe um livre para descansar com a família.

Faça o mesmo no domingo. E não reclame se a sua agende estiver muito cheia, isso é somente para ter no futuro muitos dias livres para aproveitar fazendo o que quiser sem se preocupar mais com a sua conta bancária.

E você como tem feito para conciliar trabalho, família e estudo?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Aprenda a Conciliar Trabalho, Família e Estudo!