Confira Técnicas para Elevar seu Poder de Memorização nos Estudos


O dia do concurso está chegando e você anda sofrendo com alguns apagões? Não fique tão perturbado com isso. Esse é um sintoma que acomete muitas pessoas ao redor do mundo. Quem aqui nunca sofreu com aquele branco que desmantelou toda a sua estratégia de estudos?

Pois é! Pensando nisso nós vamos te dar aqui algumas técnicas baseadas em conselhos de vários especialistas que podem te ajudar a ter mais memória no dia tão esperado da prova.

A ABSORÇÃO DE CONHECIMENTO

Antes de chegarmos à absorção de fato, é bom falarmos sobre a organização. Sem ela, não há como memorizar. Se tem algo que atrapalha a sua memória é a bagunça. Um monte de informação solta e sem conexão alguma provocam um branco que você tanto quer longe. Portanto, estabeleça horários para o estudo e divisões de prioridades. Nunca faça uma sequência interminável de um assunto só, procure mesclar em cada dia pelo menos duas disciplinas diferentes.

Supere o Medo e a Ansiedade na Hora da Prova

Algo muito importante que ajuda a memorizar é a associação a cores. Coloque marcadores coloridos para cada assunto em cada apostila, por exemplo, além de preencher a sua agenda com cores diferentes de acordo com cada assunto a ser estudado.

Então, a absorção de conhecimento é uma das melhores fases. Esse é o momento onde você vai sentar com o seu conteúdo em mãos e vai aprender. Simplesmente. Não há nenhum segredo. Para isso, vá para o seu quarto e sente na sua cadeira. Ou vá para a sua varanda e se sente perto do janelão, com toda aquela vista a sua frente, mas nada que te desconcentre. Não importa. O segredo aqui é ir para algum lugar tranquilo onde você possa ler e absorver aquele conhecimento.

Essa fase é muito importante, pois sem o entendimento do assunto, todas as técnicas não servirão de nada. Porque de nada adianta decorar o assunto se você não o entende. Fica inviável de aplicar o que decorou, pois você não sabe como. E num concurso público isso é atestado de morte das suas chances de passar.

Portanto, relaxe e tenha como único foco o entendimento. Faça de tudo para entender. Não se preocupe com o tempo nem com o que você vai estudar depois. E também não faça nenhuma anotação, nem grife o texto ou coloque algum marcador. Deixe isso para depois que você tiver absorvido o conteúdo.

AUTOMATIZAR O CONHECIMENTO TE DÁ PODER DE MEMORIZAÇÃO

Você sabe como pode automatizar o conhecimento? É simples até. A primeira dica que nós vamos te dar é: faça um fichamento. O fichamento é o melhor método para você estudar alguma coisa, pois, na maioria das vezes, se você é bem instruído e sabe identificar um edital, as partes mais importantes do texto saltam aos seus olhos naturalmente.

O que você deve fazer com isso? Marque palavras-chave no texto com o seu marcador colorido. E aqui entra de novo aquelas cores que você usou na sua agenda para identificar cada assunto. Utilize as cores corretas e apropriadas e com isso destaque as palavras-chave dos textos. Após isso, vá construindo um resumo com citações contidas no material que você está estudando, sempre associando as cores, nunca se esqueça disso.

Uma ação que te faz aprender mais rápido é a repetição, isso fortalece os estímulos neurais que facilitam a memorização. Portanto, sempre repita as leituras e foque-se bastante também nos seus fichamentos resumidos através de citações e comentários.

Escrever comentários é uma dica excelente, pois você começa a aplicar aquele assunto que você aprendeu, destacou e absorveu. Quando você o “manuseia”, com mais afinco ele vai se prendendo a sua memória. No dia da prova, você irá saber aplicá-lo com muito mais propriedade.

Por fim, a nossa dica é: cuide do seu corpo e da sua mente. Não adianta de nada se matar de estudar e fazer a prova quase morto, não é? Aí não tem conhecimento que resista. Faça atividades relaxantes, durma bem, coma bem, saia com os amigos, evite os excessos, tenha uma vida saudável, pelo menos nos meses que precedem a prova. Isso tudo vai fazer com que você tenha uma mente muito mais afiada do que antes.

E isso é exatamente o que você precisa para sair na frente dos demais candidatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *