Você Sabe Quais são as Informações mais Importantes do Edital?


São meses agonizantes de espera. Você rói as unhas e fica muito ansioso. Tudo isso para poder aguentar a espera da saída do edital daquele concurso público que pode mudar a sua vida de uma maneira nunca pensada antes e que hoje em dia faz parte da sua lista de sonhos inadiáveis.

Enquanto o edital não sai, você se esforça para estudar aqueles assuntos que com certeza vão cair e caem em qualquer concurso público da área. Você estuda bastante, mas mesmo assim não consegue deixar de pensar no edital, pois ele é a confirmação de que aquela prova que pode mudar a sua vida está bem mais perto. Bem mais perto.

E o grande dia chega. O edital sai. E você observa tudo, anota o que deve estudar, mas acaba deixando passar algumas coisas importantes porque ainda não sabe quais são as informações de maior relevância em um edital do concurso público desejado. Você não quer que isso aconteça com você não é? Você não quer perder o cargo dos sonhos porque deixou passar alguns dados importantes no edital, não é mesmo?

Então venha conosco descobrir os itens de destaque no edital para que você se prepare corretamente e consiga alcançar os seus objetivos.

OS PONTOS MAIS BÁSICOS

Quais são os pontos mais básicos de um edital? Bem, de preferência leia todo o edital e melhor ainda se a leitura for feita no site de onde saiu originalmente o documento. Vemos várias pessoas reclamando de letras pequenas que dificultam a leitura. Isso acontece mais nos jornais e diários responsáveis de assuntos como este.

Você Sabe Quais são as Informações mais Importantes do Edital

Então, sempre preste atenção à banca examinadora, para poder estudar por provas anteriores e ficar atento ao padrão de prova que ela aplica. Também fique ciente de qual órgão é o concurso. Se ele é federal, estadual ou municipal. Isso é muito importante. Também veja se o concurso se refere ao Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário. E, em seguida, veja quais são os tipos de carreiras que estão sendo oferecidas no concurso.

Conferir isso é de suma importância, pois você pode ver se está fazendo um concurso para uma área que é de seu desejo e competência. E falando em competência, cada concurso tem o seu nível de escolaridade nos pré-requisitos. Entre eles estão o nível técnico, médio e superior. Também poderá haver a necessidade de especialização em algo.

Por fim nessa parte básica que logo é informada no começo do documento, você pode encontrar a remuneração e o local onde você irá atuar naquele cargo. Tudo isso é relevante para você, já que trata-se de um concurso público e provavelmente você passará um bom tempo naquele local.

Logicamente, itens como local da prova, hora, detalhes sobre a seleção e o conteúdo a ser cobrado, são coisas que não devem passar batido. Mas existem tópicos que merecem atenção redobrada, como a quantidade de questões para cada disciplina e o método avaliativo. E a coisa vai além.

ENTENDENDO O EDITAL

Aqui estão algumas palavras-chave contidas no edital. São pontos nos quais você deve focar. Por exemplo, quando você ver: provimento de vagas no cargo de, remuneração, atribuições ou atividades, jornada de trabalho, localidades, cadastro de reserva. Entenda que essas palavras estão se referindo a detalhes do cargo que você aspira.

Em relação à prova, sempre procure por termos como os seguintes: disposições preliminares, etapas, disciplinas, das provas, primeira etapa, conteúdo programático, programa, conhecimentos. São palavras que devem ser destacadas na sua mente.

Há também uma série de pré-requisitos que muitas pessoas deixam passar batido. Incrivelmente a maioria das pessoas que despercebem esses itens são as que não são selecionadas. Não seja uma delas. Por exemplo, saiba que você precisa ser brasileiro nato ou naturalizado ou português amparado pelo estatuto de igualdade para poder conseguir o cargo. Saiba que se você for homem, deverá estar quite com o Serviço Militar Obrigatório, o que nos leva a constatação de que você precisa ter 18 anos ou mais no dia da posse do cargo.

Seguindo a lógica, você também não pode estar irregular na legislação eleitoral e também terá que comprovar o seu grau de escolaridade. Isso é o que vem em todo edital. E quando encontrar itens como estes, fique atento e não deixe passar nada, pois se você estiver fora de um requisito apenas, poderá ser cortado sem mais nem menos.

Boa sorte!

Deixe um comentário