Como conciliar trabalho e estudo?


 

Como conciliar trabalho e estudo na preparação para os concursos públicos

Muitas vezes, quem resolve prestar concurso público já trabalha em alguma área da iniciativa privada. Muitos fatores levam alguém a escolher uma carreira de servidor público. Dentre elas, estão os benefícios de aposentadoria e estabilidade empregatícia. Há também aqueles que se seduzem pelos altos salários ofertados pelo setor público ou flexibilidades de horário.

Sejam quais forem os motivos que o levaram a almejar uma carreira de servidor público, muitas vezes os candidatos a uma vaga de concurso não podem abrir mão de seu emprego enquanto se preparam para conquistar esse novo posto de trabalho.

Assim sendo, confira algumas dicas para otimizar seu tempo e conciliar trabalho e estudo!

1 – Conheça bem seu concurso: informe-se sobre a abertura do edital, confira provas anteriores, saiba sobre os detalhes da vaga, quais são as atribuições do cargo e assim por diante. Quanto mais você conhece sobre a vaga, tanto melhor você faz a escolha do seu concurso adequado (quanto a atribuições da função, salário, jornada de trabalho e assim por diante).

2 – Faça um cronograma: para estar bem preparado para a sua prova, principalmente se o concurso que você for prestar é muito concorrido como são os concursos de Tribunais ou do Instituto Nacional do Seguro Social, você precisa estudar, no mínimo, duas horas por dia.

3 – Organize-se: Se você pode dispor de alguns minutos durante as refeições ou no caminho de ida – volta do seu trabalho, use esse período para pequenas revisões.

4 – Use a tecnologia a seu favor: Para aprender e absorver bem um conteúdo, é ideal que você estude com apostilas de qualidade, cadernos de anotações próprias e afins.  Além disos, baixe e ouça podcasts de aulas, assista vídeos e faça simulados na Internet. Tudo isso contribui para o seu desempenho na hora da prova.

5 – Não procastine: Claro que ter um período de descanso e lazer é necessário, mas se você pretende mesmo passar no concurso, substitua todo o período de navegação ociosa no smatphone/tablet/computador por algo construtivo para a sua futura carreira. Procastinação é seu principal inimigo porque te tira do foco e atrapalha no alcance de seus objetivos.

6 –  Trabalhe sua concentração: Se você realmente deseja passar num concurso, principalmente um concurso com muita concorrência, concentre-se nos seus estudos. Se você só pode dispor de 2 horas por dia para estudar, tente organizar esse período da melhor maneira possível. Dedique-se, por exemplo, uma hora pela manhã e uma hora à noite. Assim, você fica menos susceptível a distrações.

7 – Seja determinado: Você vai precisar mudar sua rotina por, pelo menos, um período. Aproveite finais de semana e feriados para dar um gás nos estudos. Como normalmente temos esses dias livres, você pode se dedicar algumas horas a mais. A princípio você vai sentir que está “sacrificando” seu tempo de lazer. Mas, com o passar do tempo, você perceberá que está investindo em si e no seu futuro.

8 – Tenha uma base de apoio e incentivo: Quando você se decidir por prestar concurso, converse com sua família e busque esse apoio interno. Mesmo que você não possa se dedicar integralmente a apenas estudar enquanto não for aprovado no concurso que escolheu, ter o apoio da família é muito importante para se manter motivado e alcançar, assim, seus objetivos.

9 – Faça um bom planejamento: Além de planejar bem seus estudos, planeje também sua vida como servidor público. Parece bobagem, mas o poder da atração é muito forte. Quando você se imagina exercendo as funções do cargo que escolheu e curtindo sua “nova vida”, você percebe que tudo depende exclusivamente de você e, por isso, passa a se esforçar mais.

10 – Seja realista: Muitas pessoas precisam estudar por algum tempo – que pode ser medido em meses ou alguns anos – antes de passar no concurso. E, mesmo depois de aprovadas, muitas pessoas também esperam longos períodos até a nomeação. Então não desanime do seu concurso, mas também não seja relapso no seu emprego. Ainda que você não tenha nenhuma pretensão de voltar atrás, não precisa fechar totalmente as portas da iniciativa privada.

Lembre-se que, quando você opta por sair da iniciativa privada e concorrer a uma vaga no setor público, você está escolhendo uma nova carreira, então é preciso que você faça, por um tempo essa dupla jornada de estudar e trabalhar, caso não tenha uma forma de se manter enquanto se dedica exclusivamente aos estudos.

Assim, sempre que você sentir que falta motivação, lembre-se dos motivos que o levaram a querer mudar os rumos da sua carreira e batalhe por ela!

Nova Concursos
O Grupo NOVA Concursos é uma das mais conceituadas editoras para concursos públicos, vestibulares e vestibulinhos do Brasil! Nosso material contempla apostilas impressas, apostilas digitais, vídeoaulas e demais publicações atualizadas, visando preparar o candidato para os principais concursos e processos seletivos do país.
Presente no mercado desde 2008, o Grupo Nova Concursos está presente em bancas de jornal em todo o país, além de sites e portais direcionados ao ramo dos concursos públicos.Além disso, nosso site tem ganhado cada vez mais a confiança e a credibilidade de nossos consumidores por ser também uma fonte de pesquisa sobre os principais concursos do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *