Como é a Preparação para a Prova Discursiva?


Fazer uma prova discursiva pode ser o medo de muitos candidatos a um cargo de concurso público. E não é para menos, já que é na redação que muitos selecionáveis são eliminados, na maioria das vezes, por décimos. Isso mesmo, por causa de uma pequena diferença de nota, você pode ser deixado de fora da lista dos que foram chamados para exercer a função com a qual você sonha faz tempo.

Mas como se prevenir de fazer uma má prova discursiva? Há como fazer uma preparação que capacite você a ser um ótimo redator de concursos? Tem sim. E como estamos aqui para te ajudar, não poderíamos deixar de abordar essa questão, não é mesmo? Então vamos direto ao ponto.

Como é a Preparação para a Prova Discursiva

O QUE UMA PROVA DISCURSIVA PEDE DE VOCÊ

Para você entender como se preparar, é preciso saber o que vai basear esse processo, ou seja, você deve entender o que uma prova discursiva pede de você. O primeiro ponto é entender o que é pedido no enunciado. É por causa disso que muitas pessoas são eliminadas, não somente em concursos públicos, mas também em outras seleções existentes.

A fuga do tema é um mal difícil de se ver livre, já que as pessoas costumam cometer esse erro repetidamente. E para que você evite isso, vamos mostrar como você deve se organizar para entregar uma redação totalmente dentro do que foi demandado.

Paralelo a isso, há a necessidade de entregar um texto coeso, objetivo, mas não exageradamente sintetizado, com um bom exercício do português e uma estrutura que dê para entender o que você propõe. Juntando tudo isso à necessidade de ficar dentro do tema, você pode fazer a seguinte estruturação antes da prova:

  • Escrever uma lista de argumentos que podem ser abordados com a pergunta.
  • Separar cada argumento de forma linear, fazendo com que cada um esteja interligado com o outro.
  • Acrescentar a introdução no começo e a conclusão no final.

Assim você terá um texto organizado, já sabendo de todos os pontos que podem ser abordados de forma coerente, pois um roteiro da sua redação estará pronto te guiando e te impedindo de realizar fugas.

TREINANDO PARA A REDAÇÃO

Um fato curioso sobre redação: ela só fica boa mesmo depois de muito treinamento. Porque você não pode chegar à academia e levantar um peso de 50kg assim sem preparação alguma, não é? Sem já ter passado pelos 40, 30, 20kg antes, não é? Então, o que você tem que fazer para desenvolver uma boa redação é praticar.

E não precisa nem fazer nenhuma aula, pagar algum curso, embora existem bons materiais na internet que podem te ajudar bastante. Tudo o que você tem que fazer é pegar a estrutura que montamos para você aqui acima e fazer uma redação por dia. Sim, todos os dias, separe uma hora do seu tempo, pegue uma pergunta e discorra sobre ela.

Você pode até pegar edições passadas de provas e ver qual foi o tema que pediram, seria uma boa. Embora nós sugerimos você pegar assuntos fáceis para serem escritos, pelo menos no começo, até você pegar o costume de escrever.

Algo muito importante também é: ler. Se você precisa muito praticar a escrita, obviamente precisa mais ainda praticar a leitura. Porque como você poderá exercitar a sua escrita, se não há aquela base sendo fortificada constantemente que te possibilitará aprender novas formas de escrever e de expressas mais contundentemente a sua opinião?

Aproveite colunas de revistas, jornais ou até mesmo blogs bem realizados e de autoridade. Livros de crônicas também são bem vindos. Porque você precisará estar em dia com o português. Por isso também é válido utilizar um bom livro de gramática ou vídeo aulas na internet para te ajudar com isso.

O objetivo é treinar a sua mente para escrever de forma direta e sem enrolações, ao passo em que você vai adquirindo conteúdo para não parecer uma lata vazia, que faz muito barulho sem ter conteúdo algum. Não queira falar, falar e não dizer nada. Numa prova discursiva você estará eliminado.

Portanto, fique por dentro do que já aconteceu e anda acontecendo na área em que você vai se candidatar. Com tudo isso, você terá uma boa base para disputar um concorrido cargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *