Confira as 4 principais áreas dos concursos e escolha a mais indicada para você


Quais são as principais áreas dos Concursos? Quem vai fazer concursos públicos geralmente fica em dúvida sobre qual área escolher. Pior, ficam em dúvida sobre qual cargo escolher, aumentando ainda mais as possibilidades de escolha. Todos sabem que quanto mais diversificadas as opções, mais difícil é fazer uma escolha.

Então, deixa a gente te ajudar aqui. Se você talvez não saiba o que quer, provavelmente já deve saber o que não quer e, assim como numa prova de concurso público, eliminar as alternativas incoerentes parece ser a melhor opção.

Principais áreas dos concursos

Elencamos as 4 principais áreas dos concursos para você ter em mente o que te espera e para ver qual é o setor que mais se adapta às suas necessidades e aptidões. Vamos lá?

Confira as 4 Principais Áreas dos Concursos e Escolha a Mais Indicada para Você

Carreiras Administrativas

O que são as carreiras em concursos administrativos? São aqueles onde você pode sentar num escritório e cuidar de aspectos bastante necessários para manter todo o órgão funcionando. É claro que a responsabilidade não é unicamente sua, mas você faz parte da engrenagem. Então, quem tem bom conhecimento da língua portuguesa, de matemática e de raciocínio lógico com certeza pode tentar uma vaga por aqui. E isso condiz muito com as matérias que caem nos concursos da área.

Além das citadas, podemos acrescentar Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Ética no Serviço Público, entre outras que você deve dominar. Como o trabalho é de escritório, você não precisa de testes físicos, o que para muitos seria um empecilho. Se for o seu caso considere essa área. Outro motivo para procurar esse setor é o tempo de preparação que é muito em conta se comparado com os demais concursos.

Agora segue a lista de órgãos e instituições onde você pode tentar a vaga:

  • Correios
  • INSS
  • Ministério Público da União
  • Ministério da Fazenda
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • IBGE
  • IBAMA

Carreiras Policiais

Para quem gosta de adrenalina e de servir ao Estado de uma forma mais física e punitiva, há as carreiras nos órgãos policiais do Brasil. Então, é bom saber que você precisa estar em plena forma física, pois ao contrário dos cargos administrativos, aqui vai ser mais correria e menos papelada.

Entre os órgãos, instituições e cargos em que concursos são disponibilizados, estão:

  • Polícia Federal, geralmente com vagas pra Agente, Escrivão, Delegado e Perito.
  • Polícia Rodoviária Federal
  • Departamento Penitenciário Nacional.
  • Polícia Militar e Polícia Civil dos estados brasileiros.
  • Agente da Polícia Legislativa da Câmara.

Carreiras de Tribunais

Seguir a carreira de tribunais demanda um tempo de preparação bem maior. Então, esse tipo de concurso público é destinado a quem já tem um bom conhecimento sobre as matérias que serão cobradas no edital e para quem tem tempo disponível para se debruçar sobre o material que cairá na prova. Se você tem problemas para conciliar o tempo e não pode sair do seu trabalho, será um pouco difícil continuar com o seu sonho, mas ainda é possível.

Para você ter uma ideia, matérias como Direito do Trabalho, Direito Processual e Direito Civil, além das básicas citadas em outros tópicos, podem ser encontradas facilmente nos editais dos seguintes tribunais listados abaixo, entre outros:

  • Tribunais Regionais do Trabalho
  • Tribunal de Justiça dos estados.
  • Tribunal Superior Eleitoral.
  • Tribunais Regionais Federais

Carreiras Fiscais

Quem quer seguir a carreira de fiscal do Estado deve se preparar pesadamente, pois é uma das principais áreas dos concursos que são muito disputadas, os aspirantes estudam bastante e não vão querer largar o osso da corrida para a aprovação em qualquer uma das vagas que iremos citar mais abaixo.

Podemos exemplificar para você a dificuldade dos cargos de fiscais, apenas dizendo que existem alguns que passam por mais de 10 matérias em seu edital. Então, não basta um ano para você se preparar. Isso, na verdade, é o mínimo que você precisa ter para conseguir uma vaga em qualquer órgão ou instituição existente que ofereça concurso público.

Até porque aqui não basta apenas um conhecimento de jurisprudência e as demais áreas básicas de qualquer concurso, você precisa ter um específico conhecimento de questões contábeis, que será frequentemente utilizado em seu trabalho.

Se você não se importa com uma concorrência pesada e com uma alta carga de estudos, praticamente tirando a sua vida social, esse é o tipo de concurso certo para você. Principalmente se você está procurando uma alta remuneração, que é o que mais atrai os candidatos.

A seguir uma lista de cargos, órgãos e instituições comuns em tal área:

  • Analista da Receita Federal.
  • Auditor da Receita Federal.
  • Auditor Fiscal do Trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego.

Agora que você já conhece um pouco melhor cada uma das principais áreas dos concursos, qual delas você pretende focar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *