Qual é o melhor jeito de estudar para Concursos Públicos?


Dicas para estudar melhor em sua preparação nos concursos públicos

Se você está começando a desenvolver uma rotina de estudos, aqui vão algumas dicas para que você se adapte melhor a esse novo desafio. Quer você possa dedicar seu tempo integral aos estudos ou apenas parte dele, saber se organizar é fundamental.

O mais difícil, quando se começa a estudar para concursos, é determinar prioridades e criar um cronograma. E é, também, o mais importante. Estudar requer compromisso, organização e rotina, portanto um cronograma, depois de elaborado, deve ser seguido o mais fielmente possível.

Quando for montar seu cronograma, considere as seguintes questões:

  • Quantas horas por dia você pode se dedicar exclusivamente aos estudos? Essa é uma das questões mais importantes, porque é nesse período que você vai ler a matéria, compreendê-la, fazer exercícios e revisões. Então, quanto mais tempo você puder dedicar exclusivamente aos estudos, mais você se aprofundará nas matérias estudadas.
  • Por qual matéria começar? A maioria das provas de concurso para ensino médio tem exigências similares: língua portuguesa, matemática e/ou raciocínio lógico, conhecimentos gerais e/atualidades, informática e conhecimentos específicos. A dica, aqui, é seguir a ordem de exigência do edital.

Normalmente, as questões que contam mais pontos são as de legislação e conhecimentos específicos da área, seguidas pelas questões de língua portuguesa, matemática/raciocínio lógico e, por fim, informática. Então comece pelas matérias mais exigidas e dê a elas maior destaque. Mas, não se esqueça de estudar as demais matérias também; apesar de terem pesos menores na nota final, zerar alguma matéria é, muitas vezes, exclusivo no processo.

  • Quanto tempo dedicar a cada matéria? Dedique-se mais nas matérias que você não tem muito domínio, ou seja, nas que você tem mais dúvidas. São essas que detém mais tempo da sua atenção durante a prova e é com elas que você terá de lidar.

Se você tem, por exemplo, dificuldades com raciocínio lógico e matemático, dedique parte do seu tempo semanal de estudos exclusivamente para estudar matemática e raciocínio lógico. Assim o seu cérebro se acostuma ao exercício e a compreensão dele passa a ser cada vez mais rápida e simples.

  • Quando devo fazer revisões? As revisões devem ser feitas sempre ao fim de cada matéria, para fixar o assunto na memória. Mas faça também revisões semanais, se possível, respondendo a testes e simulados. Desta forma você não só revisa o que aprendeu, mas percebe onde precisa melhorar e o que tem deixado passar na hora de responder a uma questão.
  • Qual material devo usar? Quem saiu recentemente do colégio ou faculdade vai ter alguma dificuldade em estudar por conta. Procurar um tutor ou um curso preparatório é sempre uma boa opção.  O ideal é fazer uma mescla de material online de qualidade, como as apostilas e livros especializados. O site da Editora Nova oferece material de qualidade, com apostilas para concursos que te auxiliam neste processo.
    Além disso, sempre, – SEMPRE! – tenha um caderno de anotações. Parece bobagem que os professores nos diziam nos primeiros anos de ensino que copiar o conteúdo da lousa ajudava a aprender, mas é verdade. Anotar o que se estuda ativa a memória sobre aquele tema.
  • Com qual frequência devo fazer simulados? Os simulados são importantíssimos para que você se acostume ao estilo das principais bancas examinadoras de concursos. Tem bancas que são mais literais e diretas em suas questões, como a Cesgranrio, por exemplo. Outras, como a Vunesp, são mais interpretativas. É importante conhecer os diferentes estilos das bancas examinadoras e estar preparado para qualquer uma delas. Só assim você se previne de ser pego de surpresa por uma pergunta que exige mais da sua capacidade de interpretar textos por exemplo.

Procure, então, fazer simulados pelo menos a cada 15 dias. E refaça o mesmo simulado uma vez a cada 2 meses. Assim você é capaz de avaliar também a sua evolução na resolução da prova.

Lembre-se, essas dicas não devem ser universais. O que funciona para algumas pessoas, pode não funcionar para outras. Estas são apenas algumas sugestões que já se comprovaram eficazes para muitas pessoas e são, portanto, disseminadas.

Para conferir mais dicas como estas, confira também o Blog da Nova Concursos.

Nova Concursos
O Grupo NOVA Concursos é uma das mais conceituadas editoras para concursos públicos, vestibulares e vestibulinhos do Brasil! Nosso material contempla apostilas impressas, apostilas digitais, vídeoaulas e demais publicações atualizadas, visando preparar o candidato para os principais concursos e processos seletivos do país.
Presente no mercado desde 2008, o Grupo Nova Concursos está presente em bancas de jornal em todo o país, além de sites e portais direcionados ao ramo dos concursos públicos.Além disso, nosso site tem ganhado cada vez mais a confiança e a credibilidade de nossos consumidores por ser também uma fonte de pesquisa sobre os principais concursos do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *