Como manter o foco nos estudos?


Muitas pessoas, quando optam por uma carreira pública, tem grandes dificuldades em manter o foco nos estudos. Principalmente para aqueles que abrem mão de uma carreira no setor privado, concentrar-se apenas em estudar, com regras rígidas de horários e matérias a serem estudadas se mostra uma tarefa muito mais complexa na prática que parecia na teoria.

Estabelecer e manter uma rotina de estudos é essencial para quem deseja ter sucesso na prova e conquistar sua aprovação no concurso público. Mas todos sabemos que há dias que nossa concentração simplesmente não quer colaborar com os nossos objetivos e, quando notamos, estamos relendo a mesma frase do mesmo texto há bastante tempo. Então aqui vão algumas dicas para te auxiliar a manter a concentração nos estudos sem que isso se torne uma obrigação maçante.

  • Conheça seu corpo: o corpo dá sinais de distração. Desde os mais leves, como movimentar muito alguma parte do corpo, brincar com a caneta, até a distração total – de olhar e pensamentos vagos. Procure atentar-se aos sinais do seu corpo. Faça pausas regulares para descansar e para se alimentar. Tenha também uma rotina de exercícios físicos. Eles ajudam a aumentar a concentração.
  • Varie as matérias: para não cair na rotina de que, por exemplo, toda segunda-feira você vai estudar língua portuguesa e legislação, procure mudar sua grade de matérias com alguma frequência – pode ser uma frequência quinzenal ou mensal, para não atrapalhar seu aproveitamento do conteúdo estudado. Variando assim você mantém uma rotina, mas não se sente tentado a pular aquela matéria que você não tem muita afinidade porque o horário de estudo dela não será sempre o mesmo.
  • Não fique apenas lendo as matérias, escreva-as: lembre-se dos primeiros anos de ensino, quando os professores passavam a matéria no quadro e nos faziam copiá-la – escrever o que se estuda auxilia o cérebro a armazenar inconscientemente o que está sendo lido. Portanto, ao escrever, você está aprofundando os níveis de seu conhecimento. Procure também fazer resumos. Trace metas: faça resumos com foco mais sintético algumas vezes por semana e, noutras, resumos mais analíticos. Isso te auxilia a interpretar melhor o conteúdo e absorvê-lo.
  • Prefira escrever à mão: é cientificamente comprovado que escrever à mão auxilia mais na memorização e no aprendizado que escrever no computador. Para estudar, prefira materiais impressos e cadernos.
  • Diversifique seu ambiente de estudos: procure, pelo menos duas vezes por semana, estudar em locais diferentes da sua casa ou ambiente habitual de estudos. Vá a um parque, biblioteca ou um café tranquilo, onde você possa ter espaço e um bom ambiente para estudar. Diversificar o ambiente auxilia também a relaxar a mente e aproveitar melhor o estudo.
  • Desligue aparelhos eletrônicos: fuja da tentação de perder algumas horinhas nas redes sociais e em navegação infrutífera. Se não for possível desligar todos os aparelhos eletrônicos utilize filtros que evitem navegação ociosa. Lembre-se, essa navegação não acrescenta nada aos seus estudos e te mantém mais distante do seu objetivo final, que é a aprovação no concurso.
  • Tenha momentos de lazer: assista a um filme, vá a uma exposição, leia um livro, enfim, trace uma meta de lazer semanal – foque em opções culturais para manter seu subconsciente trabalhando em absorver aprendizado – e divirta-se. A diversão e família também é parte importante do estudo.

E lembre-se: ter um material de qualidade para seus estudos é fundamental. Então compre sempre apostilas e livros confiáveis e busque trocar informações com outros candidatos ou funcionários públicos para otimizar sua experiência e focar seus estudos no que é mais relevante para a carreira escolhida.

Para mais dicas como estas, acesse o blog da Nova Concursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *