3 Motivos para Você se Preparar para Concursos Públicos Municipais


Tudo na vida depende de um planejamento. Sem isso, você não conseguirá obter tudo o que deseja, afinal, não é sempre que aquela bela ferramenta do destino chamada “acaso” aparece para nos ajudar. Portanto, devemos nos planejar sempre, porém, com a máxima na cabeça de que variáveis podem nos atrapalhar.

Onde é que nós queremos chegar? Ao fato de que começar pelos grandes concursos, aqueles bem famosos e que geralmente são os mais concorridos, talvez não seja uma boa opção para você que só quer um emprego estável para começar a sua vida profissional, sem grandes pressas.

Até porque você pode fazer dos concursos públicos uma carreira desafiadora, onde você irá subir como se fosse uma escada e não um elevador. Quer saber os motivos para que você deva seguir por esse caminho?

É SEMPRE BOM COMEÇAR PELO MAIS FÁCIL

Sim, nós sabemos, certas pessoas adoram desafios. Tanto é que alguns quando fizeram 18 anos e ainda não tinham nem descoberto o que queria fazer para o vestibular no final do ano, decidiram realizar o concurso do TJ para ensino médio. Salário bacana para a idade, mas muita gente concorrendo e pouca capacidade de assimilar toda aquela tonelada de conhecimentos, já que eles estavam acostumados à facilidade do ensino médio.

Resultado? Talvez nem 1/3 tenham acertado da prova. Complicado. Mas aí é que está. Você quando é novo quer ganhar o mundo, ter as melhores coisas, o melhor cargo, a melhor qualificação, enfim, você quer ser o top. Mas que tal encarar isso como uma escadinha? Até porque para ser o top, você precisa ter estabilidade, tempo para estudar em casa e fazer um concurso arrasador.

E como é que você vai conseguir isso? Trabalhando quase 10 horas por dia, pegando trânsito para um lugar bem longe, se estressando e recebendo uma merreca? Claro que não!

Você vai tentar conseguir um concurso público municipal! Porque ele é muito mais fácil de passar devido a sua baixa concorrência. Digamos que se você mora numa cidade mais afastada da região metropolitana e quer passar num concurso da capital para poder se mudar para lá em grande estilo, não seria melhor ter um emprego estável, que não te cansasse tanto e que te desse tempo de estudar bem em casa?

Concurso Público Municipal

Cidade de São Paulo

Pense nisso, as provas de concursos públicos municipais, devido ao trabalho com menos complexidade, são mais fáceis, proporcionando a você um número maior de probabilidade de passar. Outra coisa que te ajuda bastante, dizemos mais uma vez, é os baixos índices de proporção candidato/vaga.

Com tudo isso, você não precisa se matar de estudar e deixar o emprego para passar nesse concurso, ganhando estabilidade necessária para poder dar o próximo passo na escada.

LUGARES CALMOS PARA TRABALHAR

Os órgãos municipais geralmente são os mais calmos para trabalhar, principalmente se estiver fora da região metropolitana. Entre esses órgãos estão a Prefeitura, Câmara de Vereadores, etc.

São lugares sem aquela tensão existente em grandes empresas ou em lojas e estabelecimentos que geralmente acolhem o jovem para o seu primeiro emprego.

Se essa é a sua primeira tentativa na carreira de concursado, acreditamos fortemente na ideia de que você pode tentar começar por lugares como esses, já que você irá crescendo o valor de suas atribuições de acordo com a maturidade que for adquirindo.

CONCURSOS PÚBLICOS MUNICIPAIS COM SALÁRIOS ATRATIVOS

Dependendo do cargo ao qual você vai se candidatar, os salários podem ser bem atrativos para quem está atrás de um primeiro concurso público. Claro que não é aquele valor elevado de cargos como o de auditor daa Receita, mas é uma boa grana para quem quer um trabalho que não canse tanto junto a um salário que não atrasa e sem a possibilidade de passar por downsizing.

Afinal, não é tudo isso o que você queria? Claro que a remuneração não é isso tudo, mas é atrativa para quem está começando, numa fase da vida onde o luxo e a comodidade geralmente não são os primeiros lugares da lista de prioridades.

Se você quer independência e estabilidade acima de tudo, escolher um concurso público municipal é um ótimo começo. Nós separamos uma lista de concursos públicos municipais abertos.

Órgãos como a Prefeitura de Itaguara (MG), a EMURB de São José do Rio Preto (SP), são exemplos do que você pode encontrar. Quem sabe um lugar aí pertinho de você ou até mesmo no seu município está com as inscrições abertas?

Dê uma chance e aproveite!

Deixe um comentário