Como acompanhar os concursos abertos e previstos do seu interesse


Todo concurseiro almeja passar no concurso público dos sonhos. Contudo, até chegar ao “cargo dos sonhos” é necessário primeiro adquirir experiência, ritmo de estudo, bons materiais e conquistas ao longo do caminho. A melhor forma de se manter motivado e sentir que seus estudos estão levando você rumo ao seu objetivo, é fazer outros concursos mais fáceis e ir subindo um degrau de cada vez.

Mas, para realizar essa tarefa, você precisa se manter atualizado a respeito dos concursos na sua área de interesse. Acompanhar as notícias e ficar por dentro dos editais de abertura para que você possa se planejar com antecedência e iniciar a largada antes dos seus concorrentes.

Veja como realizar essa tarefa sem perder tempo navegando de site em site. Afinal, você precisa de tempo para estudar!

  1. Concursos abertos e previstos em um só lugar

Quando falamos em resultados de busca pela internet, em nossa mente surge apenas uma única palavra: Google. Porém, se você for pesquisar sobre um determinado cargo ou concurso público no gigante de buscas, irá se deparar com vários resultados que muitas vezes não tem relação com o que você está precisando. Surgem vídeos, informações de concursos muito antigos, editais que já não condizem com a atual realidade e só resta uma solução: dedicar um bom tempo separando o joio do trigo até encontrar os resultados relevantes.

Agora imagine uma ferramenta com a mesma função do Google, mas que ao colocar o cargo ou concurso que você tem em mente ela trará apenas notícias relacionadas ao que você pesquisou, e o melhor, todas recentes.

Essa ferramenta existe e foi desenvolvida por nós da Enter Concursos. Visite nosso buscador www.enterconcursos.com.br, digite o concurso do seu interesse e depois é só clicar em Buscar, o trabalho pesado fica por nossa conta.

Enter Concursos

Plataforma de busca de notícias sobre concursos públicos

  1. Crie alertas para receber notícias por e-mail de concursos abertos e previstos

No artigo Duas Dicas para Encontrar Listas de Aprovados e Resultados de Concursos, você aprendeu como utilizar os alertas do Google para monitorar a internet visando acompanhar as listas de aprovados e resultados dos concursos.

Agora, você vai aprender a realizar a mesma tarefa, mas desta vez visando monitorar os concursos que estão para abrir. O primeiro passo é acessar o Google Alertas, em seguida digite os concursos do seu interesse, é importante registrar as siglas também, tais como PF, MPF, AFRFB, entre outras.

Essa dica por si só é capaz de filtrar e levar para o seu e-mail apenas os concursos que você possui interesse. Fazendo com que você mantenha o foco e deixe de lado todos os outros concursos que abrirem. Não adianta sair atirando para todos os lados e não conseguir sair do lugar, ou pior, ficar cada vez mais distante de atingir seu concurso meta.

  1. Use feed RSS para ler todas as notícias de forma fácil

A maioria das pessoas correm diariamente atrás das notícias, pesquisam nas redes sociais, usam os sites de busca ou o bom e velho jornal. Agora imagine se as notícias fossem atrás de você. E quando você quisesse saber se há algo novo do seu interesse, todas as notícias estariam agrupadas por assunto, da mais recente até a mais antiga, não seria ótimo?

Para contar com esse recurso basta você assinar os feeds ou RSS de sites de organizadoras de concursos públicos ou portais de notícias na área de concursos.

Abaixo colocamos um exemplo, a FCC (Fundação Carlos Chagas) disponibiliza o RSS em seu site, qualquer pessoa pode assinar e receber as últimas notícias. Veja:

FCC - feed RSS para obter as últimas notícias de concursos abertos e previstos

Mas para ler essas notícias você precisará de um leitor de feeds, onde ficarão agrupadas todas as notícias dos sites que você assinou. Nós recomendamos o Feedly, é uma ferramenta fácil e intuitiva de usar.

  1. Conte com o bom e velho diário oficial

Uma fonte de informações que você não deve desprezar é o bom e velho Diário Oficial. O grande problema do Diário é que as letras são minúsculas, para quem não tem familiaridade é difícil encontrar as informações rapidamente, o que o torna um recurso burocrática e pouco amigável dos concurseiros.

Por isso, recomendamos que você opte pelas primeiras opções que sugerimos neste artigo. E quando utilizar o Diário Oficial? Caso você esteja com dúvida se uma notícia realmente é verdadeira, você pode confirmar acessando o Diário.

E você, como se mantém atualizado a respeito dos concursos abertos e previstos do seu interesse?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *