Como estudar raciocínio lógico para concursos
By Nova Concursos
- 3 minutes read - 548 wordsA matéria de Raciocínio Lógico é sempre lembrada nos concursos que exigem níveis fundamental e médio. Os estudantes devem ter sempre em mente que essa é uma matéria que não envolve decoreba, ou seja, para se preparar bem é preciso praticar muito. Com os exercícios é possível apurar o pensamento e deixá-lo lógico.
O que é Raciocínio Lógico
É preciso ter uma linha de raciocínio lógico para a conclusão de um argumento. Mesmo quem tem dificuldades em matemática consegue obter sucesso nessa disciplina, já que ela exige muito mais da atenção do que conhecimento. As questões são afirmações que demonstram um pensamento de sentindo completo, portanto, sabendo interpretá-las fica fácil encontrar as soluções cobradas.
Assuntos mais cobrados
Dependendo do concurso pretendido e do edital, o conteúdo pode conter, além de lógica, também o tema quantitativo, que envolve a matemática.
Os temas mais comuns entre as avaliações são:
- verdade e mentira;
- certo ou errado;
- uso de conectivos;
- como fazer a negação de frases;
- uso da tabela-verdade;
- saber quem em um grupo de pessoas fala a verdade e quem fala a mentira;
- identificar através de dicas quem está vestindo tal roupa ou é casado com quem ou possui o carro tal;
- questões de análise combinatória como comissões misturando tantos homens e tantas mulheres;
- como enfileirar um grupo de pessoas para que duas permaneçam sempre juntas;
- questões de probabilidade condicional ou a probabilidade de você selecionar um grupo só de homens ou só de mulheres;
Estruturas lógicas; Progressões aritméticas e geométricas; e funções são sempre recorrentes e exigem uma maior atenção dos estudantes. Editais não costumam ter pegadinhas na área, portanto leia o conteúdo programático e estude-o com afinco.
Como estudar
Para ajudar na hora de assimilar o conteúdo, uma roda de estudos pode ajudar muito. E essa prática deve ser feita todos os dias. Mesmo que já tenha entendido a questão, procure outras abordagens para facilitar na fixação dos conceitos. Procure resolver muitos problemas de lógica, mas sem visualizar as resoluções. Faça isso apenas quando encontrar muita dificuldade, desmembrando cada trecho da resposta. Um curso online sobre Raciocínio Lógico também é uma opção para quem quer estudar essa disciplina.
Dicas
Para quem for prestar o concurso é sempre importante tomar algumas medidas preparatórias para cada assunto. Algumas dicas são valiosas na hora de estudar:
- Ser rápido. A maioria das questões têm duas opções de resolução: uma muito demorada e trabalhosa; e uma maneira bem simples e ágil.
- Buscar sempre um método fácil para resolver o exercício, nada que exija muito tempo e/ou grande espaço de rascunho.
- Redobrar a atenção nos enunciados porque as perguntas costumam ter sempre pegadinhas para te atrasar.
- Fazer associações dos temas e ser atento com as alternativas.
- Ter conhecimento do conteúdo programático. Assim como da banca examinadora – elas costumam ter características que se repetem nos vários certames que organizam.
- Estude com base nas últimas provas do certame que deseja prestar.
- Sempre coloque como meta uma quantidade maior de exercícios para resolver.
- Se não conseguir resolver algum problema, tente novamente mais tarde, depois de descansar.
O tema de Raciocínio Lógico é muito estratégico para as bancas, que se utilizam dele para retardar a prova do candidato. Por conseguinte, é importante tentar resolver sempre o maior número de testes possíveis, sempre sendo prático e atento às pegadinhas.