Provascast, um podcast de Concurseiros para Concurseiros


A ideia do ProvasCast surgiu da carência identificada pela equipe do Provas de TI junto ao nossos alunos. Concluímos que não era mais suficiente continuarmos apenas despejando material técnico para estudo, enquanto outra grande lacuna da comunidade permanecia descoberta, mais especificamente no tocante a dicas de preparação, motivação e inspiração. Diante desse cenário, na metade de 2014, começamos a prospectar o canal mais apropriado para veicular esse tipo de informação.

Do ponto de vista técnico, tinha que ser algo assíncrono (o ouvinte escolheria a melhor hora para consumir), de simples execução (uma vez que seria gratuito) e que tivesse escalabilidade para o vasto alcance que estávamos projetando. Dados esses requisitos, o formato em podcast surgiu quase que naturalmente. Hoje, nosso ouvinte pode escutar as edições no transporte público (smartphone), no carro (bluetooth), e eu mesmo “assisto” pela televisão (Apple TV). Essa responsividade explica muito nossa penetração.

Já do ponto de vista da abordagem, optamos por um formato de bate-papo com convidados regado a muito humor, pois assim o programa poderia ser consumido em momentos de descontração, evitando a pecha de ser mais um material de estudo. Outro ponto bastante perseguido foi a objetividade, por isso mesmo a limitação em torno de 1 hora de duração, e a separação em blocos temáticos. Tudo com o intuito de tornar a informação ainda mais palatável.

Podcast Provas Casts

De Concurseiros para Concurseiros

Quanto à Equipe, foi natural que os idealizadores do Provas de TI participassem das gravações: LC com sua vasta experiência em docência e eu (WC) cuja experiência na seara dos concursos proporcionou muitas amizades, dentre as quais várias tem se convertido em convidados das entrevistas. Porém, sentíamos que faltava ainda aquela “liga” para dar cadência e um ar mais profissional ao programa. Foi daí que resolvemos convidar para âncora nosso colega Davi Durães (o famoso Saga Federal), o qual, por sua vez, além de agregar uma perspectiva de concurseiro ativo, também possuía experiência como comentarista em um grande rádio de Salvador-BA. A partir do “aceite” do Durães, a equipe foi considerada pronta!

Bom, e quanto aos convidados? Nada mais óbvio que convidássemos aprovados de sucesso para compartilhar suas experiências. Todavia, de modo a fugirmos do lugar comum do “narcisismo concurseiro”, decidimos primar pela total pluralidade de representação. Traduzindo, em vez de convidarmos uma série de “adolescentes prodígios” que passaram de PRIMEIRA nos PRIMEIROS lugares em concurso de PRIMEIRO escalão, comprometemo-nos desde o início a envidar esforços para trazer sempre os mais diferentes perfis de pessoas e de aprovações. Como resultado, já conseguimos mulheres, mães, Analistas do Senado, do MPU, Peritos Federais, etc. Enfim, mais cedo ou mais tarde, o ouvinte concurseiro acaba se identificando (e muito) com uma (ou mais) histórias que garimpamos.

Falando um pouco do Programa em si, ele é normalmente divido em três blocos, os quais tem como praxe explorar do convidado “vidas” pré-concurso, de concurseiro e pós-aprovação. E, em vez de uma simples narrativa, o clima descontraído acaba por deixar o convidado à vontade para expor situações difíceis pelas quais passou durante sua jornada, sem contudo abrir mãos das “zoeiras” sobre as situações pitorescas. O “caldo” descrito é o tempero que tem cativado a nação concurseira.

Particularmente, o que eu acho mais interessante nesse projeto é o fato de o ProvasCast ter nascido para estimular os alunos do Provas de TI, ou seja, ele foi concebido com foco nos concurseiros de TI. Não obstante, ao longo das edições, começamos a receber vários relatos de como ele estava sendo interessante a TODOS os concurseiros, independente da área. Ora, sem querer, nossa filosofia acabou se aplicando a qualquer concurseiro.

E, afinal, qual é filosofia do ProvasCast? Antes de positivá-la, cabe dizer que ela é baseada em quatro pilares:

  • Desmistificação dos Aprovados: mostramos que eles são de carne e osso e estão sujeitos a vicissitudes como qualquer um de nós;
  • Erros Comuns: Procuramos pontuar aquilo que prejudicou o estudos, sobretudo no começo, de modo a tirarmos Lições Aprendidas;
  • Melhores Práticas: Quais foram os fatores que aproximaram os convidados da tão sonhada aprovação;
  • Familiarização com uma Carreira ou Órgão – o ouvinte/candidato toma contato com o que acontece de fato na carreira/órgão que ele tomou como objetivo, e, por consequência, tem a oportunidade de aferir se está no caminho mais adequado para si;
  • Finalmente, podemos concluir juntos que a filosofia do ProvasCast é propagar Lições de Vida.

Por fim, se você se interessou por mais esse serviço do Provas de TI, e só conferir no endereço: http://www.provasdeti.com.br/blog/category/provas-cast/

Esperamos que você também aprecie!

Abraços,

Walter Cunha
Professor e Comentarista do ProvasCast

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *