7 dicas imperdíveis de como fazer redações em concursos públicos


As redações podem preocupar até os concurseiros mais bem preparados, principalmente por ficarem inseguros com o tema, com a organização das ideias ou ainda com o uso das regras ortográficas, mas não há motivo para desanimar! Criamos 7 dicas imperdíveis que podem te ajudar a tirar uma nota excelente na sua redação:

1 – Antes da prova: leia muito e fique atento às atualidades
Adquirir o hábito da leitura seja de notícias, poesia ou livros é sempre muito importante porque faz você se familiarizar com a estrutura do texto e ampliar o seu vocabulário. Além disso, você também ficará muito mais confiante quanto à gráfica correta das palavras.


Para se preparar para o tema da redação você precisa estar atualizado sobre as principais notícias tanto do âmbito nacional como internacional. Nesse ponto é fundamental prestar atenção às notícias e também reler os temas que foram cobrados nas redações de concursos anteriores. Assim você terá uma sairá na frente de seus concorrentes e conseguirá escrever uma redação muito mais argumentativa e coerente.

Redação - caderno com letra de mão - by Wesley Santos

Créditos da imagem: https://www.flickr.com/photos/thedeiwz/

2 – Cuidado para não fugir do tema proposto
É um erro muito comum que o candidato desenvolva uma redação muito boa mas ainda assim acabe tirando uma nota baixa. Isso acontece porque muitas pessoas apesar de apresentarem ótimas ideias acabam fugindo do assunto proposto. Para que isso não aconteça com você certifique-se de que entendeu bem qual foi o tema sugerido e com base nisso desenvolva os seus argumentos.

3 – Faça um levantamento das principais ideias e argumentos que você poderá usar
Após ter entendido o tema proposto é hora de fazer um levantamento de tudo que você pode falar sobre esse assunto. O ideal é criar uma lista com os pontos que você considera mais importantes e que pode usar como argumento para a sua redação.
O principal motivo para criar essa lista é facilitar a sua organização e evitar que você acabe esquecendo boas sugestões enquanto está escrevendo a redação. No início você pode levantar várias ideias, mas não será preciso utilizar todas elas durante o texto. Escolha apenas as principais que serão mais úteis para você.

4 – Fique atento à grafia das palavras e não cometa erros ortográficos
Muitas pessoas ficam preocupadas em cometer erros ortográficos durante a sua redação. Como explicamos anteriormente isso pode ser resolvido com a prática da leitura que favorece e melhora muito a sua habilidade em língua portuguesa.
Contudo, na hora da prova, se você não tiver certeza sobre como se escreve determinada palavra o ideal é que, na dúvida, você a troque por um sinônimo. Essa dica simples evita que você perca pontos por errar a grafia da palavra e te ajuda a transmitir a mesma mensagem apenas usando uma palavra diferente.
Não se esqueça que você também não deve utilizar em hipótese alguma gírias ou palavras de baixo calão.

5 – Faça uma letra legível e não rasure sua prova
Parece uma dica bem óbvia, mas é fundamental que a pessoa que vá corrigir a sua prova consiga ler o que você escreveu, por isso lembre-se de fazer uma letra legível na sua redação. Procure reservar um tempo para escrever a sua redação sem pressa. Assim você não vai precisar correr para entregar a sua prova nos últimos minutos e evita que a sua letra fique tremida ou ilegível.

6 – Construa seu texto com base em argumentos sólidos
Os avaliadores precisam perceber o que você entende sobre aquele tema e principalmente os seus argumentos e sugestões para solucionar a proposta que foi apresentada. Pensando nisso, fuja de clichês e do senso comum porque isso não irá acrescentar nada de relevante e inovador para a sua redação.
Evite usar generalizações como “Todos os brasileiros” ou “todos os políticos” é importante que você seja claro e objetivo nas suas afirmações. Sempre que possível embase o seu texto em argumentos mais factíveis e mensuráveis.
Lembre-se também que você deve apresentar diversos argumentos que te ajudem a legitimar a sua ideia principal sobre como enfrentar ou lidar com o tema proposto.

7 – Estruture o seu texto com começo, meio e fim
Por fim, pouco adianta que você tenha seguido as regras ortográficas e conseguido pensar em ótimos argumentos, mas não tenha conseguido estruturá-los corretamente na sua redação.
É fundamental para fazer uma boa redação que você organize as suas ideias e argumentos em uma sequência que faça sentido para o leitor, caso contrário, o entendimento do seu texto ficará comprometido e você poderá perder muitos pontos. Para que isso não aconteça você deve ter em mente que a sua redação precisa ter um começo, meio e fim, ou seja, uma introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução você deverá apresentar o tema para o leitor em apenas um parágrafo e expor as principais informações sobre o assunto proposto. Nos parágrafos seguintes você poderá desenvolver as suas ideias mais detalhadamente e se aprofundar melhor nos seus argumentos. Essa é a parte mais longa da sua redação e você pode utilizar vários parágrafos para explicar o motivo pelo qual esses argumentos são relevantes para o tema. Por último, você fará a conclusão, ou seja, fará o fechamento da sua redação lembrando-se de amarrar todas as ideias e apresentar uma sugestão sobre como lidar com o tema proposto.

Ao colocar em prática essas dicas você vai ver que a sua redação irá atender todos os critérios analisados pelos avaliadores do concurso e com certeza você irá ter um resultado muito bom!

No GetNinjas você encontra professores especialistas em aulas para concursos que podem te ajudar a conseguir um resultado ainda melhor na sua prova! Acesse www.getninjas.com.br e encontre os melhores professores perto de você.


Sobre Get Ninjas

O GetNinjas é uma plataforma de contratação de serviços online que conecta clientes que buscam profissionais de áreas como aulas, reformas e serviços domésticos.

Deixe um comentário