Cursos com foco em engenharia, TI e carreiras internacionais 1


Provavelmente, você já ouviu falar sobre os cursos preparatórios para concursos públicos, afinal de contas, eles estão ficando cada vez mais populares. Nós mesmos já fizemos um série de posts sobre isso, por exemplo, os melhores cursos em vídeoaulas com base nas avaliações do RA, acesso ilimitado à provas anteriores, questões, simuladores, vídeos e outros materiais de estudo por assinatura, três cursos preparatórios presenciais em SP, RJ e DF e muito mais.

Se você quer passar em um concurso público, você vai precisar de uma boa pontuação, especialmente na parte quantitativa. Você precisa estar por dentro das matérias e saber como a prova é estruturada, se antecipando para tirar uma boa nota.

A boa notícia é que existem empresas que ministram cursos preparatórios para diversas áreas. E no post de hoje, vamos falar sobre os cursos preparatórios especialistas que focam seus cursos e materias de estudo em TI, carreiras internacionais e engenharia. Então, se você se interessa nessas áreas, você está no lugar certo, pois também vamos indicar boas opções.

Então, vamos ao que interessa?

Eu preciso de um curso preparatório?

O valor final do curso preparatório vai depender da área que você escolheu, mas é claro que sempre existirá uma ou outra empresa que oferecerá preços mais acessíveis. No entanto, lembre-se: preço baixo não é sinônimo de qualidade, assim como o preço lá nas alturas muitas vezes não significa qualidade.

Mas e aí, eu preciso de um curso preparatório? E vale à pena investir?

Bom, se você tem dificuldade em determinadas matérias, seja por que não lembra ou por que não aprendeu direito, é interessante investir em um curso preparatório.

O valor a ser investido vai depender das suas necessidades, pois você pode fazer um cursinho completo ou simplesmente comprar aulas separadas sobre as matérias que você tem dificuldade. Mas de qualquer forma, fazer um cursinho preparatório não é um desperdício de tempo e dinheiro, afinal de contas, conhecimento nunca é demais, não é mesmo?

4 razões para fazer um curso preparatório

Ainda está com dúvidas? Então, confira logo abaixo as 4 razões para fazer um curso preparatório com foco em TI, carreiras internacionais e engenharia. Vejamos:

1. Você realmente vai aprender o material

Tanto na prova de TI quanto na de engenharia, você vai precisar demonstrar seus conhecimentos de matemática. E mesmo entendendo o material, ambas as provas são projetadas para lhe enganar (os famosos “pegas”). Um curso preparatório não só vai fazer você aprender o material, mas sim orientá-lo a pensar da maneira correta para resolver cada tipo de problema para cada banca examinadora. Você realmente vai aprender o material, conseguir discernir o que a questão está pedindo e respondê-la corretamente.

2. Você vai melhorar o seu raciocínio

As provas são cronometradas, o que significa que você não pode ficar enrolando muito para encontrar a resposta para determinadas questões. Um curso preparatório de qualidade vai ajudá-lo a aprender a compreender as questões de forma rápida e ligar diretamente às possíveis respostas. Os métodos usados são destinados a treiná-lo para usar o tempo para descobrir as respostas, e também para entender as perguntas.

3. Você vai ganhar foco e disciplina

Devido a rotina diária, a qual muitas vezes é bastante agitada, estudar para um concurso público ou vestibular é um desafio. A maioria dos cursos são divididos em partes ou módulos, mas um curso preparatório de qualidade vai lhe ensinar como gerenciar o seu tempo e se preparar de forma eficiente, evitando qualquer tipo de distração que lhe impeça de dar o seu melhor.

4. Você vai ser mais confiante

Muitos de nós costumamos ser duros com nós mesmos quando o assunto é a preparação para um teste ou concurso. O professor de um curso preparatório vai identificar os seus erros como uma oportunidade para aprender. Ele também vai lhe ajudar a se tornar mais confiante com base nos seus pontos fortes, em vez dos fracos. Afinal de contas, confiança é precisamente uma das coisas mais importantes para uma prova de concurso.

Um curso preparatório vai ajudá-lo a melhorar as suas habilidades, tanto aquelas que já estão em alta quanta aquelas que estão em desenvolvimento. Você ficará melhor ainda naquilo em que você é bom e ficará bom naquilo em que você se considera fraco, o que lhe dará mais confiança ainda para dar o seu melhor no dia da prova.

Onde fazer um curso preparatório com foco em TI?

Provas de TI

Atuando desde 2009, o Provas de TI foi o primeiro site especializado em cursos preparatórios com foco em Tecnologia da Informação. O site contém mais de 200 módulos para download e mais de 40 cursos EAD. Todos os seus materiais sofrem constantes atualizações e se você reservar um tempinho para analisar o site deles, vai notar que eles vendem cursos completos e por disciplinas (o que sai mais em conta).

Provas de TI

Cursos para concursos especializados para a área da Tecnologia da Informações

O Provas de TI já apareceu no blog para contar sobre o Podcast com entrevistas e discussões sobre os principais assuntos cobrados nos diversos concursos com vagas para os profissionais de TI. Acesse o post escrito pelo Walter Cunha – Provascast, um podcast de Concurseiros para Concurseiros.

Os temas das disciplinas de TI dos cursos são:

  • Governança: Administração, Gestão da Segurança, Gestão da TI, Gestão de Projetos e Licitações e Contratos.
  • Infraestrutura: Arquitetura e Organização de Computadores, Segurança da Informação, Sistemas Operacionais e Redes de Computadores.
  • Sistemas: Banco de Dados, Engenharia de Software, Linguagem de Programação, Linguagem Java e Sistemas Web.

Além das matérias específicas de Tecnologia da Informação ainda existem cursos para Direito Constitucional e Direito Administrativo e outras disciplinas básicas como Matemática, Português, Redação e outros.

Provas, simulados e questões: O Provas de TI é focado em cursos, já o Gabatitou TI possui um grande acervo de simuladores para os concursos de tecnologia da informação. As questões são categorizadas por banca, área de conhecimento ou disciplina, com comentários dos professores e apresenta um benchmark entre os usuários, assim é possível comparar seu desempenho com os outros estudantes. Há muitos outros recursos e alguns são disponíveis somente com a assinatura, recomendamos que acessem a lista de planos disponíveis do Gabaritou TI para conferir as diferenças entre o registro gratuito e pago.

Se você ficou interessando em mais sites especializados em concursos para TI, veja mais alguns exemplos:

  • TIMasters – Grupo de discussão no Yahoo: Grupo com mais de 8 mil membros para preparação nos concursos públicos de TI.
  • ITnerante – Grupo de Estudo especializado em Tecnologia da Informação para Concursos Públicos.
  • Prof. Walter Cunha – blog de TI e Informática para Concursos Públicos

Cursos e carga horária

Como o forte do Provas de TI é a comercialização de módulos avulsos e cursos EAD, os custos e carga horária variam de acordo com o módulo ou disciplina escolhida, mas mesmo assim saem mais em conta. O módulo 1 de Redes de Computadores, por exemplo, conta com 9 videoaulas (3h 06min de duração) custa R$ 21,00. Após a compra, você tem até 1 mês para fazer o download de todo o material e, caso necessário, pode aumentar esse “limite” falando com o suporte.

Como saber se os cursos tem boa qualidade?

Você pode conferir demonstrações das aulas no canal do YouTube do Provas de TI, o Portal Provas. Existem aulas sobre ITIL, Cobit, Segurança da Informação, Gerência de Projetos para a área de Governança. Sobre Infraestrutura há algumas aulas grátis de redes, arquitetura de computadores, Linux e Criptografia. Cada vídeoaula no YouTube tem aproximadamente de 20 à 30 minutos.

Onde fazer curso preparatório com foco em carreiras internacionais?

Damásio Educacional – Curso Clio

Damásio Educacional - logo

Concursos para carreiras internacionais como Diplomata e Oficial da ABIN

O Curso Clio é um curso preparatório focado em carreiras internacionais que é ministrado pelo Damásio Educacional. Como citado no nosso outro artigo sobre os cursos preparatórios presenciais para concursos públicos, o Damásio Educacional já atua aqui no Brasil há mais de 44 anos, o qual já atendeu mais de 50 mil alunos em diversos cursos, desde graduação, carreiras públicas, pós-graduação e outros.

Os principais orgões e cargos cobertos pelos cursos são:

  • Diplomata no Ministério das Relações Exteriores – MRE
  • Oficial de Chancelaria no Ministério das Relações Exteriores – MRE
  • Analista de Comércio Exterior no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC
  • Oficial de Inteligência na Agência Brasileira de Inteligência – ABIN

Segundo a página oficial, mais de 500 diplomatas já estudaram com a Clio.

No site você obtém, para cada cargo, informações como: o que é, o que faz, como é estruturada a carreira e promoções, periodicidade dos concursos. Por exemplo, veja mais informações para o Oficial de Chancelaria.

Custos e carga horária

O valor e a carga horária do curso preparatório para carreiras internacionais só é divulgado no site do Damásio Educacional quando novas turmas abrem. Portanto, fique de olho nos dois links acima.

Demonstrações

Existem alguns materiais (videoaulas) disponíveis gratuitamente nos canais do Damásio Educacional no YouTube – Curso Damásio e TV Damásio, assim você consegue experimentar o material antes de comprar um curso completo.

Onde fazer curso preparatório com foco em engenharia?

Tesla Concursos

Tesla Concursos

Especializados em concursos para Engenharia

A Tesla Concursos surgiu com uma parceria com o Curso Base (preparação para escolas técnicas). E então, alunos de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas se uniram para atender engenheiros formados para auxiliá-los na preparação para concursos públicos. A pequena empresa foi crescendo e hoje em dia é referência em cursos preparatórios para engenharia. Possui também uma plataforma própria de ensino a distância, chamado de telepresencial ao vivo, mas também possui aulas presenciais em Campinas – SP.

Uma boa forma de conhecer se um curso preparatório da Tesla é bom é saber a taxa de aprovação. Segundo o próprio site da Tesla, a taxa de aprovação é de 17%.  E também, é importante lembrar que boa parte dos professores possui graduação, mestrado na UNICAMP.

A Tesla Concursos oferece cursos preparatórios para as seguintes áreas:

  • Engenheiro Civil
  • Engenheiro Eletricista
  • Engenheiro Mecânico
  • Engenheiro de Petróleo
  • Engenheiro Eletrônico
  • Engenheiro de Produção

Veja as principais empresas/órgãos públicos com vagas para engenheiros: Petrobrás, Petrobrás Distribuidora, Petrobrás Biocombustível, Transpetro, Marinha, Sabesp, CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), Eletrobrás, Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), BNDES, ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustível), ANATEL, ANAC
Agência Nacional de Aviação Civil, INFRAERO (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), EMBRAPA, Aeronáutica, Caixa Econômica Federal, Polícia Federal
ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e Itaipu.

Existe também uma rede social (login com Facebook, Google ou Twitter) onde você pode se juntar a grupos de estudos e acessar conteúdos por disciplinas: http://espacotesla.com.br

Seja você um engenheiro recém formado, ou seja um profissional experiente com vários anos de mercado de trabalho mas distante do livros, a Tesla possui cursos para orientar para uma revisão de conceitos e temas mais recorrentes que constam nas provas dos concursos elaborados pelas principais bancas examinadoras.

Custos e carga horária: Os valores de cada curso não são listados no site, o que lhe obriga a entrar em contato com o suporte da Tesla Concursos através do telefone (19 3308-6944) ou e-mail (contato@teslaconcursos.com.br).

Quanto à carga horária, existe uma variação grande de um curso para outro. Para concursos mais procurados, como o de Engenheiro Civil e Engenheiro Eletricista, o curso preparatório tem entre 140 a 190hrs de duração. Já para os outros, como o de Engenheiro de Produção, a carga horária é de 90 a 100hrs.

Como saber se o curso da Tesla Concursos é bom?

A Tesla Concursos possui um canal no YouTube, mas não oferece nenhum curso gratuito através na plataforma de cursos online. No entanto, eles publicam vídeos comentando as provas, editais e também corrigindo provas no YouTube.

E por último, a Tesla possui um aplicativo de fórmulas para concursos disponível somente na App Store.

Conclusão

Um curso preparatório lhe trará benefícios, seja para melorar suas habilidades já existentes e/ou para desenvolver outras. Lembre-se que, uma boa pontuação será necessária para enfrentar todos os outros candidatos, muitos dos quais também se prepararam com bons materiais.

E você, já escolheu como vai se preparar? Comente e indica quais os materiais e sites você utiliza para se preparar para concursos de Tecnologia da Informação, Engenharia ou Carreiras Internacionais.


Deixe um comentário

Um pensamento em “Cursos com foco em engenharia, TI e carreiras internacionais

  • Adriano Garcez

    Os colegas de Engenharia estão com sérios problemas para conseguir estudar para concursos, principalmente se forem fazer a prova de Eng. Equipamentos Eletrônica. Conheci há pouco o Tesla Concursos e achei que finalmente tinha encontrado O CURSO que me ajudaria a alcançar a tão sonhada vaga na Petrobrás (e ajudar em outros concursos com o mesmo cargo). Felizmente fui curioso, entrei no Reclame Aqui e vi que muitas pessoas reclamaram de materiais de estudo pobres e com erros grotescos, além de links de vídeo-aulas que não existem mais etc. Vendo que não responderam sequer uma reclamação, desisti completamente de comprar o curso deles.