Como produzir uma redação com provas nota 100 da FCC 2


Você está se preparando para algum concurso realizado pela banca FCC? Terá que estudar e fazer prova discursiva? Está preocupado por que tem muita dificuldade em provas escritas e como produzir uma redação para concurso? Fique calmo, nós vamos te ajudar com dicas, macetes, modelos de provas nota 100 e cursos completos e gratuitos disponíveis no YouTube. Tudo para você produzir uma redação para concurso baseado em teoria e provas que já tiveram excelente avaliação.

Neste artigo, você encontrará dicas de como elaborar uma excelente prova discursiva. Abordaremos sobre tipologia textual, estrutura de produção textual e técnicas de redação para concurso.

Como produzir uma redação para concurso?

Para começar, vamos conversar um pouco sobre tipologia textual. O que é tipologia textual? Caracteriza-se pela organização do texto, isso quer dizer, como é composto no que diz respeito aos aspectos lexicais, sintáticos, tempos dos verbos, etc.

A tradição linguística teórica apresenta três tipos textuais: o narrativo, o descritivo e o dissertativo (argumentativo ou expositivo). Mas os teóricos consideram também a existência de outros tipos de textos: o injuntivo e o dialogal.

Redação - caderno com letra de mão - by Wesley Santos

Créditos da imagem: https://www.flickr.com/photos/thedeiwz/

Mas você deve estar se perguntando, por que abordar sobre isso? A resposta é simples! Para que durante a produção do texto, o candidato(a) não fuja da tipologia textual exigida pela banca. Se no enunciado da questão pede um texto dissertativo, não podemos escrever uma narração, por exemplo, tão pouco texto descritivo. Pode-se mesclar nesses tipos de textos, mas deverá predominar a dissertação.

De maneira dinâmica, vamos ver rapidinho, os três principais tipos textuais.

Narração é uma sequência de ações, que possui enredo, colocados ao longo do tempo. Ou seja, há uma progressão temporal que mantêm a sequência lógica do discurso. O texto narrativo predomina o tempo verbal pretérito do indicativo, pois remete a ideia de fatos realizados, pode estar, ou na 1ª ou 3ª pessoa, de acordo com o papel que o narrador assume em relação à história.

O texto descritivo, como o nome já diz, é uma descrição. Sua principal característica é o aspecto estático, trata-se de detalhamento, faz-se o uso de adjetivos. Tem por finalidade formar uma imagem, como se fosse uma fotografia, de um ser, objeto, lugar ou situação. Retomando o que foi dito anteriormente, há predominância de adjetivos, enumerações e de expressões qualificativas e o tempo verbal predominante é o presente e o pretérito imperfeito do indicativo, concomitantemente.

Já a dissertação consiste em relatar, discutir e apresentar ideias referentes a determinado assunto. Pode ser texto informativo ou argumentativo, por meio de um simples relato ou apresentação de dados e defesa de ponto de vista, respectivamente.

Finalmente chegamos à parte que nos interessa. Então, o texto dissertativo pode ser classificado em informativo e argumentativo, com o objetivo de relatar, sem fazer uma narração: isto é, expor informação. E também argumentativo, que apresente ideia sobre determinado tema com o intuito de persuadir e convencer o leitor.

1) Estrutura de uma dissertação

Um texto dissertativo-argumentativo é dividido em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Na introdução você deverá dar o seu ponto de vista, sua opinião, introduzir sua tese (tópico frasal), com clareza e objetividade. E também apresentar os argumentos que comprovam e justificam sua tese.

Já no desenvolvimento, também chamado de argumentação devem-se afirmar os argumentos, contendo dados que apoiam e reforçam a afirmação inicial; é preciso exemplificar, comparar e justificar através de exemplos.

A conclusão deve sintetizar as ideias desenvolvidas no texto, e assim reforçar e concluir tudo o que foi explorado nos parágrafos anteriores.

Há vários motivos para não se conseguir uma redação nota 100. Dentre eles: é a fuga do tema, quando não se aborda o assunto proposto. Erros de pontuação, erros de ortografia, a questão gramatical, falhas na concordância e na regência, inadequação da tipologia e da linguagem exigida pela banca. Parágrafos muito longos ou textos escritos em um único bloco, textos confusos, que não são coerentes e nem coesos. Todos esses itens precisam ser observados na hora de escrever uma dissertação-argumentativa.

Então, é necessário atentar-se em relação ao tema proposto, a coesão e a coerência, prestar atenção na pontuação, nos erros ortográficos, na concordância e na regência. Também referente à paragrafação, as margens, entre outras questões.

Porém há outro perfil de redação que pode ser cobrado pela FCC, a dissertação expositiva. Nesse caso o candidato deve desenvolver texto técnico, que varia de acordo com a sua área. Por essa razão é importante ler o edital, para saber que tipo de texto será exigido no concurso que você pleiteará uma vaga.

Esse perfil técnico normalmente está ligado a concursos para cargos jurídicos. Vale ressaltar que se deve limitar os termos técnicos somente se o texto for expositivo. A utilização do “juridiquês” na prova dissertativo-argumentativo, por exemplo, acarretará a perda de pontos.

2) Temas cobrados pela FCC

Para saber argumentar diante dos temas exigidos pela banca examinadora FCC, é necessário o conhecimento de assuntos da atualidade. Recomenda-se a leitura de jornais semanais, revistas, ter visão crítica dos conteúdos apresentados por telejornais. Ou seja, é necessária uma reflexão sobre esses temas, não apenas reproduzir o que essas mídias vinculam.

Precisamos abordar alguns cuidados em relação à redação. Não precisa colocar título em sua produção textual, fique atento em relação às rasuras; caso tenha cometido algum erro ortográfico, risque o incorreto e em seguida, escreva o correto. Não use parênteses para isolar o que estiver errado.

Evite escrever parágrafos curtos demais tampouco muito extensos. É recomendável parágrafos acima de 3 linhas e no máximo 7 linhas. Escreva sempre mais e exponha o melhor conteúdo. Esforce-se para atingir, pelo menos, 26 linhas em 30.

Na Internet, você pode acessar repositórios de boas redações para concursos da FCC. Para ter acesso a excelentes modelos de redação já corrigidas pela FCC, recomendamos:

E também, acesse o site PCI Concursos, lá você irá encontrar provas anteriores de diversos cargos na banca FCC. É interessante refazer as provas anteriores como forma de estudo.

3) Cursos completos de redação gratuitos para concursos no YouTube

Para complementar seus estudos indicamos dois cursos com videoaulas e completos disponíveis no YouTube:

Curso de Redação para Leigos do Professor Jucilândio Sousa – são 31 vídeos com duração aproximada de 13 minutos até meia hora para cada vídeo. É indicado para os iniciantes e aqueles que têm dificuldade de iniciar a escrita de uma redação. O tempo total do curso de redação é de 7 horas.

A segunda indicação, produzida pelo canal Agora Aprendo, o curso de redação para o Banco do Brasil tem duração aproximada entre 10 minutos e meia hora para cada um dos 12 vídeos. O tempo total do curso é de aproximadamente 3 horas.

Se tiver interesse em comprar um curso preparatório de redação para concursos, recomendamos que leia o artigo de nossa pesquisa sobre os melhores cursos preparatórios com videoaulas para concursos públicos, procure por pelo curso preparatório para redação e realize a compra. Existem cursos focados para diferentes órgãos públicos, bancas, e tipos de redações.

O Estratégia Concursos também possui excelentes materiais para as provas de redação, português e discursivas. Vale a pena conferir as opções abaixo focadas nessas disciplinas:

  • Concurso CLDF – diversos cursos para os cargos de Consultor Legislativo, Consultor Técnico Legislativo, Técnico Legislativo

Caso queira conhece a análise que fizemos sobre o Estratégia Concursos, leia o post sobre as boas opções de escolas que produzem cursos online no formato de videoaulas preparatórias para concursos públicos.

4) Considerações Finais

Dessa forma, chegamos ao fim do nosso artigo sobre como produzir uma redação para concursos com exemplos de redações nota 100 da FCC. Falamos um pouco sobre tipologia textual: narração, descrição e dissertação. A estrutura de uma dissertação: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Alguns equívocos que não podem acontecer durante a escrita da produção textual.

Abordamos também dicas e cuidados para escrever uma boa redação. Sugerimos também que o candidato refaça as provas anteriores do cargo que almeja, assim saberá o perfil da prova e das questões cobradas. E por fim, indicamos bons cursos completos sobre redação disponíveis no YouTube.

Boa sorte e bons estudos!


Deixe um comentário

2 pensamentos em “Como produzir uma redação com provas nota 100 da FCC