Coaching para concursos públicos vale a pena?


Entre os maiores obstáculos enfrentados por um candidato a um concurso público estão a dificuldade de concentração, falta de motivação e pouca disciplina para criar um hábito de estudo, não é mesmo? É para superar essas dificuldades que existe o processo de coaching.

Você já deve ter ouvido falar sobre coaching, pois hoje em dia é algo muito comum. O coaching é uma assessoria profissional e pessoal, que irá ajudar o cliente a desenvolver competências e habilidades, melhorando o seu desempenho. É uma ferramenta fantástica no mundo empresarial para auxiliar pessoas que têm dificuldade e precisam encontrar saídas para superá-las.

CoachingO profissional de coaching (denominado coach) vai atuar, literalmente, como um treinador utilizando técnicas de estratégia, perseverança e uma metodologia eficaz para estimular e despertar o máximo de potencial do cliente (coachee) para sair de onde está e chegar onde deseja.

Esse tipo de assessoria já era muito comum nos Estados Unidos e tem explodido aqui no Brasil com coaching para diversas áreas. E uma das que mais tem crescido é o coaching para concursos públicos.

Sendo este um mercado relativamente novo aqui no Brasil, é possível que várias dúvidas venham à tona, tanto em relação ao conceito quanto à eficácia dos cursos disponíveis no mercado.

Para solucionar essas questões, resolvemos criar este artigo para esclarecer o que é coaching para concursos e ainda apresentar as excelentes empresas que possuem cursos de coaching com boas avaliações no Reclame Aqui.

Como funciona o coaching para concursos? Vale a pena?

O processo de coaching vai combinar diversos procedimentos e práticas, dar suporte, desenvolver habilidades e preparar o candidato para que ele conquiste seus objetivos. As sessões consistem em um assessoramento individual (ou em grupo) personalizado por um profissional (coach) especialista em concursos e o cliente (coachee).

O coach é um profissional capacitado e instruído para dar este treinamento. É, geralmente, alguém que já foi aprovado em um ou mais concursos e que está apto a desenvolver métodos de estudo e de preparo para as provas por possuir uma grande experiência na área.

O coach vai descobrir quais áreas você tem mais dificuldade, tanto no pessoal quanto com o material de estudo, e trabalhar formas de superar. Se você tem dificuldade de organização, concentração, disciplina, motivação ou tempo, o coach vai desenvolver e trabalhar maneiras de melhor administrar seu tempo, aumentar sua produtividade e técnicas de concentração, além de manter sua motivação em alta. Se você tiver dúvidas quanto às matérias, ele se encarregará de sanar essas dúvidas com materiais de apoio e dar dicas fundamentais para potencializar suas habilidades.

Utilizar o método de orientação por coaching tem algumas vantagens além de garantir sua confiança ao realizar as atividades e manter sua motivação, como por exemplo:

Eliminar a perda de tempo

O aluno que está iniciando seus estudos pode não saber qual a melhor bibliografia ou quais materiais comprar, já que existe muito material disponível, mas nem todos são confiáveis. Pode não conseguir entender o que exatamente está sendo cobrado por não saber como ler o edital. Além disso, pode não escolher direito as matérias que serão estudadas e acabar fazendo ciclos ineficientes.

Sem o conhecimento necessário, ele acaba perdendo muito tempo tentando descobrir sozinho como as coisas funcionam e buscando informações, o que não é interessante, pois o tempo é precioso para o concurseiro. O coach, então, vai auxiliar com o material, com o edital e ainda dar dicas sobre as bancas que estão aplicando o concurso.

Aumentar a confiança

Depois de estabelecida uma rotina, assim como o ciclo de estudos, o coach estará presente em todo o percurso, estimulando e encorajando o aluno para que ele esteja confiante na sua capacidade. O concurseiro que está confiante na qualidade dos seus estudos durante a realização da prova, por exemplo, terá maior vantagem sobre os concorrentes, pois estar tranquilo é garantia de um bom desempenho.

Quais as etapas do coaching para concursos?

Em geral, o coaching para concursos funciona da seguinte forma:

  1. Primeiro contato

O primeiro contato com o profissional de coaching é geralmente feito via Skype ou telefone, onde ele vai buscar informações pessoais e profissionais e saber detalhes do histórico do aluno, como por exemplo, o que ele já estudou, quais materiais ele utilizou, qual concurso ele está focado, qual a forma de estudo que ele tem utilizado, se faz marcações ou resumos, qual o grau de motivação e como tem administrado o tempo de estudos.

  1. Metodologia

Assim que o coach identifica todas as deficiências do aluno, passa a personalizar o treinamento e planejar o melhor método de estudo. Para cada aluno é desenvolvida uma forma diferente de melhorar o desempenho, e para cada concurso, uma preparação ainda mais específica. Então, o coach entra em contato com o aluno para passar a metodologia que será utilizada e uma planilha de metas para que iniciem o primeiro ciclo de estudos.

  1. Acompanhamento

O coach acompanhará de perto a preparação do aluno, procurando saber quais as dificuldades, dúvidas e mantendo-o motivado para o cumprimento das metas. Em geral, esse feedback é dado semanalmente, mas pode variar de coach para coach.

O aluno ainda vai receber simulados com os temas estudados neste período onde, durante a correção, o coach vai apontar as virtudes e onde ele precisa melhorar.

Assim que o edital é lançado, o coach faz, juntamente com o aluno, a análise deste edital e começa a traçar o plano de estudos. O coach dirá quanto tempo de estudo será necessário para cada matéria, quais matérias merecem mais atenção e quando serão feitas as revisões.

Com o coach sempre atendo às necessidades do aluno e acompanhando o seu desenvolvimento, é certo que o aluno tenha um estudo de alta qualidade durante todo o percurso.

É necessário fazer coaching para passar em Consursos?

A resposta é simples. Não. Não é preciso fazer coaching para passar em concursos públicos, assim como não é necessário fazer cursinho para passar em um vestibular, mas é necessário muito estudo para que ambos aconteçam. Fazer coaching não é promessa de aprovação ou milagre, é um acompanhamento, um treinamento com mentoria e motivação para a sua aprovação. Não é necessário que você faça coaching para ser aprovado, mas ele pode ajudar se você estiver realmente empenhado e envolvido.

A importância de um bom profissional

O coaching acabou virando moda há 4 ou 5 anos, então, é comum que muitas pessoas se digam “coach para concursos”, mas que não tenham essa credencial, entregando um trabalho não tão bom assim e prejudicando o aluno ao invés de ajudar. O trabalho não é barato, algumas empresas chegam a cobrar 9, 10 mil reais, por isso é importante pesquisar e saber quem é realmente bom.

Como contratar um bom coach

Com o número de profissionais crescendo nessa área, é preciso ter cuidado na hora da escolha, saber qual a formação, qual a metodologia e quais as experiências anteriores como coach é um bom começo.

Procure saber se o profissional que você pretende contratar tem alguma credencial, formação em coaching em instituições conhecidas e se pode fornecer referências anteriores. Vale salientar que, além da experiência, é importante ter afinidade com o seu coach, pois ele estará ao seu lado durante todo o processo de estudos.

Alguns profissionais se nomeiam coach, mas fazem consultoria, trabalham com mentoria, ou apenas vendem planos de estudo. É importante não confundir, pois, apesar de terem algumas semelhanças, não são iguais.

Coaching X Plano de Estudos

É importante não confundir coaching com planos de estudo. Os planos de estudo são uma solução para organizar vida do cliente, com a criação de horários de estudo para cada matéria, definição do tempo a ser estudado e estabelecendo uma rotina. O Coaching não oferece uma solução, não dá as respostas, ele ensina as pessoas a buscarem essas respostas.

Coaching X Consultoria

No serviço de consultoria de estudos, o consultor identifica as dificuldades e estabelece um plano a ser seguido, dizendo exatamente o que o aluno deve fazer e como fazer. No serviço de coaching, o aluno é instigado a buscar soluções por ele mesmo e ter independência após adquirir confiança para isso.

Coaching X Mentoria (Mentoring)

Com a mentoria, o aluno receberá orientação de um mentor, uma espécie de “guia”, que pode ser um profissional com experiência em concursos ou que trabalhe na área do concurso que o aluno pretende passar. Ele que vai contribuir com seus conhecimentos e expertise para que o aluno adquira novas habilidades, compartilhem experiências e realizem debates.

Onde encontrar um bom coach?

Se você está realmente está interessado em investir neste método para a preparação de um concurso, vamos ajudá-lo a encontrar excelentes empresas de acordo com a avaliação no Reclame Aqui:

  1. Estratégia Concursos
Estratégia Concursos

Legislações completas no formato de audiobooks

O programa de coaching do Estratégia Concursos é totalmente online, com sessões via Skype, entrega de relatórios e metas via e-mail e esclarecimento de dúvidas por e-mail ou Whatsapp a qualquer momento. O serviço inclui 8 meses de coaching pessoal e personalizado, com um coach especialista em concursos, e simulados exclusivos para cada matéria.

Para facilitar o acesso ao material, o Estratégia disponibiliza acesso a todos os cursos sem custo adicional (materiais em vídeo e pdf). Após o primeiro contato com seu coach, se o aluno não estiver satisfeito, sentir que o programa não o está ajudando como deveria, é possível solicitar o cancelamento em até 30 dias e o dinheiro será devolvido.

O Estratégia Concursos tem reputação ótima no site Reclame Aqui. Além disso, atendeu a 87% das reclamações e 80,4% dos usuários disseram que voltariam a fazer negócio. Dentre as últimas reclamações, alguns usuários ressaltam a rapidez no retorno e bom atendimento.

Já falamos com mais detalhes sobre o Estratégia Concursos na pesquisa realizadas sobre as empresas com os melhores cursos preparatórios com materiais online e em vídeo.

Para conhecer um pouco mais sobre o coaching do Estratégia Concursos, assista ao vídeo de apresentação:

  1. Ponto dos Concursos

Ponto dos ConcursosO aluno que escolher o Ponto dos Concursos para apoiá-lo durante a jornada de estudos poderá escolher entre o coaching para concursos, coaching por curso específico ou coaching por disciplina.

O coaching para concursos possui todas as características do processo que vimos neste artigo e, aqueles que ainda não estão bem certos sobre qual concurso prestar, o coach ainda vai ajudar na escolha de acordo com as características pessoais e traçando o perfil cognitivo do aluno. Este processo tem duração de três ou seis meses.

O coaching para um curso específico vai englobar as características do processo de coaching, mas para um edital específico já anunciado pela banca. Pode durar de dois a seis meses e neste caso é necessário que o aluno já tenha uma noção de preparação para o concurso. No site, o aluno encontra coaching na Área Policial, Legislativa, Fiscal, Administrativa, entre outros.

Já no coaching por disciplina, o aluno receberá orientação de um coach especialista na matéria que ele tem mais dificuldade, assim ele aprenderá de forma mais rápida e eficiente.

O contato com o coach pode variar, alguns programar contam com encontros presenciais, outros disponibilizam Whatsapp, mas todos estão disponíveis por e-mail.

No site Reclame aqui, 100% das reclamações foram atendidas e dentro de poucas horas. Nos últimos seis meses, o Ponto dos Concursos tem uma reputação “ótima” e pouco mais de 70% voltariam a fazer negócio.

  1. Atual Concursos
Atual Concursos

Cursos preparatórios e coaching para concursos

O Atual Concursos oferece o processo de Coaching & Mentoring para OAB, onde o aluno recebe três meses de acesso às aulas online do Prof. Roberto Conceição e material de apoio. O processo é formado pelo coaching tradicional, focado para o Exame da Ordem, e o Mentoring, onde o professor utiliza todo seu conhecimento e know-how para orientar os alunos.

O Atual concursos tem uma boa reputação no Reclame Aqui, com 68,4% das reclamações atendidas e uma porcentagem de 73,3% de usuários que voltariam a fazer negócio. Nas últimas reclamações, os usuários salientam o pronto atendimento da empresa e comprometimento com os alunos. Na média de todas avaliações no Reclame Aqui, a nota atribuída é “ótima”.

Se você quer saber mais sobre este processo de coaching do Atual Concursos, assista ao vídeo:

O processo de coaching é algo que vale a pena, ajuda a dar rumo aos estudos, traz preparo emocional e conhecimento, mas é importante ter em mente que a meta do coaching não é a aprovação, isso é meta do aluno. O coaching tem por objetivo aumentar a confiança, dar autonomia e melhorar o desempenho nos estudos. A aprovação é consequência disso. É algo que, quando você está realmente empenhado e envolvido, se torna um processo transformador, intenso e que pode fazer muita diferença no final.

Deixe um comentário