Os concursos previstos para 2017 de nível médio e superior


Conhecer quais são os concursos previstos para 2017 é essencial, e também sabemos que a preparação é fator determinante para alcançar êxito em um concurso público. Mesmo sendo difícil definir com quanto tempo de antecedência o candidato deve iniciar os estudos, é certo que aquele que planeja com antecedência tem maiores chances de aprovação em relação a outros candidatos.

É comum que os concurseiros iniciem os estudos muito tempo antes da abertura de um certame específico baseando-se em editais anteriores ou em concursos da mesma área, ainda mais se o concurso desejado é bastante complexo, como os concursos na área jurídica e fiscal, por exemplo.

De maneira geral, os concurseiros estudam de forma mais abrangente as matérias que são mais comuns nos concursos que ele está interessado e deixem as matérias específicas para depois, quando estas são descritas na publicação do edital.

Quando o edital é divulgado o candidato consegue estabelecer metas, objetivos e criar um bom cronograma de estudos. Portanto, quanto mais cedo o concurseiro tem conhecimento da abertura de um concurso, mais tempo ele tem para se preparar e organizar seu cronograma seguindo rigorosamente o que está descrito no edital e não deixar nenhuma matéria para trás, podendo, assim, ter maior vantagem em relação aos seus concorrentes.

Bandeira do Brasil

By Eugenio Hansen, OFS (Own work) [CC BY-SA 3.0]

Para que nossos leitores saiam sempre à frente, traremos neste artigo os concursos que estão previstos para 2017 e também aqueles que já estão abertos com editais divulgados. Existem vagas para cargos de nível médio e também superior, fique atento na divulgação dos editais. Para isso, leia o artigo até o final e descubra como receber por e-mail somente notícias de concursos abertos e/ou previstos sobre a sua área de preferência.

Para a elaboração, tivemos como fonte principal as informações divulgadas pelo site Estratégia Concursos, um site especializado na preparação de cursos online para concursos públicos.

LOA – Lei Orçamentária Anual 2017 e a PEC 241

A Lei Orçamentária Anual determina a limitação do orçamento em saúde, educação e transporte e também prevê quanto o governo deve arrecadar (em impostos, taxas e contribuições) para que os gastos programados possam ser executados, como os concursos públicos, por exemplo. A LOA deve andar em paralelo com os objetivos e metas estabelecidos pelo PPA, o Plano Plurianual, um documento que expressa a visão estratégica da gestão pública e que traz diretrizes e metas (expressas em números) da administração pública em médio prazo, com vigência de um mandato.

O governo Federal já enviou ao Congresso Nacional a Proposta de Lei Orçamentária para 2017, que prevê concursos para mais de 20 órgãos Federais, com Receita Federal, Câmara dos Deputados, Ministério Público da União, TREs, TSE, TRFs, IFs, EBSERH, ANS, IBGE (censo agropecuário que teve o concurso suspenso em 2016), entre outros. Uma boa notícia para quem deseja se tornar servidor público.

Abaixo, listamos por áreas os concursos que estão previstos por terem o prazo do último concurso expirado e concursos cujas arrecadações com inscrições estão previstas para o próximo ano. Optamos por dividir assim, pois os concursos de uma mesma área costumam ter editais muito parecidos, disciplinas comuns e níveis de dificuldades bastante similares.

Sobre a PEC 241, o Estratégia Concursos fez um excelente artigo sobre o impacto nos concursos se a Proposta de Emenda à Constituição for aprovada. Recomendamos a leitura – PEC 241 – O Novo Regime Fiscal – Será o fim dos concursos?

Concursos previstos para 2017 nos principais órgãos federais e estaduais

Concursos para Carreiras de Tribunais

STF (Supremo Tribunal Federal) – O último concurso do Supremo Tribunal Federal expirou em março de 2016. Segundo o Estratégia, este órgão não costuma demorar na realização de novos concursos quando o anterior expira, sendo assim, é provável que o próximo virá em 2017.

STJ (Superior Tribunal de Justiça) – É provável que seja lançado um novo concurso para o cargo de Analista Judiciário da Área Jurídica em 2017, uma vez que o último foi cancelado. Os aprovados nesta área, que normalmente incluem cargos de médicos, dentistas, nutricionistas, tecnologia da informação, contador e  Áreas Administrativa e Judiciária, trabalharão em setores onde suas especialidades serão utilizadas.

TRFs (Tribunais Regionais Federais) – Divididos por regiões do país, os concursos do TRF já estão previstos no PLOA de 2017 para os cargos de Juiz, Analista e Técnico Judiciário. De forma geral, as responsabilidades para os cargos de Analista e Técnico, são:

  • Analista Judiciário: Responsável pelas atividades de planejamento; organização; coordenação; supervisão técnica; assessoramento; estudo; pesquisa; elaboração de laudos, pareceres ou informações e execução de tarefas de elevado grau de complexidade.
  • Técnico Judiciário: Responsável pela execução de tarefas de suporte técnico e administrativo.

TST (Tribunal Superior do Trabalho) – O último concurso expira agora em novembro de 2016, sendo assim, no próximo ano é provável que aconteça um novo concurso para o Tribunal Superior do Trabalho.

TRTs (Tribunais Regionais do Trabalho) – Existem previsões para abertura de concursos em várias regiões do Brasil como Rio de Janeiro, Pernambucom, Ceará, Distrito Federal, Tocantins, Santa Catarina, Paraíba, Goiás, Rio Grande do Norte, Piauí e Mato Grosso do Sul.

TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – Já está previsto no PLOA a arrecadação para o concurso do Tribunal Superior Eleitoral para os cargos de Analista e Técnico Judiciário. Embora muitos digam que os concursos de tribunais costumam divulgar poucas vagas, de acordo com o Estratégia, há diversos cargos vagos no órgão. Como o último concurso foi realizado em 2012, é muito provável que o próximo concurso ocorra em 2017.

TREs (Tribunais Regionais Eleitorias) – Os concursos para o Tribunal Regional Eleitoral possui bancas diferentes para realização dos concursos em cada região. Os certames dos estados do AL, BA, CE, ES, MS, PR, RJ, TO e RN já expiraram. Além disso, nesses estados a arrecadação para novos certames já estão previstas no PLOA 2017.

STM (Superior Tribunal Militar) – O concurso está vencido desde 2015. Esperava-se que fosse aprovado em 2016, mas como isso não aconteceu, é provável que seja realizado em 2017.

TJ (Tribnais de Justiça)– Assim como os concursos do TRE, as bancas organizadores para os concursos do Tribunal de Justiça são diferentes em cada estado. Os concursos irão vencer em diversas comarcas até o final de 2017, gerando assim, a necessidade de realização de um novo certame. A previsão são para os estados: AC, AM, AL, ES, MA, MG, MS, PB, PE, PR, RJ, RN, RR e SP.

MP (Ministério Público) – O Concurso para o Ministério Público de Alagoas já foi autorizado para 2017, mas a banca ainda não foi selecionada. Serão ofertados cargos de níveis superiores e médios. Outro estado que poderá anunciar um novo certame é o de Pernambuco, uma vez que a validade do último expirou em julho deste ano.

Concursos para Carreiras Policiais e Segurança Pública

PM (Polícia Militar) – Em breve será lançado o edital para o concurso para soldado da Polícia Militar do Distrito Federal que, como se sabe, é a que melhor remunera seus militares. No estado de São Paulo, o concurso de Oficiais ocorrerá no primeiro semestre de 2017.

PF (Polícia Federal) – Não há previsão de orçamento para nomeações em 2017, mas é provável que aconteçam em 2018. Como os últimos concursos para Agente de Polícia, Agente Administrativo, Perito e Delegado já expiraram, é possível ocorrer novos concursos em 2017.

Polícia Civil – É provável que um novo concurso da Polícia Civil de São Paulo aconteça em 2017 para os cargos de Agente, Escrivão, Investigador, Perito e Delegado. Para o estado do PR, os cargos serão de Investigador, Escrivão e Delegado.

PRF (Polícia Rodoviária Federal) – Organizado pelo CESPE, o último concurso da Polícia Rodoviária Federal aconteceu em 2013, teve prazo de validade de 1 ano e foi prorrogado até maio de 2016. Não há nada previsto na LDO 2017 para a realização de um novo certame pelo cenário econômico conturbado que temos enfrentado, mas devido ao vencimento e a necessidade de contratação de novos policiais, é provável que aconteça no próximo ano.

Agente Penitenciário – A realização de um novo concurso para o estado de São Paulo já foi autorizada. Também é provável que ocorra no Rio Grande do Sul.

Concursos para Carreiras Fiscais

ICMS – Os concursos deste órgão geralmente abrem vagas para Auditor e Analista Fiscal. Em algumas regiões acabaram não ocorrendo ano passado, sendo assim, é bastante provável que aconteçam agora em 2017.

ISS – Embora não tenhamos informações sobre a realização deste concurso em outros estados, o mais provável é que o edital para Pernambuco saia no próximo ano.

Receita Federal – Considerando que o último concurso para a Receita aconteceu em 2014, é bastante provável que tenhamos notícia sobre este certame em 2017, uma vez que foi previsto no PLOA um novo concurso para Auditor, Analista  e Assistente Técnico-Administrativo.

Concursos para Carreiras Bancárias e Áreas Financeiras

Bacen (Banco Central) – Embora não esteja previsto na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), o Banco Central solicitou novo concurso para o próximo ano.

BB (Banco do Brasil) Em alguns estados o último concurso venceu em maio deste ano. Sendo assim, é possível que ocorra uma nova seleção.

Caixa Ecônomica Federal– Como o último concurso ocorreu em 2014 e teve validade até junho de 2016, é possível que um novo aconteça até o final de 2017.

Concursos na Área da Educação

SEDU (Secretaria de Estado da Educação) – O último concurso para professores aconteceu em 2015 e o governador do Espírito Santo já informou que um novo certame deve ser lançado em 2017 com 1.000 vagas.

Como vimos, estão previstos muitos concursos nas áreas tributais, legislativas e alguns nas áreas do poder executivo estadual e federal, embora alguns órgãos federais encontrem-se sem previsão orçamentária para 2017. Como o ano de 2016 surpreendeu neste segmento, com o anúncio da suspensão de alguns concursos, não podemos descartar a possibilidade de o mesmo ocorrer em 2017. Mas fique tranquilo, os certames que foram aprovados e que estão em andamento com autorização de anos anteriores, deverão acontecer dentro do prazo esperado.

Se você não encontrou o concurso que pretende prestar aqui neste artigo, acompanhe nossas postagens aqui no blog ou tente o buscador da Enter Concursos.

A ideia do buscador de notícias da Enter Concursos que é você possa ser notificado por e-mail de quaisquer concursos divulgados em blogs e sites especializados. Assim, você foca nos estudos do concurso de seu objetivo principal, mas ainda consegue ficar atento aos demais concursos na mesma área, aproveitando assim boas oportunidades na sua área de atuação. Claro, isso tudo – incluindo o serviço de notificação por e-mail – de graça! Conheça mais experimentando o buscador (www.enterconcursos.com.br) ou então através do artigo com demonstração de todas as facilidades para acompanhar os concursos abertos e previstos.

E por último, se você quer se preparar com materiais de qualidade com videoaulas e materiais em pdf, recomendamos a leitura do artigo sobre excelentes cursos online preparatórios para concursos avaliados no Reclame Aqui.

Buscamos trazer as notícias e as informações mais atualizadas possíveis sobre o universo dos concursos públicos para que o concurseiro que nos acompanha esteja sempre por dentro. Gostou? Compartilhe e divulgue para seus amigos e familiares.

Deixe um comentário