Provas de concursos anteriores comentadas e corrigidas grátis


Todo mundo sabe que não existe fórmula mágica para aprender, mas também sabemos que há diversas formas de deixar o processo de aprendizado mais eficiente. Cada um tem sua maneira de assimilar conteúdos: dedicar mais tempo à teoria, buscar métodos alternativos, praticar através de simulados, etc. Também há outras formas de assimilar a matéria e transformar em conhecimento; caso você esteja à procura de um novo método, sugerimos que tente estudar com provas corrigidas e comentadas.

A pergunta é: vale à pena passar para a prática dessa forma? Pois saiba que acreditamos que sim. Muita gente que já foi aprovada em concursos públicos experimentaram estudar através de avaliações respondidas e que dedicam tempo a interpretar os fundamentos das questões. Esta é uma forma de ajudar a organizar a informação de uma forma eficiente e aprender a abordar os problemas sob uma nova perspectiva.

Ordem natural (conteúdo/prova) x Novos métodos (prova/conteúdo)?

O Fato é: estamos mais do que acostumados a seguir uma metodologia desenvolvida na seguinte ordem: estudar antes, se colocar à prova com exames simulados ou estudar provas comentadas depois. Mas, como dissemos antes, cada caso é um caso: essa ordem tem funcionado pra você? Ótimo. Caso contrário – ou se quiser variar a técnica de estudos -, você pode “começar pelo fim”.

Observe o seguinte ponto de vista: quem inicia os estudos sem saber como vai ser avaliado, pode acabar dedicando muito tempo à assimilar informações de uma forma que não será exigida na avaliação. Então, não seria uma boa ideia entender como é o processo seletivo para então poder direcionar os estudos e dar importância ao que realmente é relevante?

Até mesmo porque focar somente na leitura pode ser muito cansativo, entediante, e, como consequência: contraproducente. Nos casos onde o concurseiro não tem intimidade com o material pior ainda.  Quando começar a estudar uma matéria em particular, dê uma olhada em provas corrigidas para relacionar as questões ao conteúdo. Dica: marque ao lado dos conteúdos a prova que cobrou essa parte. Dá até pra marcar com a data, organização e a questão em si.

Após revisar alguns concursos públicos e provas antigas, dá pra identificar que tipo de conteúdo sempre cai na avaliação e o que pode “vir do nada” e se transformar numa questão simples, mas para a qual você não se preparou corretamente. Cuidado pra não focar somente nos conteúdos reincidentes, o objetivo dessa prática é entender como os organizadores elaboram as questões, e não tentar adivinhar o que vai cair.

Hábito como transformador

Os hábitos são poderosos transformadores e, com a prática, aprendemos a solucionar problemas de forma mais rápida, eficiente e objetiva. Com os estudos, acontece a mesma coisa, quando treinamos com exercícios, entramos em um “modo” de funcionamento diferente, e ficamos cada vez melhores com o passar do tempo e da repetição. Estudar provas comentadas nos ajuda a reter as informações de uma forma nova, e quanto mais ferramentas o estudante tiver, melhor.

De tanto revisar provas corrigidas, começamos a nos acostumar com a forma de pensamento dos organizadores. Isso vale para instituições em particular, concursos e organizadores. Digamos que você se torna um expert na forma de pensar de um determinado concurso, antes mesmo de ter a primeira experiência prática.

Foco e metodologia de estudo de provas corrigidas e comentadas

Quando o conteúdo ainda não foi aprofundado e você não tem segurança, pode até acertar uma questão, mas é comum ficar na dúvida ou até contar com uma ajudinha da sorte. Para ajudar na abordagem, quando estudamos com provas corrigidas e comentadas – além de checar só o gabarito -, os especialistas dão uma visão estratégica e que se apóiam em metodologia, não só nos nossos estudos.

O aspecto mais relevante quando começar a estudar com provas comentadas é centrar-se nas disciplinas que você está estudando. Direito constitucional, raciocínio lógico, atualidades, etc, busque algumas provas corrigidas (vamos sugerir várias ainda neste artigo) e reserve um tempo do seu plano de estudos. Uma sugestão: defina uma quantidade X de questões para estudar, é melhor dedicar mais tempo à menos perguntas do que não se aprofundar em cada uma.

Descubra o que funciona pra você

Quem funciona melhor com conteúdos sobre resolução de questões sabe que é bom estudar a matéria antes. Naturalmente, não tem como simplesmente desconsiderar a sequência lógica – ler para assimilar antes, estudar a avaliação posteriormente. Isso porque estamos muito condicionados à aprender desta maneira, então é bom pegar a parte teórica pra depois treinar com exercícios corrigidos. Um sinal de que é bom rever a teoria antes é avaliar se você não está entendendo nada dos comentários.

Você pode até ser um concurseiro de longo prazo ou estar apenas iniciando esta jornada, mas todo mundo sabe que tem dificuldades em algum aspecto. Identificar nossos lapsos – de metodologia e de conhecimentos – ajuda a corrigir as deficiências e a estudar de forma mais proveitosa. E isso, dá pra fazer depois de experimentar várias metodologias e fazer um autodiagnóstico. E já que estamos falando de diferentes abordagens, vamos dar uma olhada em provas anteriores que podem lhe ajudar a abordar as perguntas de diferentes formas?

Vídeos com provas, questões e gabaritos comentados por especialistas

Felizmente, a internet está cheia de oportunidades, o Youtube se tornou uma “segunda sala de aula” e, no caso das questões comentadas, não é diferente. Separamos especialmente pra você que acompanha os conteúdos da Enter Concursos alguns vídeos para contribuir para o seu processo de aprendizado. Vamos dar uma olhada?

Videoaulas no Youtube para Concursos

Português, matemática e pedagogia são algumas das disciplinas disponíveis no Youtube.

Compilado de Correções de Provas

Vamos começar com um compilado geral de correções de provas de concursos públicos grátis com gabarito. O material é disponibilizado no canal da Estratégia Concursos e tem programas sobre as provas de instituições como o INSS, TCU, STJ, entre outras; assim como vídeos específicos por disciplina como Direito Tributário, Espanhol, Direito Constitucional e muitos outros conteúdos de interesse.

A Estratégia Concursos é uma empresa especializada em cursos online para concursos públicos com aulas 100% focadas nos editais. O Canal do Youtube se destaca pelas suas quase 10 milhões de visualizações e a fan page no Facebook tem avaliação de 4.5 pontos. São mais de 200 professores colaborando para a instituição. Se quer saber um pouco mais sobre os cursos online preparatórios do Estratégia, leia o artigo, baseado em pesquisas no Reclame Aqui, sobre as melhores escolas preparatórias para concursos.

Comparação de Bancas de Concursos de Engenharia

Este vídeo é de uma empresa chamada Tesla Concursos. O vídeo não se trata de uma playlist e sim de uma comparação entre questões de provas resolvidas de concursos públicos grátis para o CESPE, CESGRANRIO, FCC e para a Marinha. Avaliam-se as bancas do principais concursos de engenharia do Brasil.

A empresa conta com uma equipe de 28 professores,  tem foco somente em concursos de engenharia e foi iniciada por alunos de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas. Seu canal no Youtube conta com mais de 60 vídeos e o que citamos acima tem maioria de avaliações positivas.

Quer mais vídeos? Confira a playlist Comentando Aprova com correções para Polícia Federal, BNDES, Caixa Econômica, Marinha, Transpetro, Petrobrás. E também a playlist Correção da Prova com vídeos da Petrobras do concurso de 2014.

Resolução do Exame do TRF – Tribunal Regional Federal da 2a. Região

Este vídeo de menos de 7 minutos fala sobre a questão número 1 do concurso do TRF em 2012. Tem mais de 1.500 visualizações e 100 de avaliações positivas. O vídeo é apresentado pela professora Rachel Ribeiro, que conta com nada menos do que três títulos superiores, Graduação em Licenciatura em Letras, Graduação em Bacharelado em Letras e Ensino de Línguas Estrangeiras. A playlist toda tem mais de 1 hora e 30 minutos de correções sobre o concurso do TRF2 RJ/ES.

A Folha Dirigida se dedica a compartilhar informações sobre concursos e tem artigos dirigidos sobre Preparação, Educação, Mercado de Trabalho, entre outros. Seu Canal no Youtube tem mais de 40 mil inscritos e mais de 8 milhões de visualizações.

Informática III do Banco do Rio Grande do Sul

Todas as questões de informática do concurso do Banco do Rio Grande do Sul são revisadas neste vídeo de um pouco mais de 13 minutos pelo professor Érico Araújo. São mais de 1300 visualizações e 100% de avaliações positivas. O áudio é bastante claro e a dinâmica dos comentários ajuda na retenção de conhecimentos.

A Focus concursos tem uma equipe de professores especialistas por categoria assim como em bancas examinadoras. Sua fan page do Facebook tem mais de 740 mil seguidores e vale dar uma olhada nos vídeos publicados no Youtube sobre correções de provas, a playlist tem o nome de De cara na prova. Está localizada em Cascavel e também conta com capacitações presenciais.

Elétrica – Concurso Petrobrás de 2014 para Engenheiro de Equipamentos

Este vídeo, também da Tesla Concursos, mostra uma gravação feita de uma sessão ao vivo de hangout. São mais de três horas onde todas as questões de Engenheiro de Equipamentos / Elétrica são vistas e comentadas. Há mais de 10.200 visualizações com 126 avaliações positivas.

Convenções da Organização Internacional do Trabalho

Em um vídeo de 50 minutos, divide-se em 3 partes, onde fala das principais peculiaridades da prova das Convenções da Organização Internacional do Trabalho no primeiro bloco. Na segunda parte responde perguntas ao professor e na terceira, soluciona algumas questões da OAB relacionadas ao tema principal. São mais de 10 mil visualizações e 87 comentários positivos.

O apresentador, Diego Pereira Machado, é professor de Direito Internacional, Direito Comunitário e de Direitos Humanos. Palestra de forma exclusiva na Rede de Ensino LFG e é autor de livros e artigos publicados. Tem títulos de Direito Processual Penal e Civil, Mestre em Direito e Doutorado em Direito.

A Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes criou o programa Prova Final especificamente com orientação para quem se prepara para o exame da OAB e trata das 15 matérias exigidas pelo Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Seu canal no Youtube tem quase 200 mil subscritos e 66 milhões de visualizações.

A playlist Prova Final possui no total 2 dias e 23 horas de conteúdo sobre os mais diversos assuntos como: investigação policial, bens públicos e imunidades tributárias.

Raciocínio Lógico – Técnico do INSS

No programa, o vídeo de 32 minutos aborda as questões do para o posto de Técnico do Seguro Social do concurso do INSS de maio de 2016. São 6 questões de Raciocínio Lógico, comentadas em dois vídeos. São mais de 5.500 visualizações  e 100% de avaliações positivas no Youtube.

O Professor Bruno Lima, do Aprova Concursos é quem apresenta o material. A Instituição tem quase 100 mil inscritos no seu canal do Youtube, onde é possível acompanhar programas semanais com as novidades sobre concursos. São diversos cursos preparatórios para concursos federais, estaduais e municipais.

A playlist Gabaritos comentados possui 28 vídeos com 16 horas de conteúdo com gabaritos e comentários de provas como ANTAQ, MTE, INSS Técnico, TRT 8 e PRF.

Banca CESPE/UnB – INSS

O professor Romério Bastos faz uma análise completa do exame do CESPE de 2008 neste vídeo no Youtube. O material começa falando do programa do exame e das disciplinas exigidas na avaliação. Segue com uma leitura das questões e pontos relacionados por área (conhecimentos básicos, complementares e específicos). O programa é uma radiografia estrutural de como a prova foi organizada.

Provas comentadas por escrito

Lembra da Estratégia Concursos, a primeira instituição comentada no “Compilado de Avaliações de Provas” do começo do artigo? Pois a empresa também oferece outro formato de comentários e publica provas no seu blog, com gabaritos e considerações sobre as respostas. Vamos dar uma olhada em quatro provas comentadas:

  • Legislação Tributária – ISS/TeresinaComentada pelo Professor Alexandre JK, especialista em Legislação Tributária e Consultoria.  Graduação em Administração de Empresas e pó-graduação em Direito Tributário, atua na Fiscalização Direta de Tributos da Capital (FDT) – ICMS/SP.
  • Direito Tributário – ISS/TeresinaAvaliação comentada por Fábio Dutra, Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. É pós-graduado em direito tributário e dá aulas de Legislação Tributária e Direito Tributário.
  • Auditoria – ISS/TeresinaClaudenir Brito é que comenta o exame de Auditoria. Trabalha com Controle  e Análise de Finanças na Controladoria Geral da União. Também é professor de Controle Externo e Auditoria Privada e Governamental em cursos preparatórios.
  • Direito do Trabalho – PGE/MaranhãoA última avaliação que destacamos é feita pelo professor Antonio Daud Jr, bacharel em Direito (aprovado pelo exame da ordem) e Engenharia Elétrica. Aprovado no concurso da Controladoria Geral da União, para o cargo de Analista de Finanças e Controle.

Agora é com você – foque no seu concurso e estude com as correções de especialistas

Como vimos antes, não existe fórmula mágica para aprender ou para passar em concursos públicos. O que você pode fazer é combinar técnicas e procedimentos para melhorar seu processo de aprendizado, além de estudar muito, mas muito mesmo. Veja bem, o ideal é transformar as informações em conhecimentos, é a melhor forma de resolver problemas e contar com o apoio da memória.

Dessa forma, você pode aplicar os conceitos abordados na primeira parte do artigo para complementar seu plano de estudo. Independente do peso atribuído a uma ou outra técnica, quando for estudar questões comentadas, proceda da seguinte forma:

  • Selecione as questões do concurso relacionadas ao que você está estudando ou parta da disciplina para os concursos onde ela é exigida.
  • Identifique no seu material de estudo (playlists, apostilas, podcasts, etc) as respostas que atendem o assunto abordado.
  • Faça um “mapeamento” com marcas ao lado do conteúdo (ou use planilhas para organizar a informação), assim, você pode recorrer rapidamente ao conteúdo quando queira repassar as informações.

Com isso, esperamos que você possa criar novas alternativas e estudar a melhor técnica que funcione para você. Gostou do artigo? Deixe seu comentário, queremos saber como você está evoluindo e aprendendo a aprender. Não se esqueça de verificar os últimos editais de concursos públicos no nosso buscador. Boa sorte!

Deixe um comentário