Edital: o que é, como ler e suas características explicadas por professores especialistas


Os pontos mais importantes de um edital

Não tem quem goste realmente de analisar o edital, mas a leitura deste documento é fundamental para orientar seus estudos e para se programar corretamente. Muita gente, com preguiça, não revisa o documento na íntegra e acaba cometendo erros. Também há casos onde o concurseiro não faz a menor ideia do que é falado em cada seção.

Mas o fato é que ler – e entender – o edital é muito importante e evita problemas futuros, como se confundir com datas ou mesmo não estar informado se você, candidato, cumpre com todos os requisitos exigidos. Quando um edital é lido, todas as etapas são conhecidas e fica mais fácil atender cada uma delas.

E não se engane, quem desenvolve os editais também erra, então a sua análise permite descobrir falhas no planejamento ou mesmo identificar campos pouco precisos. Este documento é a lei do concurso e deve estar totalmente livre de erros e ser totalmente idôneo, em casos de erros a banca examinadora é obrigada a divulgar versões corrigidas do edital.

No final das contas, o candidato é o verdadeiro fiscal dos concursos públicos e cabe a ele identificar problemas que possam lhe prejudicar. E, como dito antes, se ler o edital não se configura necessariamente em uma tarefa ‘agradável’, ainda tem um monte de termos ininteligíveis. É sobre isso que este artigo vai explicar.

Pensando em decifrar este documento que nós, da Enter Concursos, vamos expor os pontos mais importantes de um edital e falar um pouco sobre o que cada um significa. Tudo para que seu processo – já tão difícil – de estudar para concursos ocorra da melhor forma possível. Mas, convenhamos, se você é capaz de aprender tudo sobre Direito Tributário (por exemplo), também deve ser capaz de familiarizar-se com os termos deste documento.

O documento em si e como proceder com a leitura do edital

Como você já deve saber, o edital trata-se de uma espécie de “manual” do candidato. Neste documento, você vai encontrar todos os dados e especificações requeridas, como as datas das provas, das inscrições, quantas vagas estão disponíveis, quais são as disciplinas abordadas, pontuação, e tantos outros campos.

Então, antes mesmo de decidir que vai concorrer a uma vaga em um concurso, é importante dar uma lida no regulamento da avaliação para ver se tudo “bate” com os seus desejos e possibilidades. Entre outras coisas, revise as datas, os documentos requeridos, os limites de prazo, cargos, salários e etc. O mais importante é colocar na cabeça que o edital é a principal fonte de informações sobre algo que você quer fazer, não tem como passar por alto neste caso.

Na verdade, pense o seguinte: os candidatos preguiçosos e displicentes são os maiores prejudicados pela omissão da leitura do edital e sequer se interessam por análises de editais feitas por profissionais. Ponto pra você, isto é, se você for diferente. A leitura do edital pode ser uma parte, mas é capaz de refletir as características do concurseiro: se ele não se importa com este documento, é capaz que também seja desatento com a prova em si.

Por isso, antes de entrar nos editais strictu sensu, você pode adotar estas etapas na hora de avaliar as suas possibilidades e chances em um concurso público.

Ler para se informar

Publicaram um edital e você acha que o mesmo pode entrar pro seu plano de concursos? Se aquela oportunidade se encaixa no seu campo de interesses, verifique algumas informações importantes:

  • Instituição de origem. Se é municipal, estadual ou federal ou mesmo se faz parte do poder judiciário, legislativo ou do executivo.
  • Postos de trabalho. Os cargos disponibilizados e o nível: superior, médio e quaisquer atribuições envolvidas.
  • Salário e benefícios relacionados ao cargo em questão.
  • Lugar de operação e possibilidades de transferência (por isso é importante saber se é federal, estadual ou municipal).

Com estes quatro itens revisados, decida se o concurso entra pro seu “hall da fama” e se vale a pena estudar para passar por esta avaliação.

Ler para decidir

Uma vez que o candidato decida que um determinado concurso é interessante, chega o momento de fazer uma análise das informações do edital para fazer um levantamento das informações determinantes.

  • Quando e onde. O lugar e a data do concurso são importantes pra você se planejar e analisar se tudo é factível e coerente com a sua agenda e possibilidades de deslocamento. Concursos em que a prova é em outra estado a sua viagem pode custar caro.
  • Etapas. Veja quais são as etapas do concurso e como se ajustar à cada uma delas. Por exemplo, se após a prova objetivo há a prova de testes físicos?
  • Conteúdo exigido. Como o edital afeta o seu plano de estudos? Você tem todas as matérias incluídas no seu planejamento?

Com estas informações, já dá para avaliar se o concurso não entra em conflito com alguma coisa, seja por coincidir com outro concurso importante para você ou se as matérias não se afastam muito do que você decidiu – e pode, ou quer – estudar. Veja se você vai ter efetivamente tempo para encaixar mais uma disciplina, por exemplo.

Ler para planejar

Após as duas primeiras etapas, você já decidiu que vai prestar concurso para a instituição? Então, chega a hora da leitura mais importante do documento. Agora, você precisa tirar todas as informações mais importantes do edital para se organizar.

  • Disciplinas exigidas, bem como as respectivas abordagens e recortes.
  • Quantidade de questões de cada disciplina e o peso no exame.
  • Pontuação. Como se contabilizam os pontos da avaliação.

Veja bem: seus estudos começam na leitura do edital. Como em qualquer processo, o planejamento é uma etapa fundamental para antecipar procedimentos e evitar problemas futuros – inserção de matérias ignoradas, apressar o ritmo dos estudos, contar com todos os documentos, etc.

Uma vez que você termine a análise, vai contar com as informações necessárias pra começar a estudar os conteúdos. Hora de esquecer a preguiça – ou entender que se você não pular esta etapa, vai ter mais tempo pra estudar ou dedicar momentos às outras atividades.

Como é o conteúdo dos editais e suas características

Agora, vamos dar uma olhada nos principais pontos que você deve analisar nos editais para saber ao que se refere cada um. Quer saber tudo o que mostrado no edital? Continue lendo nosso guia para saber como vai funcionar o concurso.

Banca Examinadora

Este item versa sobre a instituição que ficou responsável por corrigir e elaborar a avaliação. Também é quem fica responsável pela inscrição, definir os locais das provas e quem avalia eventuais recursos relacionados ao concurso.

Este item também é importante pois, conhecendo as instituições que criam e aplicam as provas, dá pra ajustar seu plano de estudos às características das provas. Quer saber mais sobre isso? Dá uma olhada no nosso artigo Provas de concursos públicos anteriores comentadas e corrigidas grátis.

Datas

Item mais do que importante, fique atento à data do concurso. Imprimir um cronograma pode lhe ajudar a visualizar cada etapa das provas e a se organizar melhor. Também vale acompanhar qualquer novidade sobre o concurso – até mesmo para ter conhecimento se as datas foram alteradas.

Cargos e requisitos básicos como formação, curso e idade

Qualquer concurso tem exigências particulares para que o candidato possa ser efetivado, caso seja aprovado. Alguns exemplos são a nacionalidade, estar quite com algumas obrigações tais como eleitorais e do Serviço Militar, ter aptidão física e mental para exercer as atribuições, assim como contar com um diploma de graduação em qualquer área (quando o concurso seja de nível superior) ou em área específica em muitos casos.

Igualmente, há outras exigências como assinar um termo de compromisso de permanência na localidade de nomeação ou mesmo não estar envolvido  – normalmente se estabelece um prazo para isso – com nenhum ato irregular relacionado à área, como por exemplo, ter sido condenado em algum processo criminal por prática contra a Administração Pública (isso se pede em um edital do Ministério do Trabalho e Emprego, por exemplo).

Vagas

Aqui, você vai ficar sabendo a quantidade de cargos disponíveis e que serão ocupados pelo concurso. Entram duas avaliações: as de provas e as de títulos. Atualmente, determina-se que todos os aprovados no concurso sejam nomeados – de acordo com a quantidade de vagas publicadas – para iniciar seus trabalhos naquela instituição.

Vagas para candidatos com deficiência e cotas

Atenção para as vagas destinadas aos portadores de deficiências, bem como para os requerimentos específicos para poder aplicar dessa maneira. Há uma avaliação específica para estes casos e um acompanhamento que visa avaliar as compatibilidades entre as atribuições do cargo a deficiência apresentada.

Taxas e Isenções

O valor da taxa costuma ser o primeiro item dos tópicos de “condições” dos editais para concursos públicos. Divulga-se o valor e a modalidade de pagamento, bem como data limite para inscrição. Um item de especial importância é o que trata das isenções; aí, o candidato pode verificar se encaixa em alguma modalidade com isenção parcial ou total, bem como sobre os requerimentos exigidos para aplicar ao benefício.

Inscrições

Atenção para a modalidade e requisitos necessários. Muitos concursos somente admitem inscrições via internet e, para isso, difundem os endereços específicos para inscrição. Aí também são regulamentadas as condições gerais e documentos que precisam ser apresentados, assim como e onde pagar a taxa para poder participar do concurso.

É importante fazer tudo de acordo com as exigências, pois a alteração dos dados posteriormente é uma opção praticamente inexistente. Também se estabelecem condições como a não devolução das taxas (a não ser que, por exemplo, o concurso seja cancelado).

Prazo, local, requerimentos

O lugar, a hora e os requerimentos específicos são detalhados nesta seção. Por exemplo, o candidato é chamado a comparecer ao lugar designado com determinada antecedência, munido de canetas (define-se a cor), feita de (normalmente, usam-se as transparentes) e portando os documentos exigidos (comprovante de inscrição, documento de identidade, etc).

Provas objetivas

Esta parte fala sobre os critérios de avaliação das provas objetivas. O peso de cada questão e quanto vale um erro, um acerto ou se a omissão da resposta tem efeito negativo ou nulo. Atenção, igualmente, para as pontuações mínimas requeridas em cada tipo de avaliação de conhecimentos (básicos ou específicos).

Além disso, também versa sobre como e quando os gabaritos serão publicados na internet para eventuais avaliações e comparações, além das regras para recorrer sobre os mesmos.

Provas de títulos

As provas de títulos dão pontos para a trajetória profissional do candidato através de suas qualificações acadêmicas (pós-graduações, doutorados e mestrados). Tem peso, mas não podem jamais serem consideradas como critério único da avaliação, são sempre complemento das provas objetivas.

Conteúdo programático

Esta parte do edital versa sobre todas as disciplinas que serão exigidas, bem como sobre os conteúdos relacionados a cada uma. Alguns editais falam detalhadamente sobre os conteúdos cobrados e outros já são mais generalistas em relação ao que será abordado.

Não é preciso falar da importância deste item do edital, já que é exatamente de onde você vai retirar todos os assuntos que precisa aprofundar para ser avaliado e fazer uma prova com os devidos conhecimentos.

Critérios de desempate

Este campo define quais são os critérios adotados – e a ordem – caso haja algum empate na pontuação das avaliações. Entram em jogo critérios como idade, maior nota em conhecimentos específicos, conhecimentos básicos, número de acertos em provas objetivas de conhecimentos básicos. Fique de olho nos documentos aceitos e se foram emitidos pelos organismos listados no edital.

E agora, ficou mais claro? Estes são os campos mais ignorados pelos concurseiros em geral, ou que pelo menos não são lidos com atenção e por completo. Como já dissemos, é melhor se informar antes do que ficar remediando procedimentos posteriormente. 

Análises completas e esquematizadas no formato de videoaulas no YouTube

Agora que já vimos a importância de estudar os editais por completo, como fazê-lo por etapas e quais são os itens mais importantes dos regulamentos, vamos dar uma olhada em alguns exemplos de análises completas de editais. Você pode até entender tudo o que é dito em um documento e saber sobre o que é coberto pelos editais, mas uma ajuda dos especialistas sempre contribui ao fornecer informações exclusivas e uma abordagem diferenciada.

Vamos dar uma olhada em algumas playlists do YouTube nas quais podemos encontrar informações valiosas sobre a análise de editais de concursos abertos e até mesmo de concursos anteriores?

Estratégia Concursos – focados 100% no edital

Estratégia Concursos

Legislações completas no formato de audiobooks

Neste link do canal do Estratégia Concursos o concurseiro vai encontrar análises de editais completos, muitos deles possuem mais de uma hora de duração. Entre os concursos mais importantes, veremos análise sobre editais como:

  • TRE SP 2016
  • ANVISA
  • TRT
  • DATAPREV
  • PM de várias estados
  • ALERJ

Por exemplo, quer ver a análise de um concurso aberto recentemente? O edital do TRE-SP explicado pelo Estratégia Concursos por três professores especialistas possui mais de 89 mil visualizações com 98% de aprovação de usuários do YouTube. Se tiver um pouco de pressa, experimente acelerar o vídeo nas configurações do player do YouTube em 2x, pois são mais de duas horas de conteúdo de qualidade. Já falamos sobre o Estratégia no post sobre os melhores cursos online preparatórios para concursos, vale a pena segui-los, pois publicam conteúdo de qualidade diariamente nas redes sociais e no site oficial.

VEON aprova Logo

A instituição oferece 12 video avaliações sobre editais de concursos. O tempo médio dos vídeos é de 12 minutos, que totalizam um pouco mais de duas horas de conteúdos comentados. Entre as análises, encontramos:

  • Concurso MP-RS 2016 – Edital – Informática
  • Concurso FUNAI 2016 – Edital Comentado
  • Concurso MP-RS 2016 – Edital – Informática
  • Concurso TRE SP 2016 2017 Análise do Edital Informática
  • Concurso IBGE 2016 – Informações sobre o edital
  • Concurso MP RS – Edital de Português Comentado

Gran Cursos Online

Gran Cursos Presencial

Cursos preparatórios em Brasília

Neste canal do YouTube, encontramos mais de 140 vídeos publicados, com quase 15 mil visualizações e que é atualizado permanentemente. Entre outros conteúdos que contribuem para a formação do estudante, encontramos as seguintes análises (e mais):

  • Concurso Bombeiros GO (CBMGO) – Como Passar? | Dicas de Estudos e Análise do Edital
  • Como Passar? | Concurso TRT 20 | Dicas de Estudo e Análise do Edital
  • Concurso TRE-SP | Comentários Sobre o Edital e Dicas de Estudo
  • Concurso PC-PA | Tudo sobre o edital
  • Concurso PM-PA 2016 | Traduzindo o Edital
  • Concurso Funai 2016 | Traduzindo o Edital

TESLA Concursos

A Tesla tem um canal bem interessante no YouTube. A instituição disponibiliza 11 vídeos nos quais comenta editais de algumas das mais importantes

Tesla Concursos

Especializados em concursos para Engenharia

organizações e concursos do Brasil focado para os cargos de engenharias nas diversas especialidades como Civil, Eletricista, Mecânico, de Petróleo, Eletrônico e de Produção. Os documentos são avaliados pelos próprios professores do curso preparatório:

  • Comentando o Edital – Concurso Marinha 2015
  • Comentando o Edital – PEE Embraer
  • Comentando o Edital – Concurso Ministério da Justiça 2015
  • Comentando o Edital – Concurso Liquigás Petrobras
  • Comentando o Edital – Concurso Itaipu 2015
  • Comentando o Edital – Concurso Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 2015

Se quiser conhecer mais sobre a Tesla já escrevemos um artigo com mais informações sobre este curso preparatório que oferece cursos online e presenciais em Campinas – SP.

Concurso Virtual

A Concurso Virtual oferece um canal no YouTube com mais de 40 vídeos e quase cinco mil visualizações. São vídeos com uma média de 20 minutos que totalizam 15 horas de comentários sobre editais de concursos. Alguns dos documentos abordados pela instituição:

  • Análise do Edital SME-Rio
  • Concurso TRE-SP – Análise do Edital
  • Concurso TJ-MG 2016 – Análise do Pré-Edital
  • Concurso PM SP 2015 Análise do Edital para Soldado
  • Análise do Edital INSS 2015
  • Concurso do MP-RJ 2015 – Técnico e Analista

Degrau Cultural

A Degrau já tinha sido comentada por nós como referência em concursos no artigo que publicamos anteriormente. Se você entrar na playlist deles no YouTube, vai encontrar quatro vídeos com uma média de seis minutos. Veja quais são as análises de editais disponibilizadas pela instituição:

  • Análise de Edital – INSS: Detalhamento
  • Análise de Edital – INSS: Direito Previdenciário
  • Análise de Edital – INSS: Português
  • Análise de Edital – INSS: Direito Constitucional

Ponto dos Concursos

Ponto dos ConcursosA Ponto dos Concursos tem um canal com vídeos com média de uma hora e meia, é só acessar a página e assistir o material que versa sobre os seguintes editais:

  • IBGE Seleção Temporária – Edital Publicado
  • Análise do edital do TRE/SP
  • Análise de Edital – ANVISA 2016

Mentor Concursos

A página no YouTube da Mentor oferece alguns vídeos de muita relevância para os alunos. O material tem, em média, cinco minutos de duração e em meia hora você pode assistir todos os conteúdos sobre os seguintes editais e/ou seções de:

  • TRT MG 2015: EDITAL
  • Tudo que você precisa saber sobre o concurso TRT-MG 2015
  • Concurso TRT-MG 2015: Cargos de nível médio e superior
  • Concurso TRT- MG 2015: Conteúdo programático
  • Concurso TRT-MG 2015: Inscrições

E agora, você vai prestar mais atenção aos editais? Lembre-se de que dedicar um pouco de tempo à leitura minuciosa deste documento pode deixar você em vantagem em relação aos concorrentes, já que são poucos os que efetivamente dão o devido valor ao edital. Esperamos que esse artigo tenha sido útil e fique à vontade para enviar consultas, fazer comentários ou compartilhar nossos conteúdos de ajuda para concurseiros nas redes sociais. Até o próximo artigo e boa sorte!

Deixe um comentário