Cursos preparatórios de inglês, apps, podcasts com transcrições e livros


Cursos preparatórios, canais do YouTube, livros, podcasts com transcrições e apps para estudar inglês é tudo isso que você irá encontrar neste artigo. Nos acompanhe, há excelentes recomendações de materiais de estudo seja para aqueles que almejam um cargo público ou aqueles que desejam se aprofundar nos estudos da língua inglesa.

A carreira como servidor público atrai cada vez mais pessoas por proporcionar uma série de vantagens, como ótimos salários, inúmeros benefícios e estabilidade no emprego. As provas são muito concorridas, por isso é importante que o candidato seja bastante dedicado aos estudos para que esteja bem preparado na hora da prova.

Sabemos que, em muitos casos, o tempo de preparo é curto e alguns concurseiros acabam deixando de lado algumas matérias por considerar “menos importante”, como o inglês, por exemplo. Ledo engano. Já imaginou não ser aprovado e deixar que conquistar seu emprego dos sonhos por causa de alguns pontos?

Embora esta disciplina não seja classificatória em alguns concursos, o candidato pode ser eliminado se não atingir a pontuação mínima necessária nessas matérias específicas, como inglês e português. Outros, acabam estudando o que não é necessário, procurando cursos de idiomas e se desviando do que seria o foco do inglês no concurso público, a interpretação de textos. Compreender o que está escrito e encontrar a resposta correta, sem se preocupar com a pronúncia.

Mas não se desespere. Este artigo foi elaborado para auxiliá-lo nos estudos da Língua Inglesa apresentando Canais do YouTube, livros, podcasts e aplicativos para estudar inglês. Assim, você poderá aumentar seu vocabulário, aprender dicas importantes para a interpretação dos textos e estar confiante na hora do processo seletivo.

A incidência do inglês nos concursos públicos

A língua estrangeira vem ganhando espaço nas seleções públicas e o peso das questões vêm aumentando e, assim como em empresas privadas, os órgãos públicos cobram cada vez mais o conhecimento da língua inglesa.

O vocabulário utilizado nas questões de inglês nas provas costuma ser mais formal, portanto, conhecer a banca e saber o que ela pode cobrar nas provas pode ser essencial para um bom desempenho. Identificar o grau de dificuldade e a ocorrência do inglês nos concursos também pode dar ao candidato maior vantagem na hora da pontuação.

O inglês nos Concursos Municipais: Nos concursos Municipais, a cobrança é menor. É possível que o inglês seja cobrado apenas em concursos específicos, como para professor, por exemplo.

Concursos Estaduais: Nos concursos estaduais, a incidência é maior. Aqueles realizados pela Cesgranrio, banca que realiza os concursos de bancos, da Petrobras e do IBGE, a prova de inglês é considerada difícil por muitos candidatos, onde são cobradas muitas questões de interpretação com vocabulário específico da área. Nesse caso, estudar refazendo questões de provas passadas pode ser uma ótima alternativa.

Concursos Federais: O inglês também é bastante cobrado nos concursos Federais. O BNDES, por exemplo, por ter escritórios no exterior, precisa que seus funcionários tenham conhecimento da língua. No concurso do Ministério do Meio Ambiente, concurso também elaborado pelo Casgranrio, encontramos inglês no edital.

Agora que você sabe a importância de estudas o inglês e o peso que ele tem dentro de um concurso, vamos ajudá-lo a encontrar ferramentas que facilitem seus estudos para que o cargo desejado esteja ainda mais próximo. Acompanhe.

Cursos preparatórios de inglês para concursos – focados nos conteúdos dos editais

Estratégia Concursos

Legislações completas no formato de audiobooks

O Estratégia Concursos é um escola preparatória com materiais nos formato de videoaulas e conteúdos em PDF. Reconhecida pela qualidade da produção de cursos, também oferece cursos específicos para concursos com foco na língua inglesa. Como falamos, nem todos os concursos exigem o conhecimento de inglês nas provas, mas nos concursos estaduais e federais a incidência é maior.

Podemos citar como exemplo alguns concursos que é necessário ter o conhecimento da língua inglesa como: SEDU-ES, CVM, Bombeiros-DF, ICMS-RJ, ANPAD, SUSEP, Senado Federal, Câmara dos Deputados, Banco do Brasil para o cargo de escriturário, STF para Analista Judiciário, MPOG, BACEN, Câmara Legislativa do DF, ABIN, Aeronáutica e diversos tribunais (TRT, TRE).

Os cursos do Estratégia são focados nos conteúdos dos editais. Os concursos que ainda não possuem o edital divulgado os cursos são baseados no conteúdo do último certame, entretando após a publicação do edital os conteúdos dos cursos são atualizados com o que, de fato, será cobrado.

Diversos são os assuntos abordados no cursos do Estratégia, mas separamos os pontos mais abordados nos cursos de inglês para concursos, de forma geral. Praticamente, quase todos os cursos possuem resoluções de provas anteriores para promover a prática com exercícios e assim o aluno já ter ciência de que tipo de questões serão cobradas nas provas.

Sobre as disciplinas abordadas, há muito material relacionado à gramática como formação de frases, conectivos (conjunções e marcadores de discurso), advérbios, preposições, verbos (auxiliares, determinantes, frasais e modais). Tempos verbais também são abordados em peso (simple present, present continuous, simple past, present perfect, past perfect, simple future, future perfect), voz passiva e ativa e predição.

E também para ganhar vocabulário que será muito importante nas provas de interpretação de texto são abordados os falsos cognatos e cognatos, glossário de termos, prefixos e sufixos. Além de comparativos e superlativos.

Se você tem interesse em comprar um bom curso preparatório de inglês para concursos recomendamos que visite esta página do Estratégia Concursos com algumas opções de cursos online. O Estratégia é um boa opção, já falamos um pouco sobre a empresa no post melhores escolas preparatórios de concursos online. Separamos alguns cursos preparatórios no site:

Canais do YouTube para aprender inglês

Anglo-Link

Anglo Link

Canal do YouTube com aulas de gramática

O objetivo do canal Anglo-Link é ajudar no aprendizado do idioma, tanto na parte oral quanto escrita com explicações, exercícios e atividades de escuta. Produzidos no Reino Unido, os vídeos são apresentados em inglês, mas mesmo quem não tem tanta intimidade com a língua não terá grandes dificuldades para acompanhar as aulas, uma vez que a professora, Minoo Short, fala pausadamente e de forma bastante clara.

O Anglo-Link oferece vídeos que vão preparar os alunos para provas com aulas que incluem todas as áreas de aprendizado, como gramática, vocabulário, expressões, estrutura das frases, tempos verbais, pronúncia e escuta.

Mesmo que seu objetivo seja estudar inglês somente para o concurso, vale a pena dar uma olhadinha nas aulas voltadas para o listening.

Os vídeos com maior número de acesso são “Simple Present vs Present Continuous”, dois tempos que deixam muitos alunos em dúvida, “Modal Verbs”, uso dos verbos modais Can, Could, May e Might, e “All English Tenses”, uma revisão de todos os tempos verbais explicados em vídeos anteriores.

Além de acompanhar o canal no YouTube, você pode seguir a página no Facebook e ficar sempre atualizado. No site também há muito conteúdo gratuito, exercícios, áudios e lições em vídeo.

engVid

EngVid

Gramática, vocabulário e testes online

O engVid é um canal também voltado para o aprendizado da língua inglesa, com vídeos gratuitos abordando gramática, vocabulário e pronúncia, além de vídeos voltados para os exames de proficiência IELTS e TOEFL.

O canal é constituído por onze professores de diferentes nacionalidades, todos vindos de países falantes da língua inglesa, que apresentam suas aulas em diferentes níveis de dificuldade, do iniciante ao avançado. Cada professor possui um canal em paralelo. Assim, se você desejar se inscrever e assistir as aulas somente daquele professor, também consegue.

Os vídeos apresentam expressões, gírias, curiosidades, gramática e tempos verbais, além de trabalhar muito o vocabulário que é realmente utilizado no dia a dia e em concursos, como bancário e militar.

Ao final de cada vídeo você pode testar seus conhecimentos fazendo um quiz. Também é possível encontrar nas descrições tudo que foi falado pelos professores. Assim, se você não conseguiu entender muito bem o que foi dito, não perderá as informações.

Além de poder acompanhar os vídeos, no Facebook do engVid você encontra matérias com curiosidades, etimologia e artigos que esclarecem aquelas dúvidas que você sempre quis saber ou nem sabia que tinha. É um canal muito interessante e que vale a pena conferir.

Aula Livre

Aula Livre

Gramática focada para ENEM

O canal Aula Livre disponibiliza aulas preparatórias para vestibulares e Enem, portanto, o foco está no aprendizado de gramática e aumento de vocabulário. As aulas da professora Carol Leonardi abordam temas muito populares, como Pronouns, Conjunctions, Reported Speech, Conditional Sentences e Modal Verbs, entre outros.

No site Aula Livre.net, o aluno encontra apostilas e atividades. Algumas disponíveis gratuitamente, já outras, para acessar o conteúdo é necessário ser assinante.

Livros para iniciantes de clássicos das literatura inglesa e americana

Existem duas excelentes editoras de livros com foco em estudantes da língua inglesa: Macmillan e Penquins. Existem obras de clássicos que são reescritos e editados para ajudar os estudantes que desejam ler um livro sem sentir a dificuldade com palavras e construções complexas de frases, além de muitas vezes, acompanhar um CD com mp3 de toda versão do livro no formato de audiobook.

Além do história propriamente dita do livro, ainda existe um guia com glossário de termos, descrição de personagens e locais, mini-biografia dos autores e até alguns exercícios no final da obra.

Se ficou interessado, veja a lista de título em MacMillan – livros paradidáticos e da Penguin Readers.

Programas, aplicativos de celular e ebooks para aumentar o vocabulário

Como falamos aqui, estudar um vocabulário específico da área, com expressões e jargões é muito importante para um bom desempenho na hora da prova. Para aprender novas palavras, além dos tradicionais livros, os aplicativos também podem ajudar.

E-book “As Palavras Mais Comuns da Língua inglesa”

Neste e-book, o palestrante, engenheiro eletricista e membro do Centro de Computação da Unicamp, Rubens Queiroz de Almeida, apresenta uma maneira de desenvolver a habilidade de ler textos em inglês.

De acordo com o autor, “As 250 palavras mais comuns da língua inglesa, respondem por aproximadamente 60% de um texto. Se conhecemos o significado das 250 palavras mais frequentes e dos cognatos (que representam de 20 a 25%), conhecemos cerca de 80 a 85% de qualquer texto técnico. Para o restante, usamos a intuição”.

Como o título sugere, ele apresenta as 250 palavras mais comuns de serem encontradas em textos na língua inglesa e depois de conhecê-las, a leitura fica ainda mais fácil.

Anki Software

Anki Software

Flashcards e memorização

O Anki é um programa gratuito de repetição que ajuda na memorização, sendo muito utilizado para concursos públicos e para ampliar o vocabulário no aprendizado de idiomas.

É comprovado que conforme o tempo passa, aquilo que aprendemos hoje acabamos esquecendo daqui a um tempo. Por isso, é importante que as informações sejam sempre revistas para que a memória evolua de maneira eficiente e gradativa e nós não nos esqueçamos de nada.

O Anki utiliza um sistema de repetição espaçada, ou seja, de tempos em tempos ele vai mostrar a você aquela informação que você colocou no programa, seja o conteúdo de um artigo ou o uso de uma palavra nova dentro da frase.

O programa é formado por baralhos (decks) e cartas (cards). As informações que você deseja se lembrar serão inseridas por você nessas cartas, e cada baralho, por sua vez, será um conjunto de cartas, que poderá ser uma matéria ou idioma que está estudando.

Memrise Learn Languages Free

Utilizando o mesmo princípio do Anki, o Memrise é ainda mais prático, pois trata-se de um aplicativo disponível no Google Play e App Store que auxilia o usuário a memorizar o vocabulário no aprendizado de uma nova língua. Você insere a informação e o aplicativo faz a programação para lembrá-lo, ao longo do tempo, sobre o que você aprendeu.

Learn English 6,000 Words

Ideal para quem quer expandir o vocabulário, Learn English 6,000 Words este aplicativo é formado por vários jogos com três níveis de dificuldade e oferece até 6000 palavras em inglês para memorização. Ao final de cada partida é possível rever as palavras que foram aprendidas.

Podcasts para aprender inglês

Se você tem uma limitação de tempo, o podcast é a ferramenta ideal pela praticidade e flexibilidade. Basta um fone de ouvidos e um app em seu smartphone para transformar o tempo perdido em horas de estudo.

Os podcasts para estudar inglês que vamos mostrar aqui trazem aulas e debates sobre os mais variados temas da língua. Alguns contam com lições curtas e exercícios para treinar a pronúncia.

ESL Podcast

ESL Podcast

Diálogos e cultura americana

O ESL Podcast é um podcast todo em inglês apresentado por Dr. Jeff McQuillan, de Los Angeles, Califórnia, que aborda assuntos do cotidiano, como relacionamento, saúde, vocabulários usados em cafés e jantares, conversa de negócios, entre outros.

A narração é feita bem devagar e pausadamente. Ainda existe um texto para que o ouvinte consiga acompanhar. Em alguns casos, algumas palavras são destacadas e Jeff explica o significado de cada uma delas para aumentar o vocabulário.

Se você quiser, ainda pode se cadastrar e se tornar um membro garantindo transcrições completas, vocabulário adicional, explicações extras e questões de compreensão do conteúdo.

Culips Podcast

Culips Podcast

Cultura canadense

Produzido no Canadá, o Culips Podcast tem como proposta ensinar a língua inglesa da forma que os nativos realmente utilizam. Todos os episódios são focados em situações reais e apresentados de forma bastante descontraída, como se você estivesse presente na cena ou em uma conversa entre amigos.

Além do podcast, o Culips disponibiliza para membros premium material de estudo com transcrições completas. Explicações detalhadas sobre as expressões e temas discutidos nos programas e quizzes para testar seu conhecimento também são abordados nos episódios.

Business English Pod

Business English Pod

Focado em inglês para negócios

As aulas do Business English Pod são destinadas àqueles que desejam aprender o inglês com expressões utilizadas no mundo dos negócios, incluindo Marketing, Gerenciamento de Projetos, Finanças e Contabilidade, TI e Recursos Humanos. Os materiais permite que o aluno compreenda e se comunique em diferentes situações, como telefonemas, apresentações, viagens, reuniões, negociações, entrevistas e conversas com uma linguagem simples e eficaz.

Cada podcast apresenta um diálogo com vocabulário de negócios e expressões idiomáticas que realmente são utilizadas. O professor dá uma explicação clara sobre o diálogo, permitindo que você entenda o que estão dizendo, por que motivo estão usando aquela expressão e aprenda outras maneiras de expressar a mesma ideia.

Algumas transcrições gratuitas dos podcasts estão disponíveis ao baixar o aplicativo no smartphone. Outros conteúdos são acessados somente por membros premium.

No site, você ainda tem acesso a e-books sobre “Como ter Sucesso em Entrevistas de Emprego”, “Negociações de Sucesso”, “Inglês para Telefonemas”, entre outros, que também podem ser baixados para seu smartphone ou computador.

Procura por um desafio maior e não somente os estudos?

Freakonomics

Freakonomics Radio

Discussões sobre economia

Rádio Freakonomics é um podcast premiado que, basicamente, trata de assuntos ligados à economia. Com edições semanais, a Freakonomics conta com mais de 7 milhões de downloads por mês e ainda vai ao ar nas rádios públicas dos Estados Unidos.

Este não é mais um podcast para aprender inglês, mas para se manter atualizado e, claro, aperfeiçoar a compreensão da língua.

O apresentador Stephen Dubner é jornalista e autor de quatro livros em parceria com seu colega e amigo, o economista Steven D. Levitt. No programa, ele recebe convidados influentes, cientistas sociais e empresários, falando sobre economia em temas cotidianos de uma forma surpreendente. A transcrição de cada áudio fica disponível em cada podcast, gratuitamente – veja um exemplo: How to Become Great at Just About Anything (Rebroadcast).

Podcast Serial

Serial Podcast

Seriado sobre um misterioso assassinato

O Podcast Serial é uma série investigativa baseada em histórias reais. Na primeira temporada, com doze episódios, é discutida a inocência de um garoto de 17 anos condenado pelo assassinato de sua ex-namorada.

Aqui, é importante que o ouvinte tenha um conhecimento mais avançado da língua, pois o foco não é o ensino do inglês, mas o entretenimento. Para auxiliar a compreensão, há transcrições de todos os episódios da primeira temporada disponíveis em wikispaces.com.

E agora? Depois de tanto material o que devo escolher?

Claro, se pretende apenas focar no conteúdo do edital é melhor procurar um curso preparatório online focado apenas no conteúdo exibido do edital. Porém lembre-se que aprender inglês pode ser algo divertido e prazeroso e é isso que tentamos sugerir que você também faça nos seus estudos. Além de ganhar vocabulário e melhorar o listening do seu nível de inglês ainda irá imergir em diferentes culturas.

 

Deixe um comentário