Audiobook para concursos sobre Direito, Legislações e motivacionais 1


De fato, é relativamente fácil encontrar diferentes podcasts e audiobook para concursos, sobre inúmeras temáticas e relacionados com diversos objetivos. A expansão dos conteúdos de áudio nos últimos anos proporcionou a sua penetração em diversos âmbitos. Neste artigo, você irá encontrar recomendações de audiobook sobre Direito, Legislações e também de materiais motivacionais.

Os conteúdos de áudio podem ser usados para praticamente qualquer coisa, mas sua aplicação educacional é o que nos interessa neste artigo. Alguns autores defendem que os podcasts e ebooks são educacionais e nasceram com o fim de contribuir para o planejamento do aprendizado de uma forma didática.

Além disso, o formato é democrático: pode ser criado por alunos, por professores, por instituições, etc. Mesmo assim, para ser considerado um meio educativo, precisa estar vinculado a um planejamento didático e alinhado com objetivos pedagógicos concretos.

Os conteúdos de áudio têm papel fundamental no processo de ensino e aprendizado, principalmente quando analisamos o recurso a partir da perspectiva dos efeitos positivos sobre os estudantes. Como destaque, podemos citar o enriquecimento da experiência de aprendizado, a potencialização da atenção do estuda, a reflexão em relação aos conteúdos e até mesmo o aumento da satisfação em estudar, além de outros aspectos como a redução da ansiedade. Estudar via áudio, quem diria, relaxa.

As vantagens em estudar com audiobook para concursos e podcasts

Agora, vamos dar uma olhada em algumas das vantagens, e se vale a pena, estudar com o uso de audiobooks para concursos:

  • Vantagens cognitivas: O uso educacional dos audiobooks potencializa as aptidões dos estudantes em relação à comunicação, aprendizagem colaborativa, assim como na interpretação, análise, seleção e difusão de conteúdos.
  • Envolvimento do estudante: Estudar através de audiolivros favorece o aprendizado autônomo.
  • Autogestão do estudante: Os audiolivros contribuem para que o candidato planeje o seu trabalho, já que permite que seja escutado fora do horário dos compromissos diários, em tempos de estudo ou até mesmo de ócio.
  • Contar com a experiência dos produtores do conteúdo: Este formato permite que você tenha acesso a qualquer momento e em qualquer lugar sobre explicações e esclarecimentos extras sobre os materiais vistos em apostilas, cursos e etc.
  • Continuidade do estudo: Os audiobooks para concursos contribuem para a ininterrupção do processo de aprendizagem e também ajuda a gerenciar e consumir conteúdos com alto poder de ensino regularmente.
  • Compreensão: Já que pode ser escutado uma e outra vez, a repetição do audiolivros facilita a compreensão de determinados conteúdos ao mesmo tempo que reforça a aprendizagem.

Outro fator positivo é o fato de permitir que os professores estejam sincronizados com os concurseiros de hoje, especialmente com os mais abertos às experiências digitais. De fato, os audiolivros facilitam o processo de ensino e aprendizado de quem se permita aproveitar todos os benefícios e recursos da internet.

Mesmo assim, quem não domina a tecnologia da mesma forma como alguns estudantes que já nasceram na era digital também pode se beneficiar das características deste formato. Praticamente todo mundo tem telefones celulares que são levados a todos os lugares e permitem que os arquivos de áudio sejam reproduzidos sem inconvenientes.

Não é a primeira vez que se criam metodologias educacionais baseadas em arquivos de áudio. É só lembrar das fitas cassete analógicas que já ajudavam, por exemplo, a aprender inglês (havia cursos completos em formato áudio) ou mesmo programas de rádio com conteúdos educativos.

Podcasts – a similaridade com programas de rádio

Poderíamos também estabelecer algumas diferenças entre os dois formatos mais populares de arquivos de áudio que encontramos na internet: os audiobooks e os podcasts. De uma forma geral, podemos dizer que os podcasts têm mais semelhança com um “programa de rádio”, já os audiolivros permitem que os conteúdos sejam vistos com mais profundidade.

Quando falamos isso de “programa de rádio”, nos referimos à flexibilidade do formato e como são desenvolvidos. Os podcasts permitem que sejam feitos comentários e até que se desvie um pouco do assunto, tudo para complementar as informações que são tratadas no material. A duração também é diferente, temos podcasts de menor tempo que a média dos audiobooks.

Audiobooks (ou audiolivros) costumam estar mais focados no conteúdo em si, a linguagem também é mais formal e os narradores acabam se tornando “parte” do conteúdo. Audiolivros também requerem mais atenção e não perder nenhuma palavra (ao contrário dos podcasts, que você pode escutar mais relaxado).

Ou seja, depende muito do conteúdo e dos objetivos de cada um escolher o formato mais adequado, sempre tendo em conta as diferenças e potencialidades entre ambos. Em linhas gerais, poderíamos dizer que os audiobooks são mais longos, têm mais densidade de conteúdo e requerem mais concentração. Já os podcasts são mais informais, curtos e se o candidato “perder uma palavra” não há muito impacto na assimilação dos conteúdos.

Os candidatos que optem pelo uso deste tipo de formato podem baixar automaticamente os conteúdos em seus computadores ou dispositivos móveis e ter o consumo e acesso facilitados. Como benefício, o concurseiro passa a contar com um processo de aprendizado mais rico. Os arquivos de áudio não são somente uma nova maneira de distribuir conteúdos, são uma forma de expressão, de interação e de criação de comunidades.

Audiobooks para concursos e outros conteúdos de áudio

Aqui na Enter Concursos já falamos algumas vezes sobre o estudo via áudio, e se você ainda não viu, há dois artigos que mencionam alguns excelentes exemplos de canais de transmissão de áudios para ajudar na preparação para concursos.

O primeiro deles é: Os melhores podcasts sobre Direito e concursos públicos, onde abordamos em detalhe 11 podcasts sobre concursos públicos, Direito e Legislação, assim como se fornecem os links para cada um deles. O segundo artigo, Provascast, um podcast de Concurseiros para Concurseiros que versa sobre o surgimento deste canal de informações, seus objetivos e como funciona.

Neste artigo, continuaremos dando dicas úteis para quem esteja estudando especificamente direito, legislações e alguns conteúdos motivacionais para dar aquele empurrão que fazia falta ao seu plano de estudos para concursos. Abaixo, detalhamos cada um, para que você tenha uma melhor ideia e possa escolher o mais adequado às suas necessidades.

Senado Federal – download grátis

Senado Federal do Brasil

Legislações e cursos na plataforma Saberes

A página do Senado Federal disponibiliza uma série de arquivos de áudio que podem ser muito úteis para quem esteja em busca de conhecimentos específicos sobre Legislação. A seção de arquivos multimídia responde em parte à Comissão Permanente de Acessibilidade, que visa expandir os tipos de formatos para que os conhecimentos da plataforma sejam universalmente funcionais.

Nesse espaço, você vai encontrará uma série de arquivos para download na parte de Legislação em Áudio, organizados da seguinte forma:

Constituição da República Federativa do Brasil: 12 textos da Constituição gravados em áudio nos estúdios da Rádio Senado. Disponíveis para ouvir diretamente na página ou para download.

Código Civil: 10 arquivos sobre o código civil, incluindo o último com o Código Civil completo. Também vale a pena dar uma olhada nos itens relacionados, com áudios sobre a história do Brasil e do Brasil Império e Memória Constitucional e Política.

Estatuto da Criança e do Adolescente: esta seção foi publicada em 2008 e disponibiliza nada menos do que 32 arquivos de áudio sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Legislação de Menores, Legislação sobre adolescentes e Direitos da Criança.

Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência: 12 arquivos de áudio com gravações sobre a convenção e suas resoluções relacionadas a cada artigo.

Estatuto do Idoso: 10 áudios que tratam assuntos como o Estatuto do Idoso, Assistência à velhice e outros artigos relacionados com a terceira idade. Para ter acesso aos extras, você pode encontrar mais material sobre direitos dos idosos, dispositivos constitucionais pertinentes e textos do Senado.

A Lei Maria da Penha e as Mulheres: A última parte desta seção da página do Senado traz dois áudios de uma reportagem especial da Rádio Senado com relatos e considerações sobre a violência de gênero. Também estão disponíveis links com conteúdos extras sobre a Lei Maria da Penha e Violência contra a mulher.

Estratégia Concursos – audiobooks para concursos sobre legislações

Estratégia Concursos é escola preparatória especializada em conteúdos para concurseiros e costuma ter bastante foco nos editais, além de separar os

Estratégia Concursos

Legislações completas no formato de audiobooks

cursos por matérias. A plataforma é bastante popular e se você entrar na página dos audiobooks vai ter à disposição uma seção completa com arquivos para download grátis sobre:

  • Constituição Federal de 1988
  • Lei 9.784/99 – Processo Administrativo Federal
  • Lei 12.846/13 – Lei Anticorrupção
  • Decreto 1.171/94 – Código de Ética do Servidor Público Federal
  • Lei 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação
  • Súmulas Vinculantes do STF
  • Lei nº 8.112/90 – Estatuto dos Servidores Públicos Civis Federais
  • Lei nº 8080 – Legislação do SUS

Livro do Juiz Federal Willian Douglas

Este material foi feito por Willian Douglas, um Juiz e professor brasileiro com vasta experiência em obras na área jurídica. O conteúdo é baseado best seller do próprio autor “Como Passar em Provas e Concursos: tudo o que você precisa saber e nunca teve a quem perguntar”. O livro versa sobre a possibilidade de transformar a forma como os candidatos conduzem seu aprendizado. São 87 horas de áudio em formato MP3.

Universidade Falada – audiobooks especializados para concursos

Universidade Falada

Vários audiolivros para concursos

A Universidade Falada é a maior empresa de audiolivros, audiobooks e audiocursos da América Latina. A companhia, de iniciativa privada, conta com mais de 1300 conteúdos especializados em diversas áreas. Seu objetivo é democratizar a cultura e facilitar o acesso ao conhecimento. Há duas seções que gostaríamos de destacar.

A primeira oferece conteúdos sobre Concursos Públicos e disponibiliza cerca de 60 audiolivros para compra e download. Os assuntos são os mais variados e você encontra títulos sobre Administração do Tempo, Aprendizagem Acelerada, Direito Civil, Penal, Leis, Manual do Concurseiro, entre outros.

A segunda está totalmente dedicada ao Preparatório para Prova da OAB. Os conteúdos abarcam temas como Lógica e Reflexão, Administração Pública, Direito Ambiental, Penal, Eleitoral e outros títulos de interesse específico sobre direito e legislação.

A página declara que os preços são acessíveis para todos e que inclusive há títulos que cobram valores simbólicos (cerca de R$ 10,00). A iniciativa se baseia no interesse de facilitar o acesso ao conhecimento sem que seja necessário recorrer à pirataria. Também há títulos gratuitos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos disponíveis na plataforma.

Toca Livros – audiobooks direto no smartphone

Toca Livros

Diversos audiobooks para concursos públicos

A Toca Livros é mais um bom exemplo de oferta de conteúdos de qualidade e bastante úteis para que esteja em busca de ampliar seus conhecimentos. A plataforma que opera por um aplicativo possui algumas funcionalidades como marcadores (continuar ouvindo do ponto onde você parou), função retroceder (voltar 30 segundos, útil quando o leitor se distrai), além de estatísticas para acompanhar a evolução da sua leitura.

A seção de concursos merece ser citada, quem está buscando conteúdos especializados sobre direito e legislação encontrará títulos como Administração Pública, Direito Previdenciário, Processual Penal e outros itens como Regime Jurídico Único e técnicas para desenvolver uma Super Memória para Concursos. Os preços variam entre R$ 8,00 e 20,00.

Afinal, vale a pena ouvir audiobooks para concursos?

A incorporação de novas tecnologias da informação no âmbito educacional realmente tem potencializado uma espécie de revolução no processo de ensino e aprendizado. Em poucos anos, as metodologias didáticas expandiram seus limites físicos e passaram a contar com vídeos, áudios e distribuição de conteúdos online.

O fato é que o processo de aprendizagem pode ser melhorado de diversas formas. A antiga técnica de debruçar-se unicamente sobre livros já não é tão eficiente em um cenário onde os candidatos estão sempre buscando novas formas de assimilar conhecimentos. Neste contexto, ferramentas como o uso de arquivos de áudio proporcionaram uma grande mudança no paradigma educativo.

Talvez a maior conquista deste formato seja permitir a independência do processo de aprendizagem e liberar o candidato da necessidade de estar presente fisicamente em um lugar em um determinado horário. A liberdade tem seu preço: a mesma requer que os candidatos sejam muito mais disciplinados em relação às suas obrigações tarefas autoimpostas.

Esperamos que este artigo seja útil para seus estudos e para a descoberta de novos processos de aprendizagem. A Enter Concursos está sempre na vanguarda das melhores dicas para você, concurseiro, e disponibilizamos conteúdos de interesse em nosso blog continuamente. Para mais informações e dicas sobre concursos atuais, basta acompanhar nossa plataforma de notícias sobre concursos públicos abertos e previstos.

Bons estudos e até a próxima!


Deixe um comentário

Um pensamento em “Audiobook para concursos sobre Direito, Legislações e motivacionais

  • Mateus

    Tenho dúvidas quanto a comprar audiobooks, queria compra los em inglês para acompanhar a leitura, mas não sei se vem o livro físico ou só o audio. Alguém pode me essa tirar essa dúvida.