Concursos para professores: abertos e previstos


Concursos para professores: qual a formação, salário e por que seguir essa carreira?

Com muita justiça, há quem defenda que o professor é o profissional mais importante do país. Tamanha reverência a este ofício se justifica, afinal de contas, está nas mãos dele a formação de todas as outras categorias.

Professores

Professores

Em termos de empregabilidade, boa parte das oportunidades provém de instituições públicas. Para conquistar o direito de assumir uma turma, porém, é necessária a aprovação em um concurso.

Da Educação Infantil ao Ensino Superior, cabe a ele a importante missão de transmitir conhecimentos.  Se você já é professor ou tem esse sonho, veja as informações mais importantes sobre essa carreira!

Formação necessária

Você sabe como é o caminho que precisa trilhar até chegar à sala de aula? Nós detalhamos. Estão habilitados a exercer a atividade todos os graduados em licenciaturas e também em pedagogia.

No entanto, quando se trata de Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, admitem-se profissionais que tenham cursado pelo menos o nível médio.

Quem almeja dar aula no Ensino Superior, por sua vez, precisa ter concluído o mestrado para poder concorrer às vagas em um concurso público. Vale lembrar que, melhorias do salário estão diretamente atreladas à titulação.

Oportunidades de carreira

Considerando-se as estatísticas publicadas no Censo Escolar da Educação Básica 2016, chega-se à conclusão de que a esmagadora maioria dos professores leciona exclusivamente em escolas públicas.

De acordo com esse levantamento, essa parcela corresponde a 75,6% do total de 2,2 milhões de professores em atividade. No extremo oposto, 20,6% trabalham exclusivamente em instituições privadas.

Sob essa perspectiva, é comum encontrarmos professores que, para complementar o salário, atuem em mais de uma rede – federal, estadual ou municipal, de maneira simultânea.  

Salário

Embora exerça uma função tão importante, o professor nem sempre é valorizado como deveria. Além de terem que enfrentar a precariedade de recursos, os salários nem sempre fazem jus a importância deste profissional.

Por lei, a única categoria a ter um piso salarial regulamentado é o magistério, que estabelece a quantia mínima a ser paga para profissionais de nível médio, que atuam 40 horas por semana. O último reajuste, realizado no início deste ano, fixou o valor de R$ 2.298,80.

Por coincidência, conclui-se que os vencimentos de quem leciona no ensino superior devem ser maiores, estando preferencialmente atrelados à qualificação do docente.

Concursos abertos e previstos para professores

Para quem está interessado na estabilidade proporcionada pelo funcionalismo público, uma maneira eficiente de ganhar tempo é a ferramenta de buscas da Enter Concursos.

Aplicando alguns filtros, o usuário pode identificar quais os concursos abertos para professores no Brasil, tendo acesso a todas as informações já divulgadas sobre o respectivo concurso. Pode ser que haja uma boa oportunidade na sua região!

Viu só como essa é uma profissão nobre? Não deixe de correr atrás de seus sonhos e se inscreva em concursos para professores. Mas antes compartilhe esse post em suas redes sociais!

 

Deixe um comentário