Como ganhar produtividade e performance nas provas de matemática


Prova de matemática

Prova de matemática

Não é todo mundo que tem boas lembranças da matemática ensinada nos ensinos Fundamental e Médio. Das frações às funções de primeiro e segundo grau, poucos se lembram das fórmulas e dos modos de solucionar as questões.

Dessa forma, ao longo da preparação para concursos públicos, é preciso começar praticamente do zero e reaprender algumas regras primordiais para ser competitivo em concursos de grande concorrência.

Os concurseiros de plantão sabem que, entre questões de legislação e português, muitos editais cobram conhecimentos de matemática básica.

Regra de três, frações, expressões e potências. Nós não somos professores de matemática, mas podemos ajudá-lo a organizar seus estudos e aprender mais. Confira!

Faça rascunhos

Na hora dos estudos, no cursinho ou em casa, sempre tem aquele momento que uma lampadazinha pisca na sua cabeça. Aí você pensa consigo mesmo: “Ah! Entendi”. Essa conclusão dá um certo alívio. Porém, é um pouco enganoso.

Mas, não se decepcione. Compreender o conceito é um passo importante, só é preciso ir além. Estudar com papel, lápis e borracha à mão é parte fundamental do processo, pois estimula o aprendizado real. Como os professores dos tempos de escola diziam: “é fazendo exercícios que se aprende”.

Tenha materiais de referência

Além de livros e apostilas com o conteúdo programático previsto no edital, na matemática é sempre importante ter um orientador. Se você não está em um cursinho ou não pode pagar um professor particular, pode buscar fontes igualmente confiáveis que oferecem cursos e videoaulas gratuitas no YouTube ou em outros sites e locais. Um desses canais é o do portal vestibulandia.com, que divide as aulas em módulos para quem quer aprender a matemática básica ou para aqueles que buscam conhecimentos mais avançados.

Permita-se errar… mas só por agora!

O momento inicial do processo de reciclagem dos conhecimentos em matemática é lento e complexo. Não tente acelerar ou pular essa etapa. Se você não estiver chegando à resposta de um exercício, continue tentando o máximo possível. Não se engane ao ver as respostas.

O mesmo vale para o uso de calculadoras. Se você não pode utilizá-las durante a prova, por que lançar mão delas no momento da preparação? Adições, subtrações, multiplicações e divisões serão recorrentes no concurso. E você precisa estar preparado para resolvê-las rapidamente. Portanto, use apenas as ferramentas que você terá disponíveis no dia do concurso.

App para desenvolver atalhos mentais

Assim como as demais disciplinas, tudo se baseia na prática. O app Truques Matemáticos (disponível para Android e iOS) irá ajudá-lo a desenvolver o raciocínio e buscar respostas rápidas para divisões e multiplicações que vão além das tabuadas de três, quatro e cinco.

Na hora da prova…

As questões de matemática também têm muito de português, uma vez que apresentam problemas interpretativos. Então, antes de pensar que fórmula ou quais contas você precisa fazer, leia o enunciado com atenção e certifique-se de que você compreendeu realmente o que deve fazer.

Pode parecer clichê, mas nunca se esqueça de começar pelas questões que você acha mais fáceis. Isso dá um up na motivação e, ao longo da prova, você acaba buscando na memória técnicas que podem ajudar na resolução dos problemas mais complicados.

Com ou sem matemática, os próximos concursos estão aqui. Receba, gratuitamente, alertas sobre os próximos concursos cadastrando-se no buscador da Enter Concursos.

Deixe um comentário