Concursos públicos na área da saúde: quais são eles? 1


Concursos para área da saúde

Concursos para área da saúde

Quem trabalha pela saúde, não atua apenas na cura ou tratamento de doenças. Estar saudável tem muita relação com o bem-estar da pessoa e de sua família. Nessa área, não atuam apenas médicos e enfermeiros. Profissionais de diferentes níveis e carreiras trabalham no apoio e atenção à população. Vamos entender o que fazem alguns profissionais da área?

Agentes de saúde (combate a endemias)

À primeira vista, o trabalho do agente de saúde pode parecer irrelevante. Contudo, esses profissionais são os maiores responsáveis por uma saúde de qualidade continuada. Os agentes estão em contato direto com a população em uma carreira bastante atuante e com concursos em todo o país, principalmente em nível municipal.

Além do escopo tradicional, com questões de interpretação e matemática ou raciocínio lógico, os concursos para agentes de saúde apresentam questões específicas, exigindo conhecimentos básicos do funcionamento da saúde pública, como o exemplo da prova realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Médicos

Agem na investigação e descoberta de problemas de saúde e doenças. Também têm relevância fundamental no trabalho a longo prazo. Uma vez que criam condições favoráveis à manutenção da saúde, monitorando e acompanhando o histórico médico dos pacientes.

Os concursos para médicos são bem mais exigentes e diversificados. Muitos, como este, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com banca da Fundação Carlos Chagas, exigem especialização e residência médica.

Enfermeiro

Se houvesse um verbo diretamente relacionado ao enfermeiro, seria o verbo cuidar. O seu atendimento faz a verificação do estado clínico para a identificação de sintomas e pode também cuidar de pessoas com incapacidades físicas.

O enfermeiro que presta concurso público precisa estar ciente que atuará diretamente com o Sistema Único de Saúde, o SUS, que tem legislação e funcionamento próprios. Esses conteúdos certamente são cobrados nos processos seletivos, vide prova organizada pela CESGRANRIO para a Prefeitura de Salvador/BA.

Auxiliar de enfermagem

O auxiliar de enfermagem atua na preparação. Sua principal função é no sentido de dinamizar os procedimentos,  preparando o paciente, o instrumentário e o consultório, deixando-os nas condições ideais para o atendimento.

Da mesma forma que os concursos para enfermeiros, são provas que exigem conhecimentos gerais e específicos. Dê uma olhada nessa prova da VUNESP (uma das bancas mais importantes do estado de São Paulo) para a Prefeitura de Presidente Prudente/SP.

Odontologia

No passado, muita gente só ia ao dentista para extrair aquele dente que estava doendo. A odontologia era vista como uma ciência que cuidava apenas da parte estética. Esse princípio está totalmente errado. Uma dentição e higiene bucal adequadas são necessários até para uma nutrição de qualidade que, se mal realizada, pode provocar doenças muito mais graves.

De modo geral, é importante atentar para concursos de órgãos com regulamentos e regras específicas. É o caso do processo seletivo da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba/PR, que reservou questões para a análise exclusiva do estatuto da instituição.

Fisioterapeuta

O fisioterapeuta trabalha na recuperação de traumas, lesões e doenças decorrentes de acidentes. É também uma carreira de extrema responsabilidade, uma vez que lança mão de técnicas dos mais diversos níveis de complexidade para restaurar habilidades físicas e motoras dos pacientes.

Estamos falando de carreiras com muitas especificidades. Por isso, nem sempre é possível avaliar os conhecimentos dos concurseiros em uma prova de múltipla escolha. Em alguns casos, como o do edital do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região, é realizada uma prova discursiva com redação ou estudo de caso, exigindo uma sugestão de aplicação real para a solução de algum problema.

Radiologista

O diagnóstico por imagem é um grande aliado da saúde. Por meio de uma simples radiografia, ou de métodos avançados, como uma ressonância magnética, é possível identificar doenças séries em estágios iniciais. Assim, o radiologista é peça fundamental para o diagnóstico precoce e aumento das chances de sucesso no tratamento de doenças.

O médico radiologista está entre os profissionais mais valorizados da medicina e, nos concursos públicos, essa tendência é mantida. Também há oportunidade para técnicos em radiologia, responsáveis por auxiliar na operação de equipamentos de diagnóstico por imagem, como o concurso da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Muitas carreiras pela qualidade de vida das pessoas

Deu para perceber que tem bastante gente interessada na promoção da saúde, não é? E essas são apenas algumas profissões. Temos psicólogos, educadores físicos, assistentes sociais, administradores e profissionais de muitas outras carreiras atuando nessa área. Onde há profissionais de diferentes formações e níveis de instrução, há concursos que se adequam a cada perfil. O caminho é saber procurar a melhor oportunidade (e observar bem as exigências acadêmicas e do conteúdo programático para cada cargo).

Nesse quesito, a Enter Concursos pode te ajudar. Como nosso sistema de pesquisa segmentado, você pode fazer uma simples busca textual, digitando a sua profissão; ou pode filtrar por área de atuação. Nesse caso, serão listados os editais abertos para a sua carreira ou áreas correlatas. Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar um processo de seleção para profissionais da saúde.

E, para não perder nenhum processo seletivo, a Enter Concursos tem uma facilidade. É o nosso buscador. Por ele, é possível escolher, entre outros filtros, a área de interesse e a região. Nós iremos selecionar os editais do seu interesse e enviar, gratuitamente, alertas para o seu e-mail, com os próximos concursos.


Deixe um comentário

Um pensamento em “Concursos públicos na área da saúde: quais são eles?