5 Dicas para Fazer um Resumo de Maneira Eficiente
By Enter Concursos
- 4 minutes read - 728 wordsFazer um resumo é uma das mais excelentes técnicas para memorizar o conteúdo que vai cair na prova. Muitas pessoas pegam o livro, fazem um resumo e estudam para a avaliação dessa maneira, tirando geralmente notas boas.
Especialistas afirmam que através do método de criar um resumo do texto a ser estudado, a capacidade do estudante de memorizar aumenta em 50%. E isso é excelente, principalmente para quem está com um concurso público batendo na sua porta e há uma tonelada de textos a serem estudados.
Portanto, aqui você vai aprender a fazer resumos de uma maneira eficiente, de modo a alcançar os seus objetivos.
1. LEIA O CONTEÚDO
Talvez, na época da faculdade, você era acostumado a fazer trabalhos sem nem ler o conteúdo direito. Pois bem, se alguns professores pegaram leve com você, não significa que as bancas examinadoras vão fazer o mesmo, mas não vão mesmo! Então, procure ler o conteúdo.
Olha, isso é excelente para as suas pretensões e isso nós vamos falar mais à frente. Ler o texto completo é uma necessidade que não dá para virar as costas. Por exemplo, caso, na hora da prova, alguma coisa que não caiu no seu resumo esteja presente, você ainda terá aquelas informações tiradas na leitura do livro guardadas na sua mente. É só vasculhar.
Mas aí você pode dizer: eu já estou fazendo o resumo porque eu não consigo memorizar com facilidade! Então nós respondemos: a nossa mente age de uma maneira associativa na maioria das vezes. A partir do momento que você já tem algo facilmente memorizado, conexões com outros componentes do assunto que ficaram guardados na sua mente podem chegar mais rápido à sua consciência. Então, se lembrar não vai ser tão complicado assim.
2. LER NOVAMENTE E FAZER MARCAÇÕES
Ler uma vez não basta. Isso acontece porque a nossa mente sempre vai deixar passar alguma coisa. Na segunda leitura você vai perceber coisas que tinham passado batidas na primeira vez que você se aventurou por aquele conteúdo.
Mas, ler uma segunda vez somente não é o suficiente. Você terá que fazer alguma coisa a mais: fazer marcações de texto. Vá marcando o que for importante, grife ideias, faça anotações. Esse vai ser o seu esboço do resumo. Então, vá destacando tudo o que você acha importante. Não tenha medo de estar marcando demais, o processo seletivo vem depois.
3. FAÇA UM FICHAMENTO
É quase como um resumo. Mas o que é mesmo um fichamento? Bem, existem vários tipos, mas ao que nós vamos nos ater é o modelo detalhado, no qual você ficha, ou seja, recorta do texto trechos que juntos sintetizem o que o autor quis passar.
Mas, além de sair destacando vários trechos, você também vai comentá-los, interligando todos os textos através dos seus comentários e com isso você vai criando a estrutura do seu resumo.
Essa, na nossa opinião, é uma das melhores formas de estudar um conteúdo. Ele fica grudadinho na sua mente.
4. HORA DE FAZER UM RESUMO
Vai ser tranquilo demais depois de tudo o que você já fez. Pegue suas anotações e o seu fichamento e vá juntando tudo, de acordo com a ordem dentro do texto original. Depois vá eliminando aquilo que só está ocupando espaço ou destoando do resto.
Ao escrever um resumo sempre se lembre de falar na terceira pessoa, usar aspas nas citações e colocar o número da página. E também entenda que não é para copiar o texto, diminuir o número das palavras e trocar algumas. Você vai pegar a ideia central do que foi dito e explicá-la com as suas palavras de uma maneira rápida e fácil de entender.
Você não comentou o fichamento feito na etapa passada? Pois é, é basicamente aquilo o que você fará.
5. COPIE TUDO MANUALMENTE
Depois que terminar o seu resumo, que provavelmente você fez no computador ou notebook, pegue o seu bloco de notas e vá escrevendo tudo novamente, só que dessa vez na caneta.
Se fazer um resumo aumenta em 50% a sua capacidade de memorização, copiar o resumo para o papel aumenta ainda mais. Vários candidatos a concursos públicos dizem que escrever ajudou-os a fixar e entender de uma maneira muito mais avançada.
Agora que você já sabe as dicas, não perca mais tempo e memorize esse assunto de uma forma muito mais sistematizada, eficiente e organizada.
Boa sorte!