Como se Preparar Dias Antes da Prova


Driblar a ansiedade existente nos dias anteriores à grande prova não é nada fácil. Pior, existem pessoas que mal sabem o que fazer antes de participar de uma grande seleção e acabam tomando um caminho totalmente errado na preparação.

Hábitos que podem te atrapalhar são muitos, mas você pode preferir um trajeto mais calmo e sadio até o dia da prova, não é mesmo. E acredite, isso pode fazer toda a diferença enquanto você estiver sentado na cadeira com a caneta na mão pronto para responder aquela questão.

CUIDE DA SUA MENTE

O estresse, a ansiedade e o nervosismo são os seus piores inimigos. Nada pior do que ir fazer uma prova com tudo isso dentro da cabeça. Então, que tal adotar algumas posturas para poder ficar mais relaxado? Uma importante dica é fazer caminhadas, começar a correr uns dias antes da prova, somente para fazer com que o seu cérebro passe a relaxar mais.

Como se Preparar Dias Antes da Prova

Também não deixe os últimos dias para se matar de estudar. Acredite, só vai trazer mais nervosismo e insegurança. E isso é tudo o que você não quer. O máximo que você pode fazer é dar uma olhada nas suas anotações, ver o mapa mental que foi criado, apenas essas coisas básicas. Destine a isso uma parte do seu dia.

Mas, depois que tiver acabado de revisar, saia de casa, vá ao cinema, dê um passeio na praia, faça um esporte, mantenha a sua rotina ocupada e bem leve e relaxada. Nada de ficar em casa no Facebook, pois isso só aumenta espaço para a paranóia.

A sua intenção aqui é chegar no grande dia calmo, de bem com a vida e sem estresse algum. Nunca pense que se você tivesse estudado um pouquinho a mais nesses dias que precedem a prova, as coisas teriam sido melhores. O que tinha que ser feito já deveria estar pronto há muito antes.

CUIDE DO SEU CORPO

Apesar de a ansiedade ser horrível para quem vai ter um grande momento na sua vida a um curto período de tempo, não é só a mente que precisa de uma folga. O seu corpo também. E o primeiro passo para ficar saudável na hora da prova é se alimentar bem.

Nada de comer coisas gordurosas, que te deixam mais sonolento e são suscetíveis a causar indigestão, e nem abusar de chocolate se o tempo estiver mais quente. Prefira uma alimentação mais leve, mas não menos reforçada.

Ninguém quer fazer uma prova com dor de barriga ou indisposto, não é mesmo? Por isso, cuide-se. Sempre beba água, mantenha-se bem hidratado. E dispense os refrigerantes também. Prefira sucos de fruta, que já possuem uma boa quantidade de água e ainda contam com os nutrientes que são muito importantes para o nosso corpo.

NO DIA DA PROVA: COMO SE PREPARAR

No dia da prova, é importante sair de casa sempre cedo. Se você mora em uma grande metrópole brasileira, já deve saber como é que o trânsito funciona em dias de vestibular e concursos públicos. Então, saia mais cedo e tente chegar no máximo meia hora antes de fechar os portões. Não dê vacilo se você for de ônibus, o que mais acontece é gente perdendo prova porque chegou atrasado.

Na saída de casa, não se esqueça de levar a garrafinha de água. Vai ser importante se manter hidratado dentro da sala, já que você provavelmente vai passar um tempo considerável lá dentro.

Também cogite a ideia de levar um lanche, mas não saia por aí escolhendo qualquer coisa fácil de comer. Um pacote de biscoito ou bolachas é muito recomendado e o mais adotado pelas pessoas que vão fazer a prova.

Outro item muito utilizado é a famosa barrinha de cereal. Ótima para proporcionar mais energia e concentração durante a prova. E, é claro, as frutas podem ser uma ótima companheira alimentar. Fáceis de comer, geralmente bem hidratadas, saborosas e saudáveis, sem comprometer o seu intestino bem durante esse grande momento.

Agora feche os olhos e respire fundo três vezes. Não se desespere. Não é difícil como parece passar num concurso público e não vai ser o fim do mundo se você não chegar lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *