Os melhores podcasts sobre Direito e concursos públicos 1


Todo concurseiro sabe que o tempo é fator primordial e não deve ser desperdiçado. Ainda mais para quem não pode se dar ao luxo de apenas estudar para o concurso e precisa trabalhar.

Mas você já parou para pensar no tempo que passa fazendo atividades mecânicas, como lavar louça, arrumar a casa ou fazendo atividades físicas? Pense ainda em quanto tempo é desperdiçado no metrô, ônibus ou engarrafamento, quando você poderia aproveitar para estudar, mas está ali desperdiçando seu tempo. Preso na fila do banco.

Isso, certamente, é angustiante e causa ainda mais pressão diante do curto prazo para as provas. Para otimizar o tempo e transformar esse “tempo perdido” em algo muito mais proveitoso, os podcasts sobre Direito e para concursos (já que é uma matéria muito comum em qualquer prova de concurso) podem ser seus aliados, unindo a facilidade do uso ao ensino.

O que são podcasts?

Os podcasts, também conhecidos como podcastings, são quase como um blog com arquivos de áudio abordando os mais diversos temas, onde alguém produz um arquivo mp3, salva em um servidor na internet e o interessado por aquele tema pode “assinar” o podcast e receber atualizações sempre que um novo áudio estiver disponível.

O grande diferencial entre os podcasts e as mídias de massa, como os programas de rádio, por exemplo, está em ouvir um conteúdo específico a qualquer hora e em qualquer lugar. Os arquivos podem ser ouvidos diretamente do site, ou baixados no seu computador ou smartphone e levados com você. O que faz toda a diferença.


Quer receber alertas de novos concursos por e-mail para cargos na área jurídica? Assine e receba alertas diários ou semanais!


Agora, com os fones de ouvido em mãos, confira os 11 melhores podcasts para concursos e Direito para você estudar de uma forma diferente e aumentar a produtividade:

  1. Alô Concurseiro – AlfaCon
Alfacon Concursos Públicos

Alfacon Concursos Públicos

No blog da equipe AlfaCon você vai encontrar o Alô Concurseiro, um canal em formato de entrevista, com dicas de disciplinas e de estudo para concursos públicos. Apresentado por Kamilla Rorato, jornalista do AlfaCon, a cada programa o concurseiro sabe um pouco mais sobre o professor e sobre a disciplina que ele leciona nos cursos que são disponibilizados no site.

O programa não é um material de estudo, é uma espécie de orientação aos alunos em relação aos materiais didáticos, dificuldades de estudar para concursos, curiosidades da rotina de quem já trabalha na área (com auditoria fiscal, por exemplo) e dicas dos profissionais sobre as disciplinas que aparecem nos editais. Tudo exposto de forma bastante descontraída.

Outro ponto bastante interessante é a interação com o público. O ouvinte pode enviar mensagem de áudio com as dúvidas e estas são respondidas no podcast. O tempo de cada programa não é limitado, pode variar entre 10 e 30 minutos.

Além do Alô Concurseiro, o AlfaCon lançou um novo canal chamado Responde aí, onde o ouvinte pode praticar a resolução de questões em qualquer lugar. Questões retiradas do material de estudo da AlfaCon são anunciadas e o ouvinte tem um tempo de para responder, mentalmente, certo e errado antes de ouvir o comentário.

  1. QC Cast

QCCast-logoO QC Cast é o podcast para concursos do site Qcconcursos.com. Criado em 2013, o QC Cast conta com mais de 50 programas, com duração aproximada de 30 minutos, e apresentados por Claudia Jones, jornalista especializada em concursos. Os programas buscam auxiliar a preparação do candidato trazendo especialistas para debater os mais variados assuntos.

Para compor a lista de convidados, o QC Cast conta com professores do Qconcursos, como Frank Mattos, de Informática, Claudio Freitas, professor e Juiz do Trabalho, Anita Salvadori Randi, professora de Enfermagem, entre vários outros nomes.

Além dos professores, o QC Cast traz coaches e especialistas em concursos, como Lízia Medina, professora de Direito e coach para concursos e OAB, Sergio Belsito, presidente regional do Banco Central do Rio de Janeiro, Rodrigo Lelis, especialista em concursos e Analista processual da PGE-RJ, que, de forma bastante descontraída e informal, fazem uma análise da disciplina para o concurso, falam sobre as expectativas para as provas e dão dicas de comportamento, estudo e preparo.

Os especialistas ainda respondem às dúvidas que os estudantes enviam, tratam sobre temas atuais e os assuntos mais abordados pelas bancas, para que o estudante aumente sua capacidade de argumentação.

  1. ProvasCast – por Walter Cunha para concursos de TI
Podcast Provas Casts

De Concurseiros para Concurseiros

O ProvasCast é um podcast especializado para concursos de TI, criado pela equipe do Provas de TI diante da necessidade de motivar preparar e inspirar seus alunos.

Em formato de bate-papo e com muita descontração, os programas têm cerca de 1 hora de duração e são separados em blocos para que não se torne cansativo e a informação seja absorvida mais facilmente.

Os programas contam com entrevistas, discussões de editais entre outros assuntos, essenciais para qualquer concurseiro. Os entrevistados são aprovados que compartilham suas experiências e rotinas de trabalho, contam sobre as técnicas utilizadas para a aprovação, dão dicas de como ser aprovado nos concursos mais concorridos da área de TI e sobre como vencer os desafios e manter-se firme nos estudos.

O foco do Provascast é estímulo com muito bom humor, ideal para ser ouvido quando estiver precisando de uma certa dose de motivação.

Se quiser saber um pouco mais, não deixe de conferir o artigo escrito pelo Walter Cunha, professor e comentarista do ProvasCast, aqui mesmo no blog da Enter Concursos: Provascast, um podcast de Concurseiros para Concurseiros

  1. Podcast do blog do Fernando Mesquita
Blog do Fernando Mesquita

Podcast com táticas, estratégias e comportamentos para aprender mais rápido e vencer na vida

Fernando Mesquita, escritor, professor, palestrante e servidor público, tem em seu blog um canal de podcast que conta com arquivos de áudio e vídeos, onde o áudio também pode ser baixado, trazendo reflexões, mitos e verdades, conselhos e opiniões para quem se prepara para concursos públicos.

Com programas curtos, de aproximadamente 10 minutos, e sem convidados, Fernando comenta com uma linguagem bastante direta tudo aquilo que pode atrapalhar a concentração do candidato, traz estratégias para resolução de questões e dicas valiosas para quem está iniciando os estudos ou encontrou alguma dificuldade na jornada.

Dentre os assuntos mais comentados, estão “Estilos de aprendizagem – como você aprende melhor?”, “Como aproveitar melhor as noites” e “Preciso resumir o PDF?”, onde, neste último, ele fala sobre estudo ativo, mapas mentais e outros tópicos importantes para a aprovação.

  1. Lex Cast – Marcio Etiane
LEXCast - Canal do Juridiques

Explicando o Juridiques para leigos no Direito

Para quem busca se manter bem informado na área de Direito, o Lex Cast auxilia no entendimento dos termos jurídicos e interpretações de leis em Direito Penal, Empresarial, Eleitoral, Notarial, Tecnologia da Informação, entre outros.

O programa é apresentado por Márcio Etiane, Bacharel em direito e Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas.

Segundo Márcio, o podcast surgiu da necessidade de esclarecer os conceitos jurídicos. Ele conta que, ao acompanhar os comentários na mídia, percebia muita confusão por parte dos leitores e apresentadores por não terem embasamento ou formação jurídica, e acabavam confundindo institutos, conceitos e realizando análises equivocadas.

Este podcast jurídico explica e simplifica fundamentos e conceitos do Direito com exemplos atuais, fornecendo as ferramentas necessárias para que o ouvinte possa compreender as notícias e fatos jurídicos e formar sua própria opinião a respeito delas.

  1. Estratégia Concursos – legislações completas no formato de audiobooks 
Estratégia Concursos

Legislações completas no formato de audiobooks

No site do Estratégia Concursos, o concurseiro encontra audiobooks com as legislações que são mais cobradas em concursos públicos. Não é exatamente um podcast, mas para aqueles que desejam se manter atualizados e não dispensam os estudos nas horas vagas, o canal é uma ótima opção de material de estudo.

Os audiobooks são narrados e estão divididos em blocos com duração entre 15 e 30 minutos. Dentre as legislações disponíveis estão a Constituição Federal de 1988, o Estatuto dos Servidores Públicos Civis Federais, Lei Anticorrupção, Lei 9.784/99 – Processo Administrativo Federal, Lei 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação, Súmulas Vinculantes do STF, Lei nº 8080 – Legislação do SUS e Código de Ética do Servidor Público Federal. Os audiobooks podem ser ouvidos on-line ou baixados através do site do Estratégia.

O site Estratégia Concursos possui um excelente material didático, vide os audiobooks e também o cursos online e em PDF.

  1. Salvo Melhor Juízo
Salvo melhor juízo

O seu podcast sobre direito é aqui. Até que se prove o contrário.

Outro podcast para quem quer ficar informado na área de Direito, mas sem formalidade, é o Salvo Melhor Juízo. A ideia surgiu entre amigos, com objetivo de destrinchar os termos técnicos do Direito e expor de maneira franca e direta os assuntos mais relevantes.

A equipe é formada por Thiago Hansen, professor de História do Direito na UFPR e UNICURITIBA, Carolina de Quadros, advogada especialista em direito do trabalho, e Gustavo Favini, servidor público do Tribunal de Justiça do Paraná. Os programas têm duração de até 2 horas e recebem convidados aprovados em concursos, especialistas e professores para um bate papo informal com a visão do Direito sobre as questões que estão em pauta nas redes sociais e mídias em geral.

  1. Direito Criativo
Direito Criativo Podcast

Direito, Criatividade, Desenvolvimento Pessoal & Educação, com um pouco de Rock&Roll.

Na mesma linha do Salvo Melhor Juízo, o podcast Direito Criativo narra acontecimentos recentes e experiências reais sempre com muita criatividade e bom humor. Conecta assuntos que parecem distintos de uma forma bastante interessante.

Realizado por Felipe Bezerra, advogado corporativo, o podcast tem como objetivo aumentar o conhecimento do ouvinte de forma criativa, pois, como Felipe diz em seu primeiro programa, “Criatividade é uma forma de resolver problemas já existentes de modo inovador. E advogar é, quase que exclusivamente, resolver problemas já existentes”.

Os programas duram, em média, 30 minutos e possuem um formato bastante interessante. Felipe aborda temas polêmicos, como o processo de impeachment e o atual sistema de ensino das universidades, e ainda consegue mesclar, em um único programa, “simplicidade, Da Vinci e Messi” com o Direito e uma dose de Rock&Roll.

  1. Amo Direito
Amo Direito Podcast

Podcast com professores especialista em Direito

O podcast Amo Direito traz conteúdo jurídico e dicas para concurso com muito bom humor. Os programas são transmitidos ao vivo, onde os seguidores podem acompanhar e participar enviando perguntas e sugestões. Para quem perdeu ou deseja ouvir novamente, os programas são disponibilizados online ou para download.

O canal Amo Direito convida grandes do direito no Brasil, como Elisa Moreira e Murillo Ribeiro, Delegados PCMG, professores e criadores do canal Em Delta, Ivan Jezler, advogado criminalista e professor do Curso CEJAS, a juíza Quitéria Péres, entre vários outros, que falam sobre Processo Penal, Direito tributário, Constituição, Direito administrativo e, para aqueles que estão estudando para concurso, os convidados dão dicas, auxiliam com o edital e revisam o conteúdo.

Como os temas ficam por conta dos convidados, a duração pode variar. É possível encontrar programas de 20 minutos ou de até 1 hora de duração.

  1. Direito ADM
Direito ADM Podcast

Por Irene Nohara

O podcast é apresentado pela Irene Nohara, que é professora de Fundamentos de Direito Público na Universidade Mackenzie e autora na área de Direito Administrativo, com mais de dez livros publicados.

A ideia do podcast surgiu a partir da necessidade da professora disponibilizar seus boletins semanais da fanpage Direito Administrativo em outro formato, para que os alunos que não pudessem ler os resumos naquele dado momento, conseguissem ouvir a caminho do trabalho, no trânsito ou ao realizar outras atividades.

Os podcasts variam entre 3 e 15 minutos e podem ser ouvidos e baixados através do site Direito Adm ou do SoundCloud. Em alguns programas, Irene aborda questões de concurso e disponibiliza as respostas em seu site. Em outros, explica sobre leis e comenta as notícias que estão em alta nas mídias, esclarecendo com a visão do Direito.

  1. Páginas de Direito
Páginas de Direito Podcast

Excelência em Conteúdo Jurídico

O site Páginas de Direito foi criado pelo professor e Desembargador aposentado do TJRS, José Maria Tesheiner que, no auge dos seus 65 anos, decidiu aprender html e colocar o site no ar. Hoje, aos 80 anos, e em parceria com a advogada especialista em Processo Civil e também professora, Mariângela Milhoranza, comandam o site e os podcasts.

Os podcasts do canal são curtos, variam entre 3 e 15 minutos, e estão separados em quatro temas: O novo Código de Processo Civil, Jurisdição e Processos, que aborda temas variados, História do Processo Judicial, com 69 episódios, e Processos Coletivos, série com 24 episódios.

Se você se interessou pelos podcasts para concurseiros e sobre Direito, que têm como principais objetivos facilitar a vida do candidato, aumentar sua produtividade e familiarizá-lo com a carreira para que ele tenha certeza de estar tomando a decisão certa, não deixe de conferir os links, compartilhar nas redes sociais e deixar sua opinião.

Agora você não precisa mais pensar em qual material ou livro levar consigo para poder estudar depois do expediente. Basta manter a playlist atualizada. 🙂


Deixe um comentário

Um pensamento em “Os melhores podcasts sobre Direito e concursos públicos

  • Marchelo Almeida

    O melhor é o do site Qconcursos , o mlehor podcast que já ouvi. O QC CAst tem didática e a gente pode estudar onde estivermos. 😉