Como ler o edital do concurso?
By Nova Concursos
- 3 minutes read - 618 wordsO edital é o principal meio de comunicação entre o órgão que está oferecendo o concurso público e os candidatos. É através do edital que são divulgadas as oportunidades, exigências do cargo, salários, benefícios, jornadas de trabalho e forma de contratação. E, embora seja um documento extenso, entenda por quê você precisa ler o edital completo e como otimizar essa leitura.
Todas as informações estão no edital. Período de inscrição; valor da taxa de inscrição; se há como pedir isenção da taxa e quais os critérios de isenção; prazo para pagamentos da taxa, documentos aceitos no momento da prova; conteúdo exigido e daí por diante.
Para otimizar a leitura do edital, siga as seguintes recomendações:
Veja qual é a banca organizadora do concurso: conhecendo a banca, é possível saber de cara algumas informações sobre o estilo de prova, nível de exigência e daí por diante.
Leia com atenção as especificações do cargo - tipo de contratação, local de exercício, atividades exercidas, salário, jornada de trabalho e afins. Pode ser que o concurso ofereça um número de vagas imediatas mais outras oportunidades de cadastro de reserva.
Atente-se também à validade do concurso. Às vezes as oportunidades são preenchidas antes do vencimento do concurso. Noutras, candidatos aprovados aguardando nomeação perdem o direito a ela por conta do vencimento do prazo do concurso.
Atente-se às informações referentes a inscrição - alguns concursos, por exemplo, isentam candidatos que tenham doado sangue ou servido em júri. Confira sempre os critérios de isenção da inscrição. Muitas vezes os candidatos deixam de prestar o concurso por não tem o valor da taxa de inscrição mesmo sendo elegíveis a uma isenção.
Preste atenção também no período de inscrição. Às vezes o edital indica que o período é até determinada hora do dia - das 10h da manhã do dia 20 de outubro às 14h do dia 10 de novembro, por exemplo. Se você não está atento a isso, deixa passar. Aí vai tentar se inscrever às 16h do dia 10 de novembro sem sucesso.
Confira o tipo e período de provas. Há concursos, por exemplo, que fazem uma prova objetiva (múltipla escolha) com 3h de duração. Outros, porém, aplicam uma prova objetiva e uma prova discursiva - que pode ser redação, elaboração de peça, pergunta e resposta - também no período de 3h. Saber esse tipo de detalhe te ajuda a otimizar seu tempo de prova - porque é preciso contar também com o tempo de passar as respostas do caderno de questões para a folha de respostas. Verifique também se as provas são aplicadas em um único dia ou se são aplicadas em etapas.
Critérios de desempate e recursos - muitas vezes o candidato alcançou a nota de corte na prova objetiva, mas não foi aprovado por conta dos critérios de desempate. Muitos concursos preveem recursos nesses casos. Fique atento.
Nível de escolaridade e tempo de função são alguns dos trechos mais negligenciados do edital. É mais frequente do que parece os candidatos não prestarem atenção nesses pontos e acabarem reprovados porque o nível de escolaridade exigia tempo de diploma/pesquisa/exercício da função. E, nesses casos, nem adianta entrar com recurso, porque não cabe nenhuma apelação.
Normalmente, os editais incluem anexos com os conteúdos programáticos das provas. Ali estão todas as informações sobre o conteúdo que será exigido nas provas. Os principais materiais e apostilas oficiais para concursos apresentam o conteúdo à risca do edital para auxiliar o candidato em sua aprovação.
Agora que você conhece os principais pontos dos editais, adquira materiais de apoio de qualidade e se prepare bem para a aprovação!
Esse texto foi produzido pela Nova Concursos exclusivamente para o site Enter Concursos. Conheça o blog da Nova e encontre mais dicas.