Provas de concursos públicos anteriores: como encontrá-las 2


Que pena que os concursos públicos não são como os vestibulares, o ENEM, que deixam públicas as suas provas. Por causa disso, na hora do candidato ir estudar através de provas de concursos anteriores, ele acaba encontrando empecilhos que tornam essa tarefa quase impossível. Não é verdade?

Você sempre vê dicas falando para estudar por provas de concursos anteriores, mas nunca viu nem sinal e nem alguém que já conseguiu encontrar essas provas. Talvez você precise conhecer mais pessoas que já tentaram um concurso. E com certeza você precisa saber como procurar as provas dos concursos anteriores, porque o acesso à elas é possível sim.

ACESSO RESTRITO

É importante que você entenda o seguinte: por motivos que iremos explicar mais adiante, as bancas examinadoras que vão formular os certames só permitem a visualização das provas anteriores para pessoas que fizeram a seleção. Um exemplo disso é a Fundação Carlos Chagas, a famosa FCC, que fornece a você, candidato já cadastrado, uma senha e o número do caderno. Com isso você entra lá, vê as provas de concursos anteriores e estuda através delas.

FCC Fundação Carlos Chadas - Download de provas

Outras bancas só pedem o número do seu CPF e com isso as provas já ficam disponíveis. Enquanto a Vunesp, por exemplo, não vê problemas em liberar suas provas e deixa todas elas acessíveis, porém por um período determinado.

Mas é sempre bom você ficar atento às datas. Sim, o calendário deve ser sempre seu amigo. É comum em algumas bancas liberar as provas anteriores por apenas três dias e logo após isso retirar todas do ar. Quem viu, viu. Quem não viu, jamais verá. A não ser que tente outro concurso pela mesma banca.

Vunesp - provas disponíveis por período determinado

POR QUE AS BANCAS LIMITAM O ACESSO AS PROVAS DE CONCURSOS ANTERIORES?

Não, não é porque elas querem dificultar a sua vida e lhe impedir de passar no concurso. Claro que não. Elas sabem que existe a obrigação de liberar as provas, até para o candidato saber como estudar e fazer a seleção do concurso.

O motivo para elas esconderem tanto e fazerem tanto caso disso é o seguinte: bancas examinadoras pequenas, aquelas que ninguém conhece, mas que fazem alguns concursos por aí, geralmente têm um estigma nada desejável. O estigma de plagiar as bancas examinadoras grandes.

E quando falamos em plágio é porque essas bancas realmente chegam a copiar o edital inteiro. Você pode fazer uma pesquisa no Google sobre algumas matérias que caem em concursos e veja se as semelhanças não existem até demais.

Pois é. E se elas copiam o edital, imagina o que fazem com a prova? É comum encontrarmos provas de concursos na internet de bancas examinadoras diferentes, mas que possuem as mesmas questões. Logicamente uma banca grande como a FCC, por exemplo, não vai facilitar o trabalho de suas concorrentes.

Por exemplo, nesta matéria da Globo é mostrada uma prova em que a questão é copiada de um trecho de um artigo na Wikipedia.

DANDO O SEU JEITO

Você também pode dar o seu jeito, que tal? Hoje em dia você não precisa ficar à mercê dos três dias relâmpago das bancas examinadoras. Fazendo uma pesquisa na internet, fica fácil achar algumas provas de concursos anteriores que podem nortear os seus estudos.

Mas é sempre bom aprender a como pesquisar no Google, não é? De fato esse buscador pode salvar a sua vida. Digamos que a prefeitura de Piracicaba está abrindo um concurso. O que fazer?

Provavelmente essa prefeitura já deve ter aberto um concurso anteriormente e como estamos em 2014, provavelmente haverá provas e editais espalhados na internet. Por isso que nós sugerimos que você faça o seguinte: coloque no Google “concurso piracicaba edital 01/2008 prova engenheiro IBAM”. É claro que isso é só um exemplo, você pode pegar a ideia de palavras chave e através dela sair garimpando nas páginas que o Google te mostrar.

Salientando que possivelmente essas provas não estarão nos sites das bancas examinadoras e sim nos fóruns, nos sites de compartilhamento, entre outros. Uma boa dica é sempre fazer parte de algum fórum relacionado, de grupos no Facebook e visitar sites que estão por dentro dos concursos. Talvez você possa achar facilmente a prova desejada por lá.

Também existem sites especiailzados para download de provas de concursos. Veja algum deles:

  • https://www.estrategiaconcursos.com.br/provas/ – com um acervo aproximado de 80.000 provas anteriores de concursos com cerca de 650 bancas organizadoras, desde Vunesp, FCC, CESPE e até outras menos conhecidas. As provas anteriores abragem mais de 2998 instituições públicas desde a prefeitura de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro até a Prefeitura de Abatiá no RS e outras cidades do interior do Brasil.

Acerto de mais de 80000 provas anteriores com gabarito em PDF no site Estratégia Concursos

Caso tenha interesse em um material com comentários, vídeos, acesso a fóruns e com alta qualidade, conheça alguns produtos excelentes produzidos pelo Estratégia Concursos: AFT (Auditor Fiscal do Trabalho): Pacote CompletoAnalista Tributário da Receita Federal: Pacote Completo (ATRFB) e Auditor Fiscal Receita Federal: Pacote Completo (AFRFB).

Há também materiais de outros concursos como IBGE, AFO, APO e vários concursos de bancas como Cespe e FGV.

Questões de Concursos - Download de provas

  • http://www.provasbrasil.com.br – Coom 124.001 arquivos no formato PDF entre provas anteriores e gabaritos de concursos públicos realizados no Brasil desde 1994. O acerto não está atualizado, porém caso seu concurso não seja muito recente você pode encontrar sua prova.

Provas Brasil

  • http://www.superprovas.com – se você não gosta das tradicionais provas em PDF, existem aplicativos que disponibilizam provas anteriores no formato de questões. Com 300 MIL questões é um software que permite você filtrar as questões por matérias, banca, órgão público, data, tipo de questão e outros. O software não é gratuito, mas a versão de demonstração oferece acesso às disciplinas de Auditoria, Administração, Direito Administrativo e Enfermagem. Confira mais informações no site do Super Provas ou no vídeo abaixo:

  • http://rotadosconcursos.com.br – semelhante ao software produzido pelo Super Provas, ou seja, não possui as tradicionais provas em PDF e sim disponilizadas dentro de um software. Porém neste caso a plataforma é toda web. Para conhecer mais, acesse veja o vídeo abaixo:

Folha Dirigida - provas e gabaritos anteriores

Você conhece outro bom site para download de provas e gabaritos de provas anteriores? Recomende nos comentários e compartilhe com todos!


Deixe um comentário

2 pensamentos em “Provas de concursos públicos anteriores: como encontrá-las