Pacote Office grátis para estudantes e professores


Microsoft Office 365 for Education

Use online de graça. Disponível para alunos e professores

Alunos e professores podem usar o pacote Office grátis, além de ter 1 TB de armazenamento online sem nenhum custo!

Através do programa Office 365 Education, professores e alunos podem ter acesso as versões mais recentes dos programas do pacote Office Online, que inclui o Word, PowerPoint, Excel, Access, Publisher, OneNote, além de 1 TB de armazenamento no OneDrive, o Yammer e os sites do SharePoint.

A Microsoft está sempre a frente quando o assunto é educação. Por isso, resolveu disponibilizar serviços de forma gratuita para apoiar os estudantes, sejam eles universitários ou estudantes do Ensino Médio, e ajudar os educadores ao descomplicar o acesso aos programas mais utilizados, permitindo acesso à plataforma online as instituições cadastradas.

Pacote Office grátis – o que está incluso no programa Microsoft Office for Education?

Os aplicativos mais conhecidos como Word, PowerPoint, Excel, Access, Publisher, OneNote estão disponíveis no programa da Microsoft, porém há outros recursos que irão lhe ajudar no dia-a-dia dos seus estudos.

Os programas possuem a opção de compartilhamento de arquivos, permitindo que você trabalhe em grupo com seus colegas, visualizando e editando juntos um mesmo documento.

Imagine que você precisa estudar com seus colegas ou fazer um trabalho em grupo. Sempre há quem discorde do horário, tenha compromisso naquele dia, ou não tenha como chegar até o local combinado, não é mesmo?

Com os serviços disponibilizados pela Microsoft, você e seus colegas podem realizar uma vídeo-chamada pelo Skype e compartilhar o arquivo que será estudado ou o documento para que todos editem. Além da edição, é possível adicionar comentários e rever ou restaurar versões anteriores do documento que você está editando.

Microsoft Office Education

Compartilhe documentos com alunos e professores

O espaço de 1TB disponibilizado no OneDrive permite que você salve todos os seus documentos e fotos sem se preocupar com o limite do seu espaço em disco. Com o aplicativo, você pode salvar fotos e acessar documentos diretamente do seu celular ou tablet. Além disso, os documentos que estiverem salvos no OneDrive poderão ser compartilhados com seus colegas também.

A rede social Yammer também facilita essa integração e troca de informações, tanto para os alunos quanto para os professores, que podem ter conversas em equipe e colaborar uns com os outros em arquivos.

Os documentos salvos no OneDrive e compartilhados facilitam muito a vida do professor, que pode acessar seu material para preparo das aulas em qualquer dispositivo.

Com o OneNote, o professor consegue criar um material didático mais interessante, atrativo e que possa ser compartilhado com o aluno e com colegas de trabalho. Também pode organizar todo o conteúdo em um único bloco de anotações.

Para tornar as aulas ainda mais interessantes e dinâmicas, o professor pode contar com o Office Mix, que grava e publica aulas. Este programa é, basicamente, um plugin do PowerPoint, onde o professor pode adicionar áudio, vídeo, desenhar nos slides, escrever exercícios, enfim. Uma variedade de opções para uma aula ainda mais interativa.

O pacote Office 365 está sempre atualizado e lhe dará acesso às versões mais recentes, permitindo que os professores aprimorem suas habilidades e os alunos fiquem sempre atualizados e melhor preparados para o mercado de trabalho.

O usuário ainda conta com serviços de e-mail, com o Outlook, e calendário, que também podem ser facilmente acessados através de celulares e tablets. A integração dos produtos torna o dia a dia de alunos e professores muito mais fácil.

Como eu faço para ter acesso ao pacote Office de graça?

Acredito que essa altura você deva estar se perguntando o que é necessário para instalar o pacote Office de graça. Bom, para isso, você deve ser aluno ou professor de uma instituição de ensino que tenha uma parceria com a Microsoft. A instituição irá lhe fornecer um e-mail válido para que você possa acessar todos aplicativos do Office 365 (Word, PowerPoint, Excel, Access, Publisher, OneNote) online, ou que poderão ser instalados em PCs ou Macs e em dispositivos móveis (Windows, Android ou iOS).

A instalação no seu PC ou Mac só é permitida quando a escola assina um plano pago com a Microsoft. Entretanto, para o aluno ou professor não será necessário desembolsar nenhum custo adicional para o uso da licença.

A instituição será responsável pela conta, então as permissões e acessos são administrados por ela. Como é a instituição de ensino quem escolhe o plano, é ela quem diz quais serviços (Skype Online, OneDrive, Exchange) serão disponibilizados aos alunos e professores.

Microsoft Office for Education

Excel – planilhas eletrônicas online

Quando o serviço foi liberado nos Estados Unidos, era preciso que as instituições criassem as contas e solicitassem as licenças em nome dos alunos, mas para facilitar para o aluno e para a instituição, agora os alunos podem se cadastras sozinhos no serviço.

Como a necessidade de acesso a informações é cada vez maior também aqui no Brasil, algumas instituições também passaram a utilizar esse serviço. Os colégios e universidades Mackenzie, por exemplo, usam o Office 365 para atividades escolares e administrativas desde 2015.

Os alunos, professores e funcionários das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo também estão usando as versões online dos programas para facilitar a integração dos alunos no dia a dia e a vida dos professores. Como uso do Skype, os professores conseguem fazer reuniões, dar e participar de palestras e treinamentos sem ser preciso ir até o local.

Certamente, o serviço não é vitalício, mas você pode utilizar durante o tempo que estiver estudando ou trabalhando em uma instituição cadastrada. É provável que, de tempos em tempos, seus dados sejam verificados, já que a conta fica associada à escola e deva ser usada para conteúdos voltados à vida acadêmica.

Se você deixar de fazer parte do quadro de funcionários ou não for mais aluno, seu plano do pacote Office 365 vai expirar. Ainda assim você poderá visualizar os documentos, mas não poderá mais editá-los ou criar novos.

Quer saber se a sua instituição de ensino faz parte do programa?

Acesse a página Office na educação. Aqui, você poderá entrar com seu e-mail escolar e verificar se também pode baixar o pacote Office de graça.

Se a instituição estiver cadastrada, você receberá a seguinte mensagem:

Microsoft Office for Education

Exemplo de instituição/escola cadastrada

Caso ela não esteja cadastrada, a seguinte mensagem aparecerá na tela:

Microsoft Office for Education

Exemplo de instituição/escola não cadastrada

Para se cadastrar, basta a instituição acessar Planos e preços do Office 365 Education e poderá obter o pacote Office para todos os alunos, professores e funcionários com os melhores planos, e, assim, poderem trocar experiências, aprenderem mais e ensinarem de forma mais dinâmica.

Sua escola ou universidade ainda não utiliza? Compartilhe a ideia no Facebook com seus professores, amigos e funcionários para avaliarem juntos a adoção da ferramenta para sua instituição. E se conhecer alguma escola ou universidade que faz parte do programa Microsoft Office for Education, comente o artigo!

Deixe um comentário