Aprenda a identificar os melhores cursos online para concursos


Quando alguém pensa em fazer um concurso público, geralmente a primeira coisa que vêm à mente das pessoas é: “preciso fazer um curso!”. Ótimo, realmente é a mais apropriada ideia. Mas, e depois, que curso escolher? Como escolher? Qual é a melhor opção para você? Dentro do mercado existe um vasto leque a sua disposição. São muitos professores e instituições especializadas em concursos públicos e é normal que você se sinta perdido.

Mas, com algumas dicas e com o passar do tempo, adquirindo experiência, você conseguirá identificar os melhores cursos para concursos. “Mas, tem um problema aí, eu nem tenho tempo para ir ao cursinho!”. Ok, não há problema. Existem os cursos online, onde você pode assistir quando e como quiser. E sim, vamos te ajudar a identificar os melhores deles.

Aprenda a Identificar os Melhores Cursos Online para Concursos - Enter Concursos

Procure pelo histórico dos produtores de conteúdo

Uma coisa muito importante para você fazer quando for escolher um curso online para concursos públicos: vá atrás do histórico dos professores. Geralmente os professores de cursinho são sempre conhecidos e num fácil boca a boca você consegue descobrir mais sobre a metodologia, a especialidade e os pontos fracos desse professor. Mas, como fazer isso quando o curso é online e o produtor de conteúdo é alguém que quase ninguém conhece?

Porque essa é uma das infelicidades e, também, felicidade da internet. Qualquer pessoa com expertise suficiente pode expandir o seu conhecimento a troco de dinheiro. Porém, você não sabe se o conteúdo que essa pessoa está vendendo é de boa qualidade. Como burlar isso? Existem várias técnicas. Uma delas é procurar pelo nome do produtor de conteúdo nas redes sociais. Procure no LinkedIn, no Facebook, no Twitter, veja se ele está nos grupos e comunidades da área em comum. Pesquise o nome do produtor de conteúdo (empresa que criou o curso) no Google. Faça uma caça mesmo.

Com isso, você poderá eliminar o ponto cego que incomoda muitas pessoas na hora de comprar um curso preparatório, a incógnita.

Veja a repercussão dos melhores cursos online para concursos na internet

Outra ótima forma de saber se o curso é bom e vale a pena ser comprado é através de resenhas na internet, dos comentários em blogs, fóruns, grupos no Facebook, etc. Experimente chegar em um fórum movimentado e bem frequentado e pergunte se o curso em questão é realmente bom e merece ser comprado. Porém, você não pode acreditar em tudo o que falam.

Se alguém criticar, procure saber o motivo para essas críticas e peça, se for possível, para essa pessoa explicar mais os motivos de não gostar tanto do curso. Se alguém elogiar bastante, peça para a pessoa elencar os melhores pontos que fazem a aquisição do curso valer a pena.

Só que não basta você ser um curioso enquanto leigo. Existem razões para um curso ser bom ou ruim. E às vezes essas razões dependem do edital, da banca examinadora, do seu próprio objetivo. Então, o mandamento número um antes de ir procurar por cursos preparatórios é você mesmo entender quais são os seus objetivos e o que você vai utilizar como critério.

Elaboramos um artigo com os melhores cursos preparatórios online com vídeo aulas com base nas reclamações do Reclame Aqui. Este artigo aborda somente uma métrica, a base de dados do site reclameaqui.com.br, porém lembre-se que este é referência entre a mediação do e-commerce e consumidores do mercado brasileiro.

Experiente a versão gratuita

Geralmente todos os materiais preparatórios e pagos para concursos públicos possuem uma versão de avaliação. Faça o download e a instalação se necessário para instar e verificar por você mesmo qual a qualidade e metodologia do material.

Na maioria dos casos não é preciso informar nenhuma informação pessoal como cartão de créditos ou dados bancários, somente um registro com seu email para ter acesso à versão gratuita.

Entre em contato com o vendedor

Engana-se quem pensa que a internet apenas afasta as pessoas. Nada disso. Principalmente nas vendas. Talvez você não conheça por termos, mas provavelmente já se deparou com alguns na internet. Os infoprodutos são conteúdos de informação em formato digital, seja em vídeo, áudio, imagens, slides ou texto. E há um grande mercado de infoprodutos, que é justamente onde os cursos online para concursos públicos se encontram.

Você pode tirar vantagem disso mandando um e-mail perguntando sobre as estruturas do curso, sobre o tempo de duração e demais questões que servem para avaliar a qualidade do mesmo. A boa notícia é que se o produtor do curso online realmente for profissional e preocupado com os seus clientes (sim, infoprodutor de verdade dialoga sempre com o cliente), ele responderá e tirará todas as suas dúvidas. Mande e-mail para mais de um vendedor, conheça mais sobre cada curso e veja que identificar algo bom nem é difícil quando você está por dentro.

E você, quais critérios tem utilizado antes de comprar ou assinar cursos online para concursos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *