Seja um perito criminal – Noções de Criminalística para Concursos


Talvez você tenha crescido assistindo aos episódios de CSI, entre outros seriados que exploram o mundo da criminalística, onde especialistas conseguem deduzir a altura, o peso e até mesmo o que aquela determinada pessoa estava fazendo no momento, e em qual estavam, através dos indícios que foram analisados.

Parece ser uma profissão bastante legal, que dá muito pano pra manga em conversas e que dá também até certa autoridade e imponência, mas engana-se que aquele glamour existente nos seriados também é uma regra na atualidade. Lidar com corpos, por vezes em estado crítico de pós violência, pode ser algo difícil de aguentar.

Mas o pior não é nem isso. A quantidade de coisas que um perito criminal tem que estudar para exercer o seu cargo da melhor maneira possível faz com que muito trabalho tenha que ser feito e com que o profissional deva ser muito bem preparado.

Por isso que nós preparamos esse artigo para te nortear e mostrar a você o que irá encontrar no mundo de criminalística através dos concursos.

O QUE É DE FATO CRIMINALÍSTICA?

Sim, você pode lembrar dos seriados, talvez eles mostrem a área como algo caricato, mas de certa forma também mostram a realidade. Profissionais dessa área passam por um intenso período de preparação, principalmente aqui no Brasil, onde não há cursos em faculdades que possam proporcionar e disseminar esse conhecimento. Portanto, depois que aprovado no concurso, você ainda terá que passar mais 8 meses de curso oferecido pelas Academias de Polícia Civil. Pelo menos em São Paulo a duração é essa.

Mas o que podemos tirar do conceito de criminalística? De acordo com a Enciclopédia Saraiva de Direito, trata-se de um conjunto de conhecimentos que reúne várias ciências em busca de um objetivo: descobrir crimes, quem os cometeu e encontrá-los.

Criminalística

Perito Criminal

Mas como isso poderá ser feito? Através da contribuição de conhecimentos na área de química, da psicologia, da medicina legal, da psiquiatria, da datiloscopia, entre outras, que podem ser classificadas como ciências auxiliares do Direito Penal.

Legal, não é?

QUAIS AS PRINCIPAIS DISCIPLINAS DO CONCURSO?

Bem, para um concurso da área de perícia criminal, você vai precisar conhecer, logicamente a área de português. Mas, é claro, você irá precisar de 90% a mais que isso. Que tal começar a estudar Direito Penal e Processual Penal? São matérias que vão cair independente do cargo que você escolher nessa área, então, esteja bem preparado.

Algo que pode pegar algumas pessoas de surpresa é a necessidade de estudar a história e geografia do Brasil. E o assunto não é pouco, costuma ser bastante extenso e se estender pelo século XX de forma afincada.

Informática também é uma disciplina requerida, assim como Direito Administrativo, ou seja, você terá que se desdobrar em vários campos do conhecimento.

Legislação, focando-se na parte do Direito da Criança e do Adolescente, também é algo que vai ser pedido na maioria dos cargos aos quais você se candidatar.

Ter uma boa leitura interpretativa de textos técnicos em inglês também é algo necessário.

Mas se você quiser o cargo de médico legista, terá que estudar bastante para as seguintes áreas: traumatologia, sexologia, tanatologia, toxicologia, antropologia, genética e psicopatologia forense, entre outras.

Geralmente as específicas variam bastante de uma área para a outra, por isso, é importante que você se mantenha atento aos editais agora que já sabe o que esperar de um concurso que pede criminalística.

Para você ter ideia da quantidade de carreiras que podem pedir o conhecimento sobre criminalística, veja só os exemplos que elencamos: medicina, odontologia, biologia, psicologia, ciências sociais e farmácia. Todas essas áreas podem requerer o conhecimento acerca de criminalística.

Então, se você é formado em um destes cursos e quer migrar para a área de perícia criminal, fique atento aos concursos que podem ser atrelados a cada uma dessas áreas informadas acima.

LIVROS DE CRIMINALÍSTICA PARA CONCURSOS

Bem, um livro de bastante qualidade para você estudar para os concursos é o Criminalística para Concursos, do Alberi Espindola, um bacharel em Ciências Contábeis que é Perito Criminal Oficial do Distrito Federal, mas já aposentado e disposto a repassar o seu conhecimento. Hoje em dia ele é debatedor, conferencista, palestrante e professor de diversos assuntos relacionados a Criminalística, não apenas no Brasil, mas em países como México, Argentino e Cuba.

 Criminalística para Concursos - 2ª edição de Alberi Espindula

O livro é disponibilizado comercialmente pela Editora Millenium, teve a sua segunda edição lançada neste ano de 2014 e pode ser encontrado por menos de R$ 90,00 em alguns sites, mas por mais de R$ 100,00 em livrarias como a Saraiva, por exemplo. Para conhecer um trecho da obra acesse o pdf disponibilizado online no site da Editora Millenium.

O alto preço reflete a atualização do livro e a sua abrangência, te dando um ótimo material para seguir em frente com o seu sonho de ser um perito criminal.

Cursos preparatórios com materiais em PDF, videoaulas e apoio via fórum

Também existem cursos preparatórios para Polícia Civil e Polícia Científica no Estratégia Concursos, vale a pena conferir se você pretende estudar para perito criminal. Os cursos tem em média de 12 a 18 horas e são ministrados pelo Alexandre Herculano. Existem cursos específicos para Delegado, Agente e Escrição da Polícia Civil e também para Técnico em perícias e todos podem ser parcelados em 12x sem juros.

  • Noções de criminalística p/ Polícia Civil/SP – Perito – 14 horas
  • Criminalística para Polícia Científica RS (técnico em perícias) – com videoaulas – 16 horas
  • Criminalística para Polícia Científica RS (Perito Criminal – todas as áreas e médico legista) – 18 horas
  • Criminalística para Polícia Civil-RN (Delegado) – 12 horas
  • Criminalística para Polícia Civil-RN (Agente e Escrivão) – 12 horas

Se quiser saber mais o Estratégia Concursos, leia o post sobre os melhores cursos com videoaulas para concursos onde fizemos uma análise bem completo da empresa.

Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *